Como conhecer a vontade de Deus?

Romanos 12.1-2>> Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Título desta mensagem: Como conhecer a vontade de Deus?

Será você uma pessoa que quer saber a vontade de Deus? Em Rm 12 temos uma receita. Uma forte suplica de Paulo, certamente dirigida pelo Espírito Santo nesta direção.

Podemos dizer que o Livro de Romanos contem um resumo do Evangelho e aborda assuntos como: justiça de Deus, a bondade de Deus, a soberania de Deus, a graça de Deus e as leis de Deus e outros assuntos bastante interessantes.

Verdadeiros filhos, geralmente gostam de agradar aos pais, terem ótimo relacionamento, e conhecê-lo bem (e vice versa). E não tem nada melhor para os pais, verem os filhos fazendo a vontade deles e não o contrário. E isso tem muito a ver com obediência.

PARA DEUS, OBEDIÊNCIA É MELHOR QUE OFERECER SACRIFÍCIO, HOLOCAUSTO. E REBELDIA UM SÉRIO PECADO.

1 Samuel 15:22,23>> Samuel respondeu: “O que agrada mais ao Senhor: holocaustos e sacrifícios ou obediência à voz dele? Ouça! A obediência é melhor que o sacrifício, e a submissão é melhor que ofertas de gordura de carneiros. A rebeldia é um pecado tão grave quanto a feitiçaria, e persistir no erro é um mal tão grave quanto adorar ídolos. Assim como você rejeitou a ordem do Senhor, ele o rejeitou como rei”.

Trago a memória, um relato feito pelo irmão Ary, há muito tempo atrás, dizendo que quando entrou na faculdade, havia ensinos de vários professores que bombardeavam sua a fé, criando conflitos e dúvidas, abalando suas convicções. Percebendo isso, deu um basta e se dedicou a várias literaturas cristãs, e eu me lembro dele ter dito (ele não) de que fez à época, para vencer essa batalha: um estudo sistemático do Livro escritos aos Romanos pelo Apóstolo Paulo e isso ajudou a dissipar as turbulências e dúvidas em seu coração, em sua mente.

Carta aos Romanos é a primeira e a mais longa das Epístolas Paulinas, e é considerada a epístola com o maior tratado teológico do novo testamento.

A carta de Paulo aos Romanos pode ser dividida em duas grandes partes: primeira parte vai do capítulo 1 até o 11, que é uma parte doutrinária e a segunda parte que vai do capítulo doze ao dezesseis, tratando da parte prática.

Na primeira parte ele mostra que todos precisam de salvação, porque judeus e não-judeus são pecadores diante de Deus. Uns pecaram sem conhecer a lei de Deus e serão julgados de forma condizente, porém outros pecaram contra a lei de Deus e serão julgados mediante a mesma. Assim Paulo conclui que não há sequer um homem justo. Desta forma, se alguém tiver que ser justificado diante de Deus, não o será por meio de obras, mas tão somente pela Sua graça que é capaz de tornar justo o ímpio. Ainda na parte doutrinária, uma exposição do poder de Deus em santificar o crente, onde apresenta os temas de paz com Deus, da união com Cristo, da libertação do domínio da lei, da vida no Espírito e da vitória pelo Deus da graça.

A segunda parte, na parte prática da carta, que se inicia no capítulo doze e vai até o final com recomendações à santidade e obediência na vida diária individual e de corpo.

Nesta parte, após uma introdução na qual apela por consagração integral do cristão, ele desenvolve uma recomendação de que o cristão se faça servo, seja no uso adequado dos dons, seja no uso do amor que vence o mal, de que o cristão se porte adequadamente como cidadão, de que o cristão manifeste sua salvação como corpo, seja no manejo da liberdade, seja no uso do amor altruísta.

Mas voltando em como conhecer a vontade de Deus, tudo indica que é uma consequência de uma consagração. Consequência e não uma causa.

Romanos 12:1,2>> Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Rogo-lhes>> Paulo não faz um pedido simples, uma menção apenas, uma sugestão, mas ele roga, faz uma súplica, soando como uma ordem.

Pelas misericórdias de Deus: Misericórdia segundo o dicionário: sentimento de dor e solidariedade com relação a alguém que sofre uma tragédia pessoal ou que caiu em desgraça; dó, compaixão, piedade.

MISERICÓRDIAS INFINITAS, IMENSURÁVEL, RENOVÁVEIS

Lamentações 3:22,23>> As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

SENTIMENTO QUE MOVIA JESUS: COMPAIXÃO, MISERICÓRDIA

Mateus 9:35,36>> E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor.

Certamente, o império romano, sendo o império que teve as maiores conquistas bélicas e territoriais, tinha sua cultura, como atualmente, impregnada pela cultura grega. E pela cultura grega o corpo além de finito, uma clausura, um túmulo, era cultuado, malhavam-se por um físico ideal de inspiração divina, corpo perfeito e não se envergonhavam de exibi-los despidos em jogos, danças e gostavam-se de admirar. E o auge desse narcisismo e amostra, se dava nas olimpíadas.

