Tema: Vivendo em comunidade
Texto-Chave: Salmos 133:1-3 – Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.
Quebra-Gelo:
Como vocês se sentem quando estão na igreja, na célula, juntos com os irmãos? Acreditam que viver em uma comunidade cristã, é a vontade de Deus?
Introdução:
O que é uma comunidade cristã bíblica?
Um grupo de crentes unidos pela fé em Jesus Cristo, que vivem em comunhão, expressando afeto, compaixão e o amor de Deus através de uma vida baseada nos ensinos de sua palavra, a bíblia.
A vida em comunidade pode ser vista na igreja, nas células, nos cultos, nos retiros, conferências, congressos, nas casas… Viver em comunidade é essencial porque a fé é vivida em união e apoio mútuo, refletindo o amor de Deus e a natureza dEle.
Porque vivemos em comunidade?
O Chamado para a União – Deus não criou o homem para viver sozinho, mas em comunhão com outras pessoas. Gênesis 2:18
Pelo exemplo dos Primeiros Cristãos – Eles viviam em plena comunhão e repartiam uns com os outros tudo que tinham conforme às necessidades de cada um. Atos 2:44-47
Havia uma unidade de coração e alma. O que os levavam à uma vida de unidade pela generosidade e compaixão. Atos 4:32
O Mandamento do Amor – A vida em comunidade cumpre os dois maiores mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo. Marcos 12:30-31
O Corpo de Cristo – A comunidade é comparada ao corpo de Cristo, onde todos são importantes e todos precisam uns dos outros. A comunidade compartilha também as alegrias e os sofrimentos. A vida em comunidade expressa o amor de Deus e uma unidade que vai além de um simples ajuntamento de pessoas. O corpo de Cristo é uma união de coração, alma que revela a vontade de Deus que é vivermos juntos. 1 Coríntios 12:12-27
Benefícios da Comunidade
Crescimento Espiritual – Na comunidade recebemos ensino, apoio e encorajamento através do discipulado. Tudo isso impulsiona o crescimento espiritual de toda a comunidade.
Pertencimento e Aceitação – Na comunidade, aqueles que se envolvem, desfrutam do sentimento de pertencimento, são amados e aprendem a amar outros. São aceitos e incluídos. Coisas que promovem o bem estar emocional e espiritual.
Fortalecimento na Fé – A Fé é fortalecida, pela palavra ouvida, pelas orações feitas, pelos testemunhos ouvidos, pelo compartilhar de alegrias.
Testemunho no Mundo – Quando a comunidade se une, sendo um com Cristo e vivendo uns com/pelos ou outros, A verdade de Deus é revelada ao mundo. João 17:21-23
Riscos do Isolamento
Distanciamento de Deus – Se nos isolar da comunidade pode levar o cristão a um enfraquecimento da fé, exposição a influências negativas e até um distanciamento da vontade de Deus.
Fragilidade na Fé – O isolamento do corpo, da comunidade certamente enfraquece a fé, o levando a um desinteresse de orar, ler a palavra e até à morte espiritual.
Limitação do Crescimento – O isolamento da comunidade limita o crescimento do crente, pois juntos aprendemos uns com os outros. A falta de discipulado, orientação e apoio espiritual dificulta o crescimento.
Conclusão:
A vontade de Deus é que o seu povo, seus discípulos estejam juntos, apoiando, amando e lutando até que Ele volte. Não podemos nos isolarmos, mas crer que juntos, ainda que imperfeitos somos, podemos e devemos nos unir no amor de Cristo.
Orientação ao ministrante:
Termine orando pela unidade, compromisso, amor e perdão. Repreendendo a prática do isolamento do corpo de Cristo.

