Semeadura e colheita

Quebra Gelo – Você acredita que o homem vai colher aquilo que ele semear? Sejam coisas boas ou más? Deixe 2 ou 3 pessoas comentarem sobre o assunto ou dar algum exemplo ou contar alguma experiência pessoal.

Textos Chaves: Gálatas 6.7 – Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará;           

Mateus 16.26 – Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? 

Palavras e atitudes podem ser consideradas sementes?

Se entendermos que palavras e atitudes ruins são sementes, será possível arrancar essas sementes antes de darem fruto e plantar uma boa semente? Como isso seria possível?

E se não der tempo de arrancar antes de dar fruto? O que pode ser feito?

Leia os textos abaixo e avaliem se eles podem nos dar algum tipo de resposta… Deixe os irmãos lerem e comentarem os textos!

Gal 6.8 – Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. 9 – E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. 10 – Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.

Tg 3. 6 – Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. 10 – De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. 16 – Pois, onde há inveja e espírito de contenda, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.

Pv 18.21 A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.

Luc 19.8-10 Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. 9 Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

Mt 6.33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

OBS: Se der tempo leia o restante dos versículos, se não der tempo vá para *ORIENTAÇÕES FINAIS, e oriente os irmãos a lerem o restante em casa.

Mt 6.12, 14 e 15 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; 15 se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.

João 8. 10 -11 Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.

21Pv 15.22 Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.

Rm 12. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com bem.

ORIENTAÇÕES FINAIS: Após as leituras pedir para todos refletirem, e pedirem o socorro de JESUS para saberem como arrancar as sementes de morte se ainda for possível, e pedir discernimento para saberem como corrigir essa semeadura de morte, se arrependendo, restituindo e decidindo plantar boas sementes daqui para frente. Motive todos a assumirem um compromisso com Deus em plantar sementes de vida e paz a partir de agora …

Orar pelos doentes, oprimidos e desempregado.

Fazer Apelo para os novos na célula para entregarem seu coração para Jesus.

 Abraços fraternos


Pr. Sílvio Moura