Música, Louvor e Adoração

Nesses dias Deus está nos levando a entender um pouco mais sobre Adoração, Louvor e Música.
Normalmente quando falamos de adoração, associamos ao louvor, e o louvor à música. Ainda que todos estejam interligados entre si, cada um tem um conceito diferente.


A palavra hebraica usada na Bíblia para adoração é “hitawasi”, que significa prostar-se ou curvar-se. Quando examinamos as Escrituras, adoração está diretamente ligada à ideia de prostrar-se ou ajoelhar-se diante do Senhor.

Essa atitude representa mais que uma demonstração de amor ou de respeito por Deus. Adorar é reconhecê-lo como Senhor de nossas vidas, não por aquilo que Ele pode nos dar, mas pelo o que Ele é e representa para nós. Adoração fala da personalidade de Deus e não somente os seus feitos. Portanto, adoração, de acordo com as Escrituras, significa reconhecer Deus como Senhor de nossas vidas, como rei absoluto sobre nós.


Olhando para o contexto bíblico, louvor está diretamente ligado as obras de Deus, ou seja, aquilo que Ele faz. O louvor pode ser expresso através da música, mas a música não se constitui necessariamente em louvor. Buscando alguns conceitos no dicionário, louvor significa: cantar, adorar, honrar, aplaudir, aclamar, apoiar, aprovar, elogiar, festejar, trombetear, estimar, enaltecer, entoar, exaltar, saudar, engrandecer, adular, glorificar, bendizer e outros mais. Está mais ligado a um estilo de vida. O apóstolo Paulo escreveu no livro de Hb 13:15 que louvor é o “fruto dos lábios que confessam o nome de Jesus”. Enfim, louvar é tudo aquilo que resulta na confissão da divindade de Cristo, da excelência das Suas obras, da glória de Deus e da presença de Jesus na vida de uma pessoa.


Deus gosta tanto de música que decidiu criar no céus anjos só para cantar para ele. Quando criou o homem a música foi introduzida em seu coração. Em vários momentos da história o homem utilizou da música para expressar sua alegria e gratidão a Deus. A música passou a ser introduzida no templo no espaço litúrgico em forma de adoração a Deus nos tempos do Rei Davi.


Hoje a música se tornou um grande instrumento de Deus para tocar nossas vidas e não tem mais como desvinculá-la da Igreja. Então, através da música podemos louvar a Deus. De acordo com o Aurélio, música é a ciência de combinar os sons de maneira agradável aos ouvidos, que envolve três elementos: melodia, ritmo e harmonia.


Através da música podemos expressar as grandes obras que o Senhor tem feito, expressar nossa alegria e nossa gratidão ao Senhor, pregar a palavra de forma cantada, cantar a verdade e a justiça de Deus.


Enfim, a verdadeira adoração envolve louvor e muita música. Deus nos chama para sermos verdadeiros adoradores. Ele está a sua procura; Jo 3:23 “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade;porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.


Marcos Pr. Marcos Pereira