O meu lugar no Corpo de Cristo

O objetivo principal da mensagem é nos levar a refletir que há um lugar na igreja para todos, onde cada um tem sua função a desempenhar e motivar todos as estarem bem integrados (ajustados e interagidos) participando ativamente do crescimento do corpo (igreja) e no exercício do amor.

Estamos iniciando 2017 e seria ótimo todos saberem qual o seu lugar no corpo, e que a participação ativa de cada um fará toda diferença para que os propósitos estabelecidos para a Igreja do Senhor Jesus sejam alcançados.

Como parte deste corpo, chamado Igreja, temos alguns desafios como Shalom Comunidade Cristã;

Temos como lema “Buscando a Deus de todo o coração e cuidando bem de cada um” e como tema para 2017 “Formando uma nova geração de líderes. Para andarmos nestes trilhos temos coisas práticas a fazer:
21 dias de oração e jejum
Melhorar o nosso TSD
Evangelizar, ganhar e consolidar pessoas
Sermos discipulados
Discipular pessoas
Participar em uma célula, congressos (MDA, Mulheres, homens, festa das nações)
Festa da roça, seminários, reuniões todo final de semana
Cursar Escola de Vencedores, assumir liderança de células ou ministérios.
Leitura de livros recomendados, etc

Fazer a leitura de alguns textos bíblicos

Romanos 12:4,5>> Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.

Diante do exposto no texto lido, fica claro a necessidade de que cada um de nós encontremos nosso lugar exato para que possamos cooperar com a edificação do Corpo de Cristo.

Como o apostolo Paulo também propõe em outra de suas cartas

Efésios 4:15,16>> Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Neste texto, o apostolo Paulo nos passa orientações, mas deixa claro que o corpo depende da cabeça. Embora ninguém gostaria de perder membros do seu corpo, sabemos que muitas pessoas vivem muito bem sem um braço, uma perna ou um olho, mas nenhum corpo sobrevive sem a cabeça. Assim quando a igreja se torna numa organização social que se importa somente com as relações humanas, esquecendo da importância da fidelidade total à cabeça (Jesus Cristo), ela morre.

Talvez e infelizmente, pois segundo a lógica um corpo completo deveria ser muito mais eficiente – alguns corpos ou pessoas que lhes falta algum membro, são mais eficientes e eficazes que muitos que são completos. Acho que tiram vantagem da lei da compensação.

Conforme 1 Pedro 2. 4-5, vemos mais uma vez reforçada os argumentos sobre a participação de cada pessoa na construção da igreja.

1 Pedro 2:4,5>> À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

No texto vemos que Pedro compara os membros do corpo de Cristo à pedras vivas, e que cada uma dessas pedras tem função primordial na edificação de uma casa espiritual.

Tanto em Efésios e 1 Pedro vemos a ideia da participação de cada um. Ninguém fica de fora! Ninguém é descartado, inútil ou somente uma parte decorativa.

Todos têm lugar no corpo. São importantes e executam algo. Desta forma é importante que cada um descubra seu lugar e sua função no corpo. Pois a nossa funcionalidade é muito mais eficiente quando descobrimos qual a função a ser desempenhada. Nas duas figuras, corpo ou prédio, a ideia é a edificação mútua dos cristãos e que somos interdependentes.

A igreja deve ser uma família. E família requer relacionamentos. Implica em diversidade, pois uma família é constituída de pessoas diferentes (em idade, dons, capacidade, histórias e percepções). E família também implica em princípio de autoridade.

Bem ajustada significa cada membro com seu lugar definido, seu papel definido, desempenhando bem suas funções a qual sente-se vocacionado e capacitado por Deus.

Entendemos que é responsabilidade dos líderes cooperarem para que cada um esteja bem ajustado no corpo desenvolvendo seus papeis e alcançando maturidade
Vejam Efésios 4:11-14>> E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Crescer é o alvo de todo organismo vivo. A família de Deus deve ser bem ajustada, consolidada (tem a ver com maturidade) e crescer não só numericamente, mas principalmente em amor, que automaticamente e certamente acarretará crescimento numérico. Quem que não sentiria bem sendo bem acolhido e amado?

