O Céu não precisa descer aqui na Terra. Basta meus olhos abrir para que eu o veja dentro de mim

O Céu não precisa descer aqui na Terra. Basta meus olhos abrir para que eu o veja dentro de mim

Existe muitos acontecimentos descritos nesse livro que antecedem esse momento, mas quero me atentar aqui somente nesse trecho. A revolta de Zedequias contra Nabucodonosor. Já não dava mais para continuar vivendo debaixo de cativeiro.

2 Rs 25: 1 a 7 ” Zedequias se revoltou contra o rei Nabucodonosor, da Babilônia. Então Nabucodonosor veio com todo o seu exército e atacou a cidade de Jerusalém no dia dez do décimo mês do ano nove do reinado de Zedequias. Eles acamparam fora da cidade e construíram rampas de ataque ao redor dela.

Os inimigos acamparam fora da cidade de Jerusalém.

O diabo não tem pressa.

Cercar a Cidade tinha um propósito, uma estratégia. Satanás é um estrategista milenar.

Naquele tempo a comida era cultivada fora dos muros da cidade. Dentro da cidade funcionava o comercio. Cercando a cidade a comida era impedida de entrar.

Existem muitos países fechados ao evangélico. Principalmente os países mulçumanos. Ali acontecem perseguições terríveis. Quando um mulçumano se converte na maioria das vezes não podem ter acesso a palavra de Deus e muitas vezes é condenado a morte.

Aqui no Brasil ainda não sofremos perseguições físicas. Mas vai chegar o momento em que isso irá acontecer.

A exército Babilônico estava impedindo a comida de chegar até os moradores de Jerusalém. Por maior que fosse a reserva de comida não daria por muito tempo. A estratégia era enfraquecer o povo fisicamente.

Qual é a estratégia de satanás nos dias de hoje? – Enfraquecer a Igreja Espiritualmente.

Construíram rampas de ataques ao redor dela.

RAMPAS. – Foram construídas para escalar as muralhas. Como não tinha como derrubar os muros, o inimigo estava tentando forçar uma entrada.

O que são essas rampas para nós hoje:

Entretenimento como televisão (novelas), festas, clubes, internet (quaisquer meios de comunicação virtual) relacionamentos fora do propósito de Deus, entretenimentos, etc.

O diabo vai usar qualquer coisa para enfraquecer sua fé.

Precisamos ficar firme na fé 1Pe 5:8-11

Por vários dias o exército babilônico ficou ao reder da cidade. V. 2 Ficaram cercando a cidade até o ano onze do reinado de Zedequias. 3 No dia nove do quarto mês do mesmo ano, quando a cidade estava apertada pela fome, e não havia comida para o povo.

 

ILUSTRAÇÃO DO SAPO – Vários estudos biológicos demonstram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa fica estático durante todo o tempo em que aquecemos a água, mesmo que ela ferva. O sapo não reage ao gradual aumento de temperatura (mudanças de ambiente) e morre quando a água ferve. Inchado e feliz. Por outro lado, outro sapo que seja jogado nesse recipiente com a água já fervendo, salta imediatamente para fora. Meio chamuscado, porém, vivo!

Às vezes, somos sapos fervidos. Não percebemos as mudanças que estão a nossa volta. O inimigo vai comendo pelas beiradas.

A vida do cristão é uma batalha constante, tanto no campo físico como também, e principalmente, no espiritual. Manter-se forte espiritualmente, com a fé avivada, é a única maneira de permanecer vitorioso nessa batalha. E esse é o grande desafio.

Por isso, na Bíblia, o apóstolo Paulo deixa o alerta: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.” 1 Coríntios 10.12

E ele também ensina o segredo para manter-se em pé: “Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gálatas 5.16

Andar em Espírito é andar sempre atento à voz de Deus, priorizar a comunhão com Ele e alimentar o espírito por meio da leitura da Palavra de Deus e da oração. Essas práticas são imprescindíveis para desenvolvermos a intimidade com Deus e, consequentemente, termos sensibilidade para ouvir e obedecer a Sua voz. Do contrário, seremos fracos espiritualmente e presas fáceis para a ação do mal.

