Vidas Preciosas – 0 Filho Pródigo

  • Líder de célula: O intuito desta ministração é levar os novos e também aqueles que desviaram dos caminhos do Senhor, a entenderem que nascemos para Deus, fomos criados para Ele, pertencemos a Ele, temos um Pai, somos amados, mas o pecado nos separou Dele, portanto precisamos voltar agora para Ele. Ele nos ama com todo o seu amor.

Leia Lucas 15:11-24

Quebra gelo: Você se sente amado? Pergunte a todos.

  • Vejamos a história deste jovem: Tinha tudo: amor do pai, autoridade, pessoas para servi-lo, riquezas, tinha uma família que o protegia, tinha honra, liberdade, tinha herança, tinha o melhor. Mas ainda assim aquele jovem era insatisfeito. Satanás também era assim, Eva era assim. Embora tivessem tudo, não valorizaram, mas escolheram se aventurar numa vida longe do Pai. A pior decisão que alguém pode ter é viver longe do Pai.
  • Aquele jovem, apesar de tudo que tinha, era infeliz, e se envolveu numa vida de pecado. Isso foi seu grande erro, pois o pecado custa muito caro, um preço que você não consegue pagar. O pecado tem aparência de prazer, mas te dá desgosto, tem aparência de liberdade, mas te escraviza, promete vida, mas te leva a morte.

Pergunte: Você se identifica com aquele jovem? Se sim, porque? (Deixe os irmãos falarem, eles devem participar)

  • Nós fomos criados para ser filhos de Deus, tínhamos tudo que aquele jovem tinha, mas decidimos andar conforme nossos pensamentos.
  • O Pai sempre nos amou com todo o seu amor nos dando tudo, mas ainda assim o abandonamos para seguir uma vida longe Dele, uma vida independente. Aquele jovem era feliz e realizado junto ao Pai, mas não sabia! Ele foi humilhado e passou falta de tudo que antes lhe era abundante. Mas nada disso era necessário se ele entendesse que o maior amor de todos estava a seu lado. O amor não prende, mas dá liberdade.
  • Enquanto ele podia oferecer algo, tinha pessoas ao seu lado. Essas pessoas sugaram suas forças, seus bens, sua vida, pois elas não o amavam e eram interesseiras. Mas um dia aquele jovem, diante de tanto sofrimento, vivendo num chiqueiro, com fome, pois nem a comida dos porcos ele podia comer, resolveu voltar para o Pai.

Pergunte: Você já sofreu por escolhas erradas? ( Não apenas pergunte, mas incentive os irmãos a falarem.)

  • Então, diante de tanto sofrimento, ele se lembra que ele era feliz e muito amado pelo Pai. Ele se lembra, que tinha uma casa, um lar, uma família e que ninguém o amava como seu Pai.
  • Ele decide voltar e nunca mais sair da presença do Pai.
  • Na parábola, o Pai o recebe, pois já o estava esperando. Diz a parábola que o pai o viu de longe. O Pai, sem nada perguntar, lhe dá roupas limpas, simbolizando que ele foi perdoado, por tudo que fez. Ele dá ao filho um anel, devolvendo-lhe a autoridade perdida. E o Pai faz uma grande festa, pois seu filho, que estava perdido, foi achado.
  • Se você está aqui hoje é porque você foi achado. O Pai te recebeu de volta.
  • Você tem valor, você vale mais que o diamante mais caro da Terra. O Pai te amou tanto que deu tudo que Ele tem para trazer você de volta para casa. Leia João 3:16
  • Quando você sofria, Ele estava a seu lado dizendo volta para casa, Eu estou te esperando. Arrependa-se e volte para mim.
  • O Pai te ama e nunca quis que você sofresse. Foi você que escolheu sair de casa, mas Ele está aqui hoje de braços abertos, dizendo: VEM FILHO AMADO, VOCÊ É MEU, VEM PARA OS MEUS BRAÇOS! EU TE AMO E SÓ EU POSSO TE FAZER FELIZ.
  • Se possível coloque a canção: Nos Braços do Pai (Diante do Trono)
  • Faça a oração de entrega e ore por aqueles que se entregaram ao Senhor e aqueles que estão retornando. Também não se esqueça de orar para aqueles que estão na igreja, e embora tenham tudo, se sentem infelizes. Ore para que o Espírito Santo abra seus olhos.