Cuidar do próximo – Uma atitude de compaixão

Você já pensou que atitudes e obras que expressam amor confirmam a fé que professamos?
Jesus, de maneira alguma nos trouxe um evangelho teórico. Ele não se preocupou em nos deixar um manual de regras e dogmas para assim o seguirmos. Ele se ateve a dois mandamentos que já no Velho Testamento haviam sido dados ao povo de Israel: “Amarás ao Senhor Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento e amarás ao teu próximo como a ti mesmo” Dt 6:5, Lv 19:18

Quando um estudioso do Velho Testamento procurou a Jesus lhe perguntando a respeito da vida eterna Jesus lhe pediu para ele mesmo responder sua pergunta baseado no conhecimento que ele tinha. O estudioso da Lei recitou então estes versículos. Jesus lhe disse: “Faze isto e viverás” Lc 10:28

O doutor da lei questionou o que seria este amor ao próximo?Jesus mostrou àquele estudioso da lei que amar ao próximo era uma questão de atitude, uma ação baseada não na religiosidade, mas na compaixão de um coração que se importa com o outro.
A parábola do Bom Samaritano nos faz lembrar que independente da raça (judeu, samaritano, brasileiro), todo aquele que crê, se arrepende de seus pecados e como resultado disto muda a atitude do seu coração para com o outro, torna-se filho de Deus.

As atitudes relatadas determinariam onde uma pessoa passaria a vida eterna:
[arrow_list]

  • 1º) A atitude do sacerdote (Lc 10:31) – Indiferença e justiça própria. Certamente o sacerdote julgou aquele homem como um caso perdido, uma pessoa que deve ter merecido aquele mal, enquanto ele se considerava o “certinho”. Julgar os outros é um dos maiores defeitos que podemos ter. Considerar-nos melhores que os outros e não querer nos envolver com pessoas “meio mortas” é uma atitude que o mestre Jesus reprovou.

[/arrow_list]
[arrow_list]

  • 2º) A atitude do levita (Lc 10:32) – Desprezo e preocupação com outros afazeres. “Não tenho nada a ver com isto. Cumpro minhas obrigações, sou uma pessoa boa, mas não tenho tempo para parar. Tenho muito o que fazer e esta pessoa vai me atrasar, e …já está quase morta mesmo…” Ele viu a necessidade do homem mas ele era ocupado demais…e deixou-o como estava.

[/arrow_list]
[arrow_list]

  • 3º) A atitude do samaritano (Lc 10:33) – Esta pessoa reconhecia que não era merecedora da graça de Deus. Alcançado pelo amor, sua vida agora só teria sentido se levar esta compaixão a outros que estão feridos à beira do caminho. Ele não mediu esforços para ver aquele homem restaurado. Derramou sobre suas feridas vinho e azeite. Vinho que nos remete à nova aliança do sangue de Jesus que nos perdoa de todos os nossos pecados e azeite que fala do Espírito Santo que nos cura e nos faz novas criaturas em Cristo. Buscou ajuda na hospedaria (Igreja) e mesmo que seguindo viagem, continuou cuidando do homem. A atitude do samaritano foi de cuidar, pois via aquele homem como irmão.

[/arrow_list]
Jesus mostrou ao doutor da lei que o próximo é aquele que tem misericórdia nas suas atitudes. Tão importante quanto amar o próximo, é ser o próximo. Jesus nos disse que assim deveria ser nossa atitude, e sem esta atitude não experimentaremos a misericórdia de Deus para com nossas próprias vidas. “Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?” Mt 18:33

O Senhor está nos chamando para cuidar do outro. E o início deste cuidado está do nosso lado. Nossas famílias e irmãos da Igreja. Sejamos mais misericordiosos uns com os outros e o amor de Deus atrairá a muitos para sua Igreja. Decida hoje ser o próximo que cuida do que está à beira do seu caminho.

Silvio Moura
Pra. Robin Dias