Sintomas que uma pessoa apresenta quando está fraca espiritualmente:

1 – Orgulho – Assim como a humildade é a principal característica do nascido de Deus, o orgulho é a principal característica dos nascidos da carne. Então, a primeira coisa que acontece quando uma pessoa está fraca espiritualmente é ela perder essa humildade. O orgulho começa a falar mais alto, a sobressair, e ela não consegue enxergar o quanto precisa de ajuda. Em vez disso, tem aquela falsa impressão de bem-estar; não reconhece sequer as próprias falhas. Em contrapartida, os seus olhos ficam aguçados para o erro dos outros.

2 – Egoísmo – Ela perde a sensibilidade para perceber a necessidade do outro, passando a se preocupar apenas com as próprias necessidades. Mesmo diante de alguém que está sofrendo, não se sensibiliza. O egoísmo nos impede até mesmo de evangelizar as pessoas, não me importo mais em ver as pessoas morrerem sem Jesus

3 – Fé indefinida – A pessoa fraca espiritualmente é facilmente identificada pela sua inconstância na fé. Se antes ela tinha uma fé definida, agora um pequeno obstáculo já é suficiente para fazê-la duvidar e até desistir. Me torno uma pessoa facilmente influenciável pelas coisas erradas.

4 – Não jejua e não ora mais como antes – Sua oração se torna fria, mecânica – isso quando ora. Jejuar então se torna algo muito difícil para ela. E passa a jejuar cada vez menos, e quando jejua acaba quebrando o jejum, porque não consegue mais ficar em Espírito.

Quando participa de uma reunião, na ora de buscar a Deus, não consegue se concentrar e abre os olhos com frequência.

5 – Infidelidade nos dízimos e votos – Não tem mais o mesmo temor e a preocupação de separar o Dízimo e as ofertas para Deus. Gasta o dinheiro que não lhe pertence consigo mesmo.

6 – Medo / Dúvida – Já dissemos que a pessoa fraca espiritualmente tem uma fé indefinida, inconstante; ora crê, ora não crê. Sendo assim, é facilmente bombardeada pela dúvida e pelo medo, os pensamentos negativos ganham força, e ela se torna ainda mais vulnerável à ação do mal. Uma vítima em potencial das investidas do diabo.

7 – Desânimo para ler a Bíblia – Ela não tem mais interesse na leitura da Bíblia. Todas as vezes que abre a Bíblia para ler, o desânimo toma conta, se sente sonolenta e logo abandona a leitura, que se torna cada vez mais escassa.

8 – Maus olhos – Ela não tem mais a visão espiritual, tornou-se maliciosa. Passa a julgar tudo e todos. Não aceita a repreensão, em vez disso, quando é chamada à atenção, se faz de vítima, se sente injustiçada e se enche de ira. Não consegue ver mais o cuidado de Deus numa repreensão.

Faça agora uma autoanálise e, se identificar pelo menos um desses sinais na sua vida, é hora de parar, buscar o perdão de Deus e o avivamento espiritual.

O Espirito Santo nos ajuda em nossas fraquezas Romanos 8.26

O diabo sempre entrará por uma brecha. V.4 os babilônios conseguiram abrir uma brecha na muralha da cidade. Embora eles estivessem em volta da cidade, todos os soldados israelitas fugiram durante a noite. Eles saíram pelo caminho do jardim do rei, foram pelo portão que ligava as duas muralhas e fugiram na direção do vale do Jordão.

NO SENTIDO LITERALMENTE: Brechas são rachaduras, espaços abertos em um muro ou parede.

NO SENTIDO ESPIRITUALMENTE: Brechas são espaços abertos em nossas vidas ou na vida da Igreja, onde é facilitada a entrada do inimigo das nossas almas para atacar a Igreja e a nós individualmente, a nossa família, os nossos negócios etc.

O inimigo entrou dentro da cidade e a destruiu de dentro para fora. Mt 10:28 O diabo não tem poder para entrar em sua vida a não ser que você permita.

Quando abandonamos o muro aí vem a perseguição. O diabo não tem misericórdia e sabe exatamente como te prender.

O MURO FOI ABANDONADO e representava a defesa da cidade – quantos nesses dias estão abandonando a leitura da palavra, a oração, o jejum, o congregar, as células, o discipulado, a Igreja e até mesmo Deus.

