Vivendo o novo de Deus

Texto base: Isaías 43:18-19.

Introdução: Você já deve ter olhado para a vida de algumas pessoas que você conhece há anos e percebido que elas continuam as mesmas pessoas, com os mesmos hábitos antigos, as mesmas atitudes, enfim, a mesma vida de sempre. É triste percebermos que entra ano e sai ano e muitas pessoas continuam vivendo na mesmice, não mudaram em nada, não provaram nada de novo. Talvez comprem um carro novo, reformem a casa, mas a vida continua sendo a mesma. Isso é muito triste e desmotivador para quem vê e até mesmo para quem tem esse tipo de vida.

1)O que, para você, seria viver algo novo? Talvez a sua resposta seja fazer alguma coisa que você nunca tenha feito até aqui, conquistar algo, realizar algum sonho ou mesmo mudar, casar, ter um filho, etc. Todas essas coisas podem ser coisas novas, mas não quer dizer que estaremos vivendo o Novo de Deus. Quantas pessoas passam por tudo isso, mas continuam vivendo na mesmice? Conhecemos muitas pessoas que quando percebem que precisam viver algo novo, acreditam que precisam mudar de cidade, de “ares”. O Novo de Deus vai muito além de uma mudança exterior, ela precisa ser de dentro para fora. Não adianta mudar de cidade ou até mesmo de país. Se não houver algo que seja realmente Novo de dentro para fora, então a velha vida, mais cedo ou mais tarde, voltará trazendo consigo a mesmice. Nós estamos falando a respeito de algo Novo que somente pode vir da parte de Deus. A Palavra de Deus nos orienta, em Romanos 6: 4, a vivermos em novidade de vida. O Novo de Deus é uma promessa para nós, como lemos no texto de Isaías, porém, está em nossas mãos a decisão de viver este Novo ou não. Qual é a sua escolha hoje?

2)Como você acredita que podemos viver o Novo de Deus? O novo de Deus não é conquistado na nossa força carnal, mas através de uma batalha que se dá no nosso espírito contra a nossa carne. O Novo é a promessa concretizada, a recompensa dada por Deus àqueles que decidem lutar em prol dela. Se hoje, a sua decisão é por viver de verdade o Novo de Deus, então existem alguns passos necessários para alcançar essa promessa.

I – Deixar as coisas velhas. O texto que lemos, no versículo 18, é muito claro a respeito desta orientação. Deixar as coisas velhas para trás não é uma opção para aqueles que desejam o Novo de Deus. Quantas coisas velhas insistimos em carregar por anos em nossa vida? Mágoas, embaraços, pecados, maus costumes e atitudes, coisas que já deveríamos ter abandonado, porém insistimos em que elas nos acompanhem. Resolva suas pendências, coloque ponto final nas coisas e mude a sua mente. O que passou, passou. Deixe no passado as coisas do passado, permita que Deus transforme sua vida para que algo novo aconteça.

II – Perceber o que Deus está fazendo. Deus sempre nos dá sinais de tudo o que Ele faz, o problema é que muitas e muitas vezes, sequer percebemos o que Deus está fazendo. Precisamos pedir ao Espírito Santo que nos ajude a perceber os sinais de Deus para que possamos ter nosso coração cheio de esperança. Quantas palavras Deus já te deu no intuito de prepara-lo para algo novo, mas você não percebeu que era um sinal do Novo de Deus e não colocou em prática? Quantas coisas Deus tem movido ao seu redor, porém você não tem percebido o agir Dele em seu favor? Precisamos ficar atentos e perceber o que Deus está fazendo.

III – Romper com o medo. Tudo o que é novo pode assustar e até trazer um certo medo. O medo, por sua vez, pode nos paralisar. Se não rompermos com o medo em nossa vida, com certeza perderemos de viver o Novo de Deus. Muitas pessoas têm medo do que Deus tem preparado para elas. Ex: E se Deus quiser me levar para morar em outra cidade? E se Deus tiver para mim um ministério que eu não me sinta capaz? Quantas pessoas preferem perder o que Deus tem para suas vidas do que enfrentar seus medos? Precisamos saber que Tudo o que Deus faz é bom e Seus pensamentos a nosso respeito são de paz e não de mal, para nos dar o fim que desejamos (Perguntar se alguém sabe onde está escrita esta promessa?). Não permita que o medo te impeça de viver o Novo de Deus, avance, seja corajoso!

Conclusão: Deus tem algo Novo preparado para nós, uma vida que nunca vivemos até aqui. Mas viver esse Novo depende somente de nós. Você deseja sair da mesmice? Gostaria de viver o Novo de Deus com tudo o que Ele nos oferece? Entende que para isso é necessário deixar as coisas velhas, perceber o que Deus está fazendo e romper com o novo?

Desafio: Faça uma lista das coisas em sua vida que precisam de um ponto final. Anote os sinais que Deus já tem te dado que indicam o Novo Dele para você.

Fonte: https://cdn.cczoe.com.br/02.pdf