Tudo isso para dar um pano de fundo, para mostrar a quem Apostolo Paulo estava destinando sua mensagem e agora rogando: apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus

Sacrifício Vivo. No VT se oferecia sacrifício e era necessário imolar, matar o sacrífico e tinha como propósito remissão de pecados, manifestação de gratidão e exaltação. Agora é VIVO! Todo corpo, você é santuário, casa de Deus, templo do Espirito Santo. É você no altar. Você é a oferta!!

ESSA É A ORDEM DE DEUS. AMÁ-LO DE TODO O CORAÇÃO, DE TODA ALMA E COM TODO ENTENDIMENTO.

Corpo fala de totalidade. Racional é com entendimento, discernimento. Mente, pensamentos, vontade.

Mateus 22:36-38>> Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.

Santo, Agradável

Não se amoldem a este mundo: Veja que a palavra, amoldem, ou em outras versões, conformeis, tem significados bem amplos. Então o início ali do versículo ficaria assim, de forma ampliada: Não se amoldem a moda deste mundo, não andem de acordo e no mesmo padrão do mundo, não se conforme com o caráter ou forma de pensar do mundo, não seja semelhante ao mundo. Parafraseando: Não use o mundo como seu modelo, não se encaixe nele, não siga seu padrão e suas regras,

FAZEMOS PARTE DE UMA NOVA NAÇÃO, UM POVO NOVO, NOVA LINGUAGEM, NOVAS LEIS, NOVOS VALORES. TEMOS QUE TER UMA MENTE RENOVADA. MENTE DE UM CIDADÃO DO REINO DOS CÉU.

A mudança, a transformação vêm pela renovação de nossa mente.

1 Pedro 2:9,10>> Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

Deuteronômio 32:1-4>> Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva. Porque proclamarei o nome do Senhor. Engrandecei o nosso Deus. Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.

VIVER, EXPERIMENTAR QUAL SEJA A BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA VONTADE DE DEUS, QUE É A VONTADE DE UM VERDADEIRO FILHO, É RESULTADO DE UMA CONSAGRAÇÃO.

Para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Um resultado, uma consequência de atitudes que vimos anteriormente. É resultado de consagração.

A vontade de Deus não é conhecida por meios místicos, mas através de uma vida de consagração, onde nos apresentamos a Deus, nos inconformamos com o mundo e somos transformados pela renovação da nossa mente.

Quero ainda deixar algumas dicas que poderão cooperar para conhecermos a vontade de Deus para nossas vidas:

  1. Ouvir, afinar os ouvidos: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Para isso, talvez preciso parar, aquietar, acalmar.

JESUS DIZ: AS MINHAS OVELHAS OUVEM A MINHA VOZ. É UMA CARACTERÍSTICA DA OVELHA. QUEM É UMA OVELHA DE JESUS?

João 10:27>> As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

COMO ELIAS, PRECISAMOS APRENDER A DISCERNIR A MANEIRA COMO DEUS ESTÁ SE MANIFESTANDO. TALVEZ NUM SUSSURO.

1 Reis 19:10-13>> E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e buscam a minha vida para ma tirarem. E ele lhe disse: Sai para fora e põe-te neste monte perante a face do Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento, que fendia os montes e quebrava as penhas diante da face do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e, depois do vento, um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto; e, depois do terremoto, um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?

  • Naquilo que faço, não posso desconsiderar o corpo. Precisa haver harmonia no todo. Não posso desprezar o corpo. Preciso discernir o corpo.

COM CERTEZA, QUANDO NÃO CONSIDERO O CORPO, NÃO VEJO O MEU IRMÃO, O PRÓXIMO, ESTOU NA CONTRA-MÃO DA VONTADE DE DEUS. TODO MOMENTO DE CEIA SOMOS EXORTADOS QUANTO A ISSO.

1 Coríntios 11:29>> Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.

  • Buscar conselhos.

Provérbios 11:14>> Não havendo sábia direção, o povo cai, mas, na multidão de conselheiros, há segurança.

  • Preciso estar submisso. Ouvir minha liderança.

O QUE REPRESENTA A PALAVRA, O CONSELHO DE UM LÍDER, DE UMA PASTOR PARA VOCÊ?  SERÁ QUE VOCÊ O CONSIDERA COMO UMA VOZ DE DEUS PARA VOCÊ? VOCÊ O CONSIDERA QUANDO ESTÁ BUSCANDO A VONTADE DE DEUS PARA SUA VIDA?

Hebreus 13:17>> Obedeçam a seus líderes e façam o que disserem. O trabalho deles é cuidar de sua alma, e disso prestarão contas. Deem-lhes motivo para trabalhar com alegria, e não com tristeza, pois isso certamente não beneficiaria vocês.

  • Andar junto, observação, como age

COMO VIMOS ACIMA, EXPERIMENTAR A VONTADE BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL DE DEUS É CONSEQUÊNCIA DE CONSAGRAÇÃO. UMA VIDA COM DEUS. QUANTO MAIS CONHECER DEUS, E ESTIVER AFINADO COM DEUS, ESTAREI ANDANDO JUNTO COM ELE.

Amós 3:3>> Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?