Vencendo o Conformismo

TEXTO BASE: Josué 1:1-9

Introdução: Temos pessoas se conformando muito fácil com situações adversas. Muitos se deixam vencer pelas enfermidades, vida financeira apertada, casamento abalado, diversos problemas do dia a dia e até uma vida cristã infrutífera. E diante de tudo isso, não reagem e literalmente temos pessoas vivendo no conformismo. No texto lido, Deus nos ensina que não é de sua vontade que vivamos conformados com situações adversas.

Algumas lições para vencermos o conformismo

  1. Não podemos viver lamentando as “PERDAS” do passado – v.2

Levanta-te agora – Israel estava a 30 dias lamentando a morte de Moisés – Dt 34:8 – Assim tem sido com muitos hoje, vivem estagnados, sempre lamentando as perdas do passado. Deus disse a Josué: Levanta-te agora!!!! Esta é a posição que temos que tomar para vencermos o conformismo. 

PERGUNTA: Em sua opinião, como superar as perdas do passado?

  • Deus quer nos levar até onde nossa fé nos permitir – Vs 3,4 – (Is 54:2-3)

Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, eu vos darei, disse o Senhor – Esta é uma promessa universal. Deus quer nos levar aonde nossa fé nos permitir ir, porém o diabo faz de tudo para nos prender no quarto do conformismo. 

PERGUNTA: Em sua opinião, o que leva uma pessoa viver conformada com situações adversas?

  • O cumprimento das promessas depende do meu esforço e ânimo – V. 6

“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.”

No caso de Josué, o seu esforço definiu suas conquistas, mas infelizmente quando ele chegou ao final de sua vida, muitíssima terra ficou sem conquistar – Js 13:1 – Assim tem sido com muitos cristãos, a falta de esforço tem impedido conquistas maiores.

PERGUNTA: Em sua opinião, qual o segredo de uma pessoa que vive sempre ativa e animada?

  • A obediência à Palavra de Deus é a chave do meu sucesso. Vs 7, 8

O sucesso de Josué dependia da obediência a Palavra de Deus. Ainda hoje, a obediência a Palavra de Deus junto com a Oração é o alimento diário que sustenta um vencedor.

PERGUNTA: Como desenvolver uma vida diária de oração e meditação na Palavra de Deus?

CONCLUSÃO: Diga não ao conformismo. Levante-se para uma vida de vitória, ouse ir onde Deus quer te levar. Não aceite sua vida do jeito que está. Deus quer que vençamos o conformismo e conquistemos tudo que Ele preparou para nós!

VAMOS ORAR PELA REELEIÇÃO DE BOLSONARO, PELO PROJETO QUE NOS APRESENTA E AS PAUTAS QUE DEFENDE, QUE NÃO HAJA FRAUDE NAS ELEIÇÕES, QUE O BRASIL CONTINUE A SER LIVRE DAS FORÇAS MALIGNAS DA CORRUPÇÃO, MAIS UMA VEZ O BRASIL SEJA LIVRE DO COMUNISMO, QUE MAIS GOVERNADORES ALINHADOS COM AS PAUTAS CONSERVADORAS SEM ELEITOS EM  30/10/22

Pr. Hiloki Maruyama