Cura e uma Alma Próspera

Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade. Jeremias 33.6

 

A palavra de Deus dada a Jerusalém e aos seus habitantes, demonstra que esta no coração de Deus que o seu povo seja abençoado: espírito, alma e corpo.

O pecado tem um efeito adverso sobre tudo e sobre todos que toca. Não é segredo que o vício em drogas e outros pecados graves afetam a nossa saúde. Os profissionais da medicina atestam a destruição que espera por qualquer um que siga um estilo de vida tão descuidado. Todos nós sofremos quando vemos uma grande parte dos nossos melhores e mais brilhantes homens serem destruídos por ceder a algo que não podem controlar. O pecado destrói a saúde do corpo, da mente, das emoções e do espírito de uma pessoa, traz devastação a uma cidade e marca uma família para sempre.

Muitos dos nossos grandes médicos e psicólogos têm focado cada vez mais a possível conexão entre a doença do corpo e os problemas internos como amargura, a ira, o ódio e o ciúme. Ouvimos durante anos que 85% de todas as doenças têm origem na mente – não que sejam imaginadas, mas simplesmente tem as suas raízes em uma vida de pensamentos pouco saudáveis.

Embora esses problemas internos não sejam injetados no braço ou inalados para dentro dos pulmões, eles envenenam a vida das pessoas que foram criadas para terem um significado. As energias criativas das pessoas são redirecionadas para a administração de pensamentos e emoções não saudáveis, lhes deixando pouco ou nada para viver no propósito para o qual elas foram criadas.

Por exemplo, agora é muito comum o conhecimento, mesmo entre os conselheiros seculares, de que as pessoas precisam perdoar umas as outras. Se não perdoarem, isso finalmente corroerá o seu coração.

Em muitas ocasiões, conduzi uma pessoa a fazer uma oração de arrependimento pela falta de perdão, e descobri que havia um milagre as portas o tempo todo. Mas antes que o milagre se manifestasse no corpo dela, o coração da pessoa também precisava estar de acordo. Dirijo as pessoas a confessarem seu pecado especificamente e não de maneira geral – o que quer dizer que elas precisam dizer a Deus exatamente contra quem sentem amargura e confessar que não vai mais manter aquela pessoa debaixo de julgamento. Também peço que elas façam uma oração abençoando a pessoa, se ela ainda estiver viva.

Creio que, para os crentes, a falta de perdão é a maior causa de aflição. Mas não deveria ser assim. A Bíblia é clara a esse respeito: “Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso pai vos não perdoará as vossas ofensas” – Mt 6.15. Deus na sua misericórdia criou o corpo humano de tal maneira que ele é incapaz de viver bem nesse ambiente. Precisamos dar ouvidos aos sinais que ele nos dá.

Coisas como a ansiedade, o remorso, a ira, o ódio, a falta de perdão e o ciúme são assassinos conhecidos. Corroem o nosso sistema imunológico e nos predispõem a todo tipo de calamidade física. O Salmo 31.10 diz: “Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem. O quadro fornecido nesse versículo não é difícil de ser percebido. O pecado destrói tanto a força emocional quanto a força física, o que abre a porta para muitos problemas físicos. Só posso imaginar como ficaremos surpresos quando chegarmos à eternidade e virmos quantos dos problemas da vida foram causados, ou pelo menos auxiliados, por uma vida de pensamentos incompatíveis com a mente de Cristo.

Em Isaías 35.10 a Bíblia nos da uma alternativa diferente de vivermos com problemas internos que exacerbam a má saúde: “E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

Resgatados significa “redimidos” ou “comprados”. Todos que nasceram de novo foram redimidos – comprados pelo sangue de Jesus. Ser resgatado é ter um efeito no nosso mundo interior, onde a alegria e o gozo afugentarão a tristeza e o gemido. O que trouxe devastação no Salmo 31.10 é afugentado pela alegria da salvação em Isaías 35.10. Pode ser algo desafiador para se viver, mas não e complicado.

Parte do Capitulo 9 “Cura e uma alma prospera” do livro Guia Essencial para a cura – Equipando todos os cristãos para orar pelos enfermos de Bill Johnson e Randy Clark