V. 5 Mas o exército dos babilônios perseguiu o rei Zedequias, alcançou-o na planície de Jericó, e todos os seus soldados o abandonaram. 6 Zedequias foi preso e levado para o rei da Babilônia, que estava na cidade de Ribla. Ali Nabucodonosor pronunciou a sua sentença contra Zedequias. 7 Mataram os seus filhos na frente dele. Então Nabucodonosor mandou furar os olhos de Zedequias e prendê-lo com correntes de bronze; depois o levaram para a Babilônia.”

Olha o que fizeram com o rei Zedequias?

1. Prenderam ele; – limitação, de espaço a ação.

2. Levaram ele para a Babilônia; – representa um mundo pecaminoso cheio de armadilhas.

3. Mataram os seus filhos; – a morte de seus filhos represava o seu futuro, sua prole, o sonho de ver as futuras gerações dando continuidade ao seu legado.

4. Mandou furar os olhos; – isso fala da visão de enxergar pela fé as grandes conquistas.

5. Prenderam ele com correntes; – imobilização completa.

As armas espirituais só funcionaram com oração e suplicar sem cessar.

EXEMPLO DE DAVI – Quando Davi foi enfrentar Golias, tentaram colocar uma armadura física nele. Mas ele não aceitou. Ele preferiu depender da fé no Senhor. 2 Co 10: 3-5 “ Paulo fala sobre a armadura do Cristão

Ef 6: 10-18

1º Verdade – como cinturão.

2ª Couraça – da Justiça.

3ª Sapatos – prontidão para anunciar as boas novas da paz.

4ª levar sempre a fé – com escudo.

5ª A salvação – como capacete.

6ª A palavra de Deus – como espada.

Paulo além de nos explicar sobre a armadura do verdadeiro soldado (cristão) nos deixa alguns Conselhos – muita oração – pedir ajuda de Deus – sempre ser guiado pelo Espirito – ficar alerta – nunca desanimar.

Como manter nossa fé avivada em Deus? Já mais negocie o seu:

1. TSD. (ORAÇÃO, PALAVRA, JEJUM, ADORAÇÃO) TODOS OS DIA

Leitura da palavra = “A prática da leitura da Palavra de Deus é a arte de procurar o Senhor nas páginas das Sagradas Escrituras, de enxergar toda a riqueza que está por trás da mera letra, de ouvir a voz de Deus, de relacionar texto com texto e de sugar todo o leite contido na Palavra revelada e escrita, tanto nas passagens mais claras como nas passagens aparentemente menos atraentes, por meio de uma leitura responsável e do auxílio do Espírito Santo.”

Uma vida de adoração, Jejum e Oração = Lc 2: 36 a 37

2. Discipulado; transferência de vida.

O que é o discipulado?

É o relacionamento entre um mestre e um aprendiz baseado no modelo, que é Cristo.

Por ele o mestre reproduz no aprendiz a plenitude da vida que há em Cristo, capacitando o aluno a treinar outros para que também ensinem novos discípulos.

Esse relacionamento liga a pessoa à cadeia de autoridade existente na Igreja. Assim, o discípulo é acompanhado em seu processo de crescimento e ajudado a conformar sua vida com o propósito de Deus, como também a se encaixar na vida da Igreja.

Discipular é transmitir a vida de Jesus. É reproduzir essa vida em outras pessoas, ensinando-as a guardar tudo que Ele ordenou.

3. Participação na célula;

4. Participação nas atividades da Igreja; Cultos, congressos, seminários, TADEIS, Vigílias, etc.

Desfecho – TESTEMUNHO Pr Marcos – quando ele estava preparando essa palavra ele estava orando para que o céu descesse sobre a Igreja. Ele entra na cozinha onde sua esposa estava ouvindo uma palavra em um DVD, o preletor diz: – “Não precisamos pedir para que os céu desça aqui, Precisamos pedir para que Deus abra os nossos olhos para ver o céu que já está dentro de nós. ”

Quantos querem receber do poder de Deus para vencer os seus inimigos com as armas que o Senhor nos deixou? Talvez seja hora de você dar um basta diante de algumas coisas que tem acontecido em sua vida. Venham aqui a frente.