Coma Prática de Boas Intensões os Céus Ficará Cheio – Continuação

2. Entender o que é o Discipulado – Para que o discipulado realmente funcione no seio da igreja precisamos entender o que é e o que não é discipulado.
A. Discipulado não é:

I. Uma classe de aula, cheia de alunos com um professor à frente;
II. Um relacionamento esporádico de aconselhamento, no qual quando uma pessoa precisa, procura alguém mais experiente para obter ajuda;
III. Uma reunião de estudo bíblicos.
B. Discipulado é: I. O vínculo forte entre duas pessoas, o discípulo, o qual possui um coração ensinável, e o discipulador que tem um coração disposto a ensinar;
II. É “herdar o manto” 1a Reis 19.20 “…Elias passou por Eliseu e lançou seu manto sobre ele”. Elias tinha outros discípulos, mas chamou Eliseu para um relacionamento mais íntimo. Isto é Discipulado!
III. É aceitar o desafio de “andar na luz”. O andar na luz significa que o discípulo terá um coração aberto para seu discipulador para que este possa ajudá-lo em todas as áreas de sua vida 1a João 1.7 “Se porém andarmos na luz como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. Precisamos entender que o andar na luz, é confessar nossas tentações para que não necessitemos confessar nossos pecados;

3. Entender qual o propósito do Pai no discipulado – O principal propósito do discipulado, não é que o discípulo seja parecido com o discipulador, mas sim que o discipulador leve o discípulo a ser semelhante a Cristo – Romanos 8.29 “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”
“Qualquer obra que é feita sem a intenção específica de formar o povo de Deus, levando-o a se assemelhar a Cristo, é tremenda perda de tempo”

4. Equilibrar a autoridade no discipulado – Este equilíbrio é importante para que o discipulado possa ser eficaz. Para isto é importante que:
A. O discípulo, seja submisso, pois sem ela não há como formar uma vida no discipulado. O discípulo precisa ser manso e humilde – Hebreus 13.17 “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.”
B. O discipulador não deve dominar o discípulo – O verdadeiro discipulado não consiste em dominar a vida do discípulo, mas em ser modelo para ele – 1a Pedro 5.2-3 “Pastoreais o rebanho de Deus…não como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelo do rebanho”
Conclusão:
Como falamos inicialmente nosso propósito até ao final deste ano é que toda a igreja esteja sendo abençoada pelo “discipulado Um a Um”. Cremos que com isto iremos crescer em qualidade e em quantidade. Enfatizar que ninguém pode ficar de fora. Cada um precisa ser cuidado por alguém e por sua vez nos ajudar a cuidar de outro. Que este projeto não seja somente uma boa idéia, mas uma boa idéia implantada na vida de cada um.

Pr. Uécio Gomide
Pr. Uécio Gomide