1 Coríntios 12:12-27>> Pois assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, constituem um só corpo; assim também é Cristo. Em um só Espírito fomos batizados todos nós em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber dum só Espírito. Também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se a orelha disser: Uma vez que eu não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o corpo inteiro fosse olho, onde estaria o ouvido? Se o corpo inteiro fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus dispôs os membros no corpo, cada um deles como lhe aprouve. Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? Agora, na verdade, são muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: Eu não preciso de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Eu não preciso de vós. Antes pelo contrário os membros do corpo, que parecem ser mais fracos, são necessários; os membros do corpo, que reputamos menos honrosos, a estes revestimos com muito mais honra, e os que em nós não são decorosos, têm mais abundante decoro, ao passo que os decorosos em nós não têm necessidade de decoro. Mas Deus arranjou os membros do corpo, dando muito mais honra àquele membro que não a tem em si, para que não houvesse cisma no corpo, mas os membros tivessem o mesmo cuidado uns pelos outros. Se um só membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se um é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora vós sois corpo de Cristo, e individualmente um de seus membros. (No capítulo, o apostolo Paulo estava falando acerca dos dons espirituais, então ele usa o a figura do corpo e sua funcionalidade para mostrar a similaridade entre os fatos)

Todo tempo somos estimulados a funcionar numa perfeita cooperação com as demais partes do corpo. Ainda que cada membro tenha sua distinção e função no corpo, trabalhar em cooperação, para a unidade; a qual é comandada pela cabeça. O corpo inteiro depende do Senhor do Corpo. O crescimento e movimento do corpo estão na obediência à cabeça.

O corpo é formado de muitos órgãos, membros, partes etc. Alguns semelhantes, outros de aparência e estrutura completamente diferentes. Assim a igreja é formada por uma gama variadíssima de pessoas (o franco, o escorregadio, direto e o vago, o calmo e o impaciente, o mais e menos inteligente (pelos menos se acham), o seguro e o inseguro, o corajoso e o medroso, o orgulho e o humilde, o educado e o mal-educado, melindrado e o casca grossa, o gentil e o grosseiro e assim por diante).

Já houve época em que os estudiosos da área médica acreditavam que alguns órgãos seriam dispensáveis, ou que não teriam funções ou não saberiam explicar as suas funções, mas eu deixaria uma pergunta? Será que Deus errou ao projetar o ser humano? Bato na tecla que todos são importantes, especiais e tem o seu lugar no corpo, ainda que seja uma função estética.

Para todo corpo funcionar bem, cada parte precisa estar fazendo bem a sua função. Se um falhar, compromete todo o corpo, a saúde e a até a sua existência, ou seja, de todos. Há uma grande dependência dos órgãos entre si.

Sendo assim não tem sentido membro orgulhoso, sentindo-se mais importante que os outros; todos são importantes para o corpo funcionar.

Não tem sentido membro com complexo de inferioridade. Cada cristão tem que entender o quanto é necessário ele fazer o que lhe compete na hora certa, da maneira certa. Só assim a família, a igreja, o corpo de Cristo funcionará como um corpo em harmonia.

Imagine um olho abrir quando a pessoa acorda, mas o outro só uma hora depois. Os dois olhos precisam trabalhar juntos.
Isso não quer dizer que todos os órgãos precisam estar totalmente ativos no momento que o corpo acorda. Os dentes vão funcionar com esforço total na hora do café, do almoço. Depois vão descansar e entra a hora do estômago trabalhar.

Existem algumas simbioses (Ecologicamente, é a interação entre duas espécies que vivem juntas e figuradamente associação íntima entre duas pessoas), vida em comum, que para a proposta de Deus de vivermos como família, essas simbioses ocorrendo no corpo seriam anomalias que deveríamos estar conscientes e evitar que acontecesse em nosso meio. Elas são chamadas relações ecológicas que descrevem tipos de relacionamentos entre os seres vivos, inclusive os humanos.

