Compreendendo Melhor Amor e Compaixão para se Fazer Missão

Deus fala com seu povo e dá orientações. São como ondas do Espirito Santo que vem sobre nós e nos impulsionam a ir além em Deus. Não existe lugar para a estagnação, passividade, indiferença, engessamento e outros fatores limitadores em meio ao povo de Deus. Existem adversidades, dificuldades, lutas, mas aprendemos a lutar e prevalecer. Nunca esmorecer e avançar sempre é o comando divino!

Poderíamos olhar para o que Deus tem nos dado aqui em Uberlândia e dizer: Estamos fartos! Estamos satisfeitos! Já fizemos nossa parte! Seria isso um comando divino? Ou seria isso um egoísmo carnal?
Temos 07 congregações, 14 reuniões por final de semana, mais de 4 mil membros, mais de 400 células, várias igrejas no Brasil e no exterior, cobrimos mais de 11 mil pessoas. Vamos manter o que temos? Se assim decidirmos, morreremos, deixaremos de existir. Esse tem sido o triste fim de muitos movimentos de avivamento ao redor do mundo. Olharam para si, esqueceram do próximo, estagnaram e decresceram. A igreja estava cheia de pessoas vazias e vazia de pessoas cheias do Espírito Santo. Como estamos hoje? Deus diz: “O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de águas vivas; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas.” Não podemos deixar de ouvir o que Deus está nos ordenando, beber das águas que Ele está oferecendo (suas fontes), para buscarmos o nosso próprio prazer, para viver a vida conforme achamos melhor(nossas fontes). Uma família que decide parar de ter filhos em gerações futuras deixará de existir.
Mas, e ao nosso redor? Quais são os dados, as estatísticas?

– Proporção de cristãos no mundo caiu de 35% para 32%; Europa e América registraram queda, ao contrário da África.
– Um relatório do instituto norte-americano Pew Forum on Religion & Public Life divulgado revela que 22,9%, quase um quarto da população mundial de 6,8 bilhões são muçulmanos.
– Há aproximadamente 700 milhões de hindus no mundo, estando a maioria concentrada na Índia.
– Várias fontes colocam o número de budistas no mundo entre 230 milhões e 500 milhões, tornando-o a quinta maior religião do mundo.
Além disso temos claras batalhas contra outros impérios tais como: humanismo, intelectualismo, consumismo, secularismo, ateísmo, achismo…
O que o Pai, através de sua Palavra, tem a nos falar nesse sentido? Leia os seguintes textos: Sl 2:8, Is 6:3 e 8, Mt 28:19a, At 1:8 e Rm 10:14-15.
Temos uma missão. Essa missão precisa nos contagiar, animar, motivar, nos fazer sair de nosso mundinho e ir além, muito além.

O QUE É MISSÃO?
Segundo o dicionário do Ministério da Educação significa: Incumbência, Encargo (carregar uma carga consigo), Ato de enviar, Correio.
Somos o correio do Reino e temos uma carga muito valiosa sob nossa responsabilidade. Temos a responsabilidade de levar as Boas Novas de salvação a todas as pessoas, desde a mais próxima de nós, até a mais distante.
O que nos motiva, o que é a força motriz? O que gera esse desejo, essa disposição? Como a Gabi, filha do Marcelo e Eliete, pode amar tanto Varanasi/Índia, considerada uma das cidades mais sujas do mundo? Como a Heidi Baker deixa o conforto dos EUA para começar um ministério no lixão de Pemba/África? Como Ary e Helena deixaram o conforto dos EUA para vir ao Brasil 50 anos atrás quando o Brasil era considerado um país de terceiro mundo?
Temos que olhar para nosso exemplo maior Jesus!

O ministério de Jesus aqui na terra, que iniciou aos 30 anos de idade, foi um ministério de IR. Ele sempre carregou consigo uma “carga”, ele sempre foi um bom carteiro do correio do Reino. Ele nunca deixou de fazer o que o Pai o orientava a fazer. Ele fazia missões na própria cidade, na sua região, na sua nação e por onde ele IA.
Muitas religiões tem pregado a separação, o convento, o afastamento, o isolamento. A idéia é de separar para não ser contaminado. A idéia é se separar para encontrar santificação e ter mais tempo para Deus.
Como tem sido seu dia a dia? Você tem sido próximocêntrico ou egocêntrico? Quem é seu próximo? O que você pode fazer por ele? O seu tempo gasto na presença de Deus te leva a fazer o que pelo próximo? Estar diante de Deus e não ministrar ao próximo é ser vazio e oco são verdadeiramente humildes os que creêm e obedecem a Palavra de Deus acima do que pensam, sentem ou desejam.
Jesus nos ensina que quanto mais tempo ele passava com o Pai, maior era a necessidade e o tamanho da ministração ao próximo.

