Sede Santos

SEDE SANTOS

TEXTO BASE: 1 Pedro 1:13-16

QUEBRA-GELO: Sede santos! Qual seu entendimento dessa ordem de Deus? Deixe alguns falarem.

INTRODUÇÃO: Ser santo não é apenas uma qualidade, mas também uma condição. E pessoas não entendem que a santidade é algo crucial para o sucesso da vida cristã, e por causa disso sua vida com Deus pode ficar estagnada. Uma escolha e não apenas uma qualidade que os cristãos devem buscar.

  1. Santidade como qualidade: “Assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem” – Vs. 15

Como você entende santidade: uma qualidade ou uma escolha? (Deixe as pessoas responderem) – Será que eu consigo ser santo se eu não fizer essa escolha?

  • Referencial de santidade: “Sede santos porque eu sou santo” – Vs.16

Será que Deus daria está ordem “Sede Santos” se não fosse possível atender? Quem é o referencial estabelecido por Deus?

Se é uma ordem como posso fazer uma escolha? – V.13 – Deixe as pessoas responderem

Mesmo sendo uma ordem, também passa pela nossa capacidade de escolha, pois Deus não nos obriga a nada. Ele nos ensina, nos ordena, mas o que realmente ele deseja é que sejamos capazes de obedecer por nossa própria escolha de amor a ele.

  • Será que é fácil escolher obedecer a essa ordem? V.14

Essa é uma escolha que não é fácil, pois ela precisa ser praticada todos os dias. Todos os dias independente das circunstâncias eu preciso fazer a escolha de praticar a santidade, ou seja, me separar de tudo aquilo que me contamina, como o pecado. Mesmo sendo difícil com certeza é possível, pois temos um referencial que é Jesus, que mesmo diante de uma sociedade corrompida, pecadora manteve-se santo.

  • Ser santo hoje, numa era regida pela tecnologia e prazeres. Hb 12:14

Será que nos nossos dias também é possível viver uma vida santa, ou seja, separada? Quais são os nossos maiores desafios para viver na prática da santidade? Peça para as pessoas responderem. Sabemos que essa é uma prática necessária para ver a Deus, então vai depender de quanto eu quero ver a Deus, sabemos que de acordo com Hebreus a santidade é uma atitude ou clausula pétrea para ver Deus.

  • O quanto você tem se esforçado para praticar a santidade? Ou seja, quanto você tem se separado de tudo aquilo que te contamina? Fp 3:13-14

Hoje é muito comum ouvirmos as pessoas dizerem: nada a ver, o que que tem? Isso não dá nada não gente, isso é extremismo, é só um pouquinho não mata ninguém, mas também a gente não pode viver fechado numa bolha etc. Essas e muitas outras justificativas para nos convencer a participar das contaminações desse mundo.

  • Ser santo não é se fechar numa bolha – Fp 3:10

Nem ser extremista, nem sair deste mundo. Não é ser ermitão, mas sim diante de cada situação fazer a escolha certa, e qual é a escolha certa? Olhar para o nosso referencial que é Cristo, ter os nossos olhos fitos naquele que nunca se contaminou, essa é uma escolha que como cristãos precisamos fazer diariamente, ou melhor em cada circunstância do nosso dia. Se conseguíssemos entender isso, que a santidade ou ser santo não é simplesmente uma qualidade, mas uma escolha seria mais fácil praticar vocês não acham?

Conclusão:  Quando uma pessoa decide se santificar, ela precisa compreender que não é uma escolha fácil, e que não será feita uma única vez, mas é uma ação contínua, praticada todos os dias e eu posso até dizer em cada momento do dia, mas também digo que não é impossível. Jesus foi santo porque escolheu a santidade enquanto vivia aqui nesta Terra. Vamos escolher a santidade, nos separando de tudo aquilo que nos tira da presença de Deus, fazendo escolhas certas. Correndo a carreira que nos está proposta, todos os dias nos desvencilhando de tudo aquilo que tenazmente tenta nos contaminar. Ser santo não é fugir das circunstâncias, é ser capaz de passar por elas sem ser contaminadas e essa é uma escolha diária.

Pra. Marilia Maruyama