Tipos de Cristãos

Quebra-gelo: Que tipo de cristão você é? Ovelha ou bode?

TEXTO-BASE: Mateus 25:31-33  (NVI) – E quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, ele, se assentará em seu trono na sua glória celestial. 32 Todas as nações serão reunidas diante dele, e Ele separará umas das outros como o pastor separa as ovelhas dos bodes. 33 E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à esquerda.

Neste texto, Jesus fez uma analogia entre dois tipos de cristãos dentro da igreja (aprisco), umas pessoas que se assemelham ao bode e outras a ovelha.

  • Dentro da igreja (ou aprisco) de Jesus existem bodes e Ovelhas? Ou não?
  • Qual a diferença do bode com a ovelha? (Deixar uma ou duas pessoas falarem)

Ovelhas: São animais dóceis, inocentes e são criadas em rebanhos (juntos). Quando se perde do rebanho, se torna presa fácil dos lobos. É por isso que as ovelhas precisam de um pastor que as guie, corrija e para isso, o pastor usa dois instrumentos: A vara e o cajado. Com a vara, o pastor espantava as feras que tentassem atacar o rebanho. Já o cajado servia para evitar que a ovelha se espalhasse e vá onde não é permitido.

  • Outras características da ovelha e do bode:
  • A ovelha se deixa ser tosada, sem reações contrárias, ou seja, deixa que tirem “seus excessos” sem machucar ninguém. Ela também conhece a voz do Seu Pastor, como está escrito em Jo 10:27
  • Já o bode é o oposto. É um animal briguento, que foge do rebanho, traiçoeiro, fedido (sujo), marrento e atrevido. Alimenta-se de tudo que encontra. Não aceita repreensão, é desobediente e intratável. Buscam estar no topo das montanhas, sendo ousados, atrevidos e teimosos. Por ser atrevido afronta o seu cuidador, ou seja, o homem.

Não podemos ignorar essa verdade em nosso meio, achando que todos os cristãos que congregam são ovelhas do aprisco do Senhor. Também não podemos ficar julgando antecipadamente se o cristão é ovelha ou bode. Mas a questão é que esses dois tipos estão inseridos na Igreja do Senhor, não podemos ignorá-los. Mas Jesus é que irá separa-los!

Mas cabe a nós analisarmos se nossa vida se assemelha a uma dessas classes de cristãos: Ovelha ou Bode

Mas no final veremos quem são as ovelhas, os filhos benditos do Pai e os bodes, aqueles que estarão à parte no Reino de Deus. E o diferencial para distingui-los será a maneira que servem a Deus e a seus irmãos, como está escrito em Mt 25. 33-46 (ler).   

Pr. Jarbas Alves Pinto