O Discipulado

Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria(15). A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar(16). Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele(19). Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo(20). Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia(21). 1Rs19:15-16,19-21

 

No texto acima, podemos ver alguns princípios que norteiam o discipulado, que envolvem tanto o discípulo como o discipulador.

DISCIPULADOR – ELIAS: JEOVÁ É O MEU DEUS.

1) O DISCIPULADOR GERA O DISCÍPULO EM DEUS. (V.16)

Vemos que Deus indica para Elias o homem (discípulo, Eliseu) que ele deveria passar sua unção, ensinar lhe o caminho dos profetas. Não devemos escolher o discípulo, mas deixar Deus nos falar/mostrar. Claro que há também o caminho natural da frutificação, aqueles que geramos e são nossos filhos na fé.

2) O DISCIPULADOR VAI EM BUSCA DO DISCÍPULO. (V.19)

Depois de gerado em Deus, não podemos ficar parados esperando que o discípulo venha até nós, temos que ter atitude e buscá-lo onde estiver . Veja bem o que diz o texto: “Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu”. Devemos ir onde o discípulo estiver e encontrando-o, desafiá-lo a andar conosco.

3) O DISCIPULADOR TEM UM MANTO, UNÇÃO, MINISTÉRIO PARA PASSAR AO SEU DISCÍPULO. (V.19b)

Lembre-se que o que temos é o que passamos para os outros. Por isso, vida com Deus é o primordial para o discipulador. Devemos ministrar os princípios da fé. Ensiná-lo a ter sucesso e a fórmula está em Josué: 1.8. “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, e que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Por fim Eliseu recebeu o manto que ele desejou, e agiu conforme lhe fora ensinado. O mesmo Jordão que o mestre(discipulador) abriu, Eliseu fez da mesma forma. 2 Rs2.8,13-4.

4) O DISCIPULADOR TEM UMA PALAVRA DE COMANDO. (V.20)

Aqui podemos ver que pela definição da palavra DISCIPULAR (formar, adestrar, amoldar, orientar, ensinar, nutrir, edificar, guiar); os sinônimos são palavras que nos dão uma visão completa do que seria ou se espera de um DISCIPULADOR.

O discipulado de Elias e Eliseu começou com uma palavra de direção: “vai e volta”. Ao final podemos observar os resultados na vida de Eliseu, fruto do relacionamento desenvolvido com seu discipulador ao longo de seu chamado – (2Rs2:9-15). Fez coisas semelhantes aos ensinado pelo mestre e outras maiores.

DISCÍPULO – ELISEU: DEUS É SUA SALVAÇÃO

1) É ACHADO TRABALHANDO. (V.19)

2) ENTENDE DE AUTORIDADE E SUBMISSÃO. (V.20)

3) ENTENDE O NOVO NÍVEL AO QUAL É CHAMADO PARA ANDAR.(V.20b) “Vai e volta.”

4) DEIXA TUDO PARA SEGUIR ELIAS. (V.21)

O QUE É NECESSARIO PARA SER UM DISCÍPULO?

a) RENÚNCIA

  • Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. (Lc 14.26).
  • E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser

meu discípulo. (Lc 14.27)

  • Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. (Lc 14.33)

b) PERMANECER NA PALAVRA.

  •  Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos. (João: 8.31)

c) AMAR OS IRMÃOS.

  • Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. (João 13.35)

d) FRUTIFICAR

  • Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. (João 15.8)

O QUE OS DISCÍPULOS DEVEM PREGAR, ENSINAR E ANUNCIAR?

1) ARREPENDIMENTO – Marcos 6.12

  • Então os discípulos foram e anunciaram que todos deviam se arrepender dos seus pecados.

2) ANUNCIAR O EVANGELHO, CURAR OS ENFERMOS – 1Coríntios 9.16

  • Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
  • Os discípulos então saíram de viagem e andaram por todos os povoados, anunciando o evangelho e curando doentes por toda parte – Lucas 9.6
  • Os discípulos foram anunciar o evangelho por toda parte. E o Senhor os ajudava e, por meio de milagres, provava que a mensagem deles era verdadeira – Marcos 16.20

3- ANUNCIAR TODO CONSELHO DE DEUS.

  • Porque não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus – Atos 20.27

 

Hoje em dia o Senhor Jesus está procurando homens que possam andar neste mesmo nível de relacionamento. Vamos tomar para nós o conselho que o apóstolo Paulo deu para seu discípulo Timóteo: “e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” 2Timóteo2.2

Cuidemos bem uns dos outros.

Pr.Paulo Rubem