Como vai a família?

Novas doenças e pragas proliferam e atacam as lavouras e plantações em geral. Novos vírus são criados por hackers para invadirem a rede de computadores. Assim também novos inimigos surgem e se multiplicam para atacarem a família, uma ideia e criação de Deus.

A Família sempre teve inimigos. No Jardim do Éden, lá estava Satanás, que usando de suas artimanhas conseguiu infiltrar na família, deixando consequências para toda a humanidade. Podemos relacionar vários inimigos que hoje querem desestabilizar e até destruir a família.

Lista de alguns desses inimigos:

  • Desemprego e crises financeiras
  • Violência doméstica e vícios
  • Legalização do aborto a mercê da vontade humana
  • Proibição do castigo físico para correção e ou educação da criança
  • Abandono de crianças e idosos. Educação das crianças terceirizada ao Estado, e não pela família, ou filhos sendo educados somente por mãe ou pai, sem um referencial correto
  • Mulheres sendo arrimo de família, liberação do divórcio por qualquer motivo e podendo o casamento ser desfeito em cartório numa simples visita
  • Aprovação e legalização de “casamento” homossexual, pornografia e imoralidade em geral
  • Sexualidade estimulada precocemente, pedofilia, exploração sexual, e a mídia em geral divulgando e banalizando os referidos temas e tantos outros que poderíamos listar como inimigos da família que você tem conhecimento.
  • Podemos acrescentar vários conforme a realidade de cada um

A Bíblia em Gênesis narra inicialmente a constituição da família (homem, mulher e um lar, o Jardim do Éden). O VT é encerrado com o seguinte registro (mais uma vez mexendo com a família): Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. (Malaquias 4.5-6)

No NT Jesus começa seu ministério participando de um casamento e no último livro da Bíblia, o Apocalipse relata o Espirito e a Noiva dizendo: Vem Senhor Jesus! Certamente um convite para se casarem.

Temos declarado e ensinado que a família é a célula principal. Que após Deus, a família é a quem devemos dedicar e dar maior importância. Que é de suma importância termos um dia separado para a família: A Noite da Família! (Você tem tirado esse tempo?)

Larry Christenson, o escritor do clássico “A Família do Cristão” disse: “A principal finalidade da família cristã é glorificar a Deus, dando ao mundo uma amostra do reino dos céus e ela foi criada para ser uma demonstração viva das realidades e sentimentos celestes.”

“Se você passar por uma guerra no trabalho, mas tiver paz quando chegar em casa, será um ser humano feliz. Mas, se você tiver alegria fora de casa e viver uma guerra na sua família, a infelicidade será sua amiga.” Augusto Cury

“A sociedade não é mais do que o desenvolvimento da família, se o homem sai da família corrupto, corrupto estará para a sociedade.” Henri Lacordaire

“Observa o teu culto a família e cumpre teus deveres para com teu pai, tua mãe e todos os teus parentes. Educa as crianças e não precisarás castigar os homens.” Pitágoras

A família é uma “invenção” de Deus, e não do ser humano; portanto, permanente e imutável. Vemos isso em Gênesis 1.27-28: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos…”.

“A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.”

Pela Palavra de Deus, por experiência própria, observações, ideias antigas e contemporâneas podemos dizer que família é importante, que devemos ter um carinho especial por ela e tê-la como prioridade.

Podemos afirmar com convicção: A FAMÍLIA É IMPORTANTE. É MUITO IMPORTANTE! ELA DÁ TODO RESPALDO À SOCIEDADE, SEJA ELA BOA OU MÁ.

E nós como cristãos, como igreja o que devemos fazer. Em 1 Tm 3.14-15 “Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.” – Temos o dever de sermos guardiões da verdade, da família e para isso não podemos nos calar diante de tantas inverdades.

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6 – Temos que proclamar Jesus.

Temos que defender a verdade, temos que defender a família. “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” Hebreus 13:4

Mais uma vez Deus fazendo exortação acerca da família. O casamento que dá origem à uma família, seja venerado, valorizado, honrado, colocado em lugar de destaque. O casamento não deverá ser maculado, contaminado ou desonrado. A base de uma família é um casal com visão, unidos, aliançados e que cuida bem de seu jardim para não permitir que o inimigo penetre nele.

No meu entendimento a unidade do casal é fator fundamental para preservar a família a despeito dos problemas, dos inimigos etc.

A sua família como está, seu casamento, seus filhos… sua geração?

Família é um investimento a longo prazo. Veja só, as nossas escolhas em relação a Deus, o amando e vivendo segundo os seus mandamentos resultará em fazer jus às misericórdias do Senhor até 1000 gerações. Você consegue pensar o que seria 1000 gerações?

“Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniquidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam, mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” Êxodo 20:5-6

Como já disse inimigos já tínhamos lá no Jardim do Éden. Sabedor disso, assim Deus ordenou ao homem quando o colocou no jardim: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.” Gênesis 2:15

Precisamos cuidar do Jardim, fazer investimentos na família. Não podemos ficar em atitude de passividade!

Termos inimigo não é problema central, mas sim não darmos ouvidos a Deus, a sua palavra, a sua direção e orientação.

Talvez é fácil conhecermos os inimigos externos à família, porém antes de o combatermos, precisamos perceber que os piores inimigos são internos que refletem em nossas ações. Os externos vamos dizer que são secundários.

Grandes inimigos dentro da família

  1. SUPREMACIA DO PRINCÍPIO DO PRAZER

Esse princípio é infantil, para os pequenos. Pessoas estão escravizadas ao princípio do prazer onde elas querem somente as coisas boas do relacionamento em detrimento ao dever que também é essencial para a convivência e sobrevivência. Viver apenas sob o princípio do prazer é algo triste, enfadonho, opressivo e a família também vai implodir vivendo dessa forma. Os princípios do prazer e do dever devem andar juntos.

  1. CONFUSÃO DOS VALORES TERRENOS E CELESTIAIS

Vivemos nesse mundo e estamos sujeitos aos seus valores, no entanto, não podemos esquecer os valores do alto (Cl 3.1) que são mais altos que os desse mundo. Não devemos considerar o ditado que diz “A voz do povo é a voz de Deus”. Não podemos desconsiderar os princípios divinos, deixando que o mundo dite os seus valores a ponto de os acharmos normal.

 

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Colossenses 3:1-2

 

Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado. “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. Isaías 55:6-9

 

  1. PREDOMÍNIO DA EMOÇÃO SOBRE A RAZÃO

Vida familiar saudável é aquela que considera as duas dimensões da vida. O predomínio da emoção sobre a razão faz da família uma antecipação do inferno.

Não podemos ser guiados pelas nossas emoções, mas sim pela razão do entendimento da Palavra de Deus, ainda que não tenhamos todo o entendimento necessário vamos andar no caminho da obediência

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jeremias 17:9

Você precisa repensar sobre sua família e retomar alguns aspectos importantes que foram ficando para trás?

Faça uma reflexão sobre veredas tortuosas que você tem andando e disponha a fazer o caminho de volta.

Você quer entregar sua família ao Senhor, consagrando-a e se comprometer a cumprir a missão que a família tem?

Então tenha um tempo de oração pela família.