Precisamos sair de nossa zona de conforto. Precisamos fazer a diferença.
Antes de andar, ouça. Antes de reagir, pense. Antes de criticar, espere. Antes de orar, perdoe. Antes de desistir, tente!
Quando Deus decidiu te incluir no corpo de Cristo, num ministério, ele esperava oferecer algo aos perdidos que outros não tinham e que muitos ansiavam por ter, você é único e peculiar! Deus não fez, de modo algum, coisa alguma inferior. Ele é primeira classe sempre. Você é excepcional, sem igual.
O que Deus espera quando nós comparecemos para uma reunião, para um evento?
Lc 3.10-14

É um tempo de ouvir, de refletir para que haja mudança, transformação. É um tempo onde comparecemos diante de Deus, como Adão e Eva, despidos, e permitimos Deus falar. É um tempo como Davi teve: “vê Senhor se há em mim algum caminho mal.” É um tempo onde desejamos olhar no espelho e ser diferente. Já olhou no espelho e desejou ser diferente? O nariz, a boca, o cabelo, a estatura, o peso? O Senhor deseja que compareçamos diante dele com esse desejo:

ARREPENDIMENTO: Pesar do que se fez ou pensou; sentimento; dor; contrição; mudança de opinião.
TRANSFORMAR: dar nova forma; tornar diferente do que era; metamorfosear; transfigurar; converter; mudar; alterar; modificar; variar.
COMPAIXÃO: Piedade, dó, comiseração, pena, sentimento de HUMANIDADE.
Se você deseja que sua vida fique melhor, algumas vezes a melhor maneira de fazer isso é ajudar a melhorar a vida de outra pessoa.
Quando Jesus decidiu encarar a cruz, ele estava proclamando em bom e alto som: Eu amo o meu Pai a tal ponto que estou disposto a entregar tudo que sou, a fim de que a humanidade possa ter a oportunidade de conhecer e se relacionar com ele. Me dei pela humanidade(compaixão) durante 3 anos e hoje assumirei essa cruz PARA QUE NENHUM PEREÇA, quer seja aqui em Jerusalém, em Israel, no Oriente Médio, nas Américas, na Oceania, na Ásia ou na África.

O que estava ali na cruz em Jesus quando ele foi primeiramente pregado? Quando os primeiros batidas do martelo ecoavam no Monte das Oliveiras, na cidade de Jerusalém, na nação de Israel, nas nações da terra, no céu, no inferno? O pecado, a morte, as trevas, a dor, a doença, a enfermidade, a amargura, o ressentimento, casamentos desfeitos, divórcios e separações, filhos abandonados, miséria, pobreza, indiferença, vícios de drogas, de bebidas, loucuras, depressões, síndrome do pânico e do medo, desistências, desespero, aflições, abortos, discórdia, lutas, guerras e dissenções.
Jesus estava ali sorvendo o cálice da ira de Deus, tudo que era horrível aos olhos de Deus, mal cheiroso as suas narinas, doído ao seu coração… tudo aquilo que separava o homem de Deus!
Um grito foi ouvido no céu! Um clamor foi dilatado no coração do Pai! Não pode ficar assim! Essa história não termina aqui.

Uma estratégia perfeita precisava ser levado até o fim! O pai lança mais uma vez sobre a terra palavras de esperança, de socorro, de suprimento… uma vez ele lançou sua palavra na criação, em Noé estabeleceu uma aliança através do arco íris e de um pássaro, em Salomão com a nuvem enchendo o templo, no batismo de Jesus, um pombo e agora uma grande ponte branca de redenção é estendida do céu sobre a terra formando novamente a ponte que estava quebrada e essa ponte branca de pureza, santidade, traz a palavra SALVAÇÃO e dentro desta está contido palavras como restituição, restauração, esperança, alegria, paz, misericórdia e saúde.

A morte está destruída e Jesus, não mais morto, mas ressurreto, aparece uma vez mais e diz: Shalom seja com vocês… e IDE! O que vamos fazer?
“Você não precisa ver a escadaria toda para dar o primeiro passo”. Deus está nos mostrando que é tempo de missões.
Vamos subir o primeiro degrau e ele vai nos mostrar os demais.

Todd Pr. Todd Scates