Você é alguém que faz a diferença?

Texto chave: Ester 4:10-14

Quebra gelo: Fazer a diferença é uma questão de escolha. Quando meus filhos eram crianças ensinei a eles muitas coisas, que julgava importante para sua formação como pessoa, dentre essas coisas os ensinei a fazer a diferença. Com uma frase que repetia algumas vezes, sempre que necessário. “Tem duas maneiras de passar por essa vida, a primeira é passando pela história apenas como expectador e a outra é sendo protagonista da história, ou seja, você está fazendo história ou passando pela história?”  

Introdução
 Vamos refletir um pouquinho sobre isso. Na sua vida você tem feito história? Qual tem sido a diferença que você tem feito na vida das pessoas com quem você se relaciona?

  1.  Você se lembra de uma situação onde você fez a diferença na vida de alguém? Ou quando alguém fez diferença na sua vida? (peça para as pessoas responderem)

    Ler: Ester 4:10-11 Quando lemos esse texto percebemos que Ester teve medo. Pois ela argumentou que ninguém podia chegar ao rei se não fosse convocado por ele.

  2. Você já teve medo em uma situação onde você foi convocado a fazer a diferença? (deixe as pessoas falar sobre sua experiência). Ter medo nessas situações é algo esperado, pois o novo sempre nos causa desconforto. Mas não podemos nos acovardar  Ler: 2 Timóteo 1:7 Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.  as vezes precisamos ser lembrados que fomos chamados e ungidos para fazer a diferença. E foi isso que Mordoqueu fez com Ester.
  3. Você já pensou qual é o propósito de você estar nesse lugar ou posição que está agora? (peça para as pessoas responderem)
    Ler Ester 4:12-14 – Fazer a diferença é uma questão de escolha, e muitas vezes Deus nos coloca em situações para nos dar a oportunidade de fazer a diferença. Nossa missão aqui nessa terra como cristãos é fazer a diferença.  Ler Mateus 5:13-16.
  4. A que podemos comparar uma pessoa sem sal? (deixe alguns responderem)
    Aquela que ninguém esperava nada de diferente dela. Ao fazer essa comparação, o Senhor Jesus mostra-nos a importância de fazermos a diferença, e que devemos dar o tempero exato com a nossa presença em cada situação.
  5. E Ele diz mais que somos a luz do mundo. Na sua vida você já ateve uma experiência onde você sentiu que ao invés de iluminar você fez sombras? (deixe alguns responderem) Quando reclamamos ao invés de agradecer estamos fazemos sobras, pois estamos deixando de glorificar a Deus com as nossas palavras e atitudes. Quando fazemos a diferença na nossa geração, resplandecemos a luz de Cristo  diante dos homens, e assim as nossas boas obras são vistas e o nome de Jesus é glorificado.
  6. Voltando para Ester vemos que ela decidiu não se acovardar, mas fazer a diferença.
    Ler Ester 4:15-16. Para fazer a diferença precisamos nos expor, correr risco. E foi isto que Ester escolheu, correr o risco, mas fazer a diferença.

Conclusão: Deus tem um chamado para você, mas aceita-lo é uma escolha que você precisa fazer, pois só assim você poderá fazer a diferença.

Orientação para o ministrante: Leve as pessoas a refletir sobre suas atitudes se são de ousadia que faz a diferença e ilumina, ou se são de murmurações e trevas.  Ore finalizando a palavra.

Pra. Marilia Maruyama