Essas relações são classificadas como positivas, quando há ganho para um dos envolvidos ou para ambos, e como negativas, quando há prejuízo pelo menos para um dos envolvidos.

Os recifes de corais são formados por vários indivíduos unidos que, normalmente, trabalham em conjunto. Essa relação é denominada colônia. A união de diversos seres vivos da mesma espécie também ocorre de uma outra maneira, quando seus integrantes são extremamente organizados e desempenham funções diferenciadas, e não estão apenas unidos como é o caso das colônias. Chamamos de sociedade a essa relação e ela ocorre, por exemplo, entre abelhas, formigas e cupins.
Em uma colmeia, a organização é perfeita, pois existe a rainha, responsável pela reprodução, o zangão, cuja função é fecundar a rainha, e as operárias que são estéreis e desempenham as mais variadas funções, como por exemplo, proteger e limpar a colmeia, coletar o mel, fabricar os favos, etc.
Tipos de simbioses ou relações ecológicas que existem entre os seres vivos:
A protocooperação em que os dois seres envolvidos cooperam um com o outro. Um exemplo disso é o que ocorre pássaro-palito e o jacaré. Trata-se de um tipo de pássaro que retira os resíduos de carne existentes entre os dentes do jacaré. Com isso, o jacaré ganha uma limpeza bucal e o pássaro recebe seu pagamento forma de comida. Nessa situação, os dois se ajudam, mas não dependem disto para garantirem sua sobrevivência, como é o caso que vem a seguir.

O mutualismo é uma associação imprescindível, pois ela garante que os dois animais envolvidos sejam beneficiados e sobrevivam. Um exemplo de mutualismo é o líquen em que acontece a associação de uma alga com um fungo: a alga produz alimento através do processo fotossintético que o fungo utiliza; este, por sua vez, absorve muita umidade e matéria orgânica que a alga aproveita.
Outra situação de mutualismo ocorre entre os ruminantes (o boi, por exemplo) e as bactérias em seu estômago. Os bovinos são herbívoros, mas, apesar disso, não produzem uma enzima denominada celulase, necessária para quebrar a celulose das folhas. Esse trabalho, então, é realizado pelas bactérias que, em troca, ganham alimentação e moradia.

Já no inquilinismo, nenhum dos seres vivos envolvidos retira nada do outro. O exemplo clássico é o das plantas epífitas (orquídeas e bromélias) que aderem aos troncos das árvores. Isso garante que consigam maior luminosidade e, portanto, tenham condições de realizar a fotossíntese para produzir seu alimento. Para as árvores, a presença dessas plantas é inofensiva.

O comensalismo é o ato de compartilhar do mesmo alimento. Ocorre, por exemplo, entre as hienas e os leões. Estes caçam sua presa e devoram parte dela até sentirem saciados. As hienas ficam à espreita da saciedade dos leões e então se alimentam do que sobrou. Nessa relação, as hienas se aproveitam do “trabalho” (a caça) dos leões, mas não os prejudicam.

Ao contrário, o parasitismo é uma relação onde um tira proveito do outro, prejudicando-o. Um exemplo, em nosso próprio organismo, são os piolhos e carrapatos. São chamados de ectoparasitas, pois se instalam do lado de fora do corpo. Mas há também os endoparasitas, que se instalam dentro do corpo, como os vermes que ficam em nosso intestino. Eles retiram grande parte dos nutrientes que consumimos, podendo nos causar anemia.

A herbivoria ou herbivorismo refere-se à alimentação dos vertebrados que se alimentam de plantas, consequentemente, predando-as. (No caso do homem, dá-se ao fenômeno o nome de vegetarianismo e, no caso dos insetos, de fitofagia.)

Finalmente, no predatismo, a relação é entre a presa (que servirá de alimento) e o predador (que caçará a presa). São muitos os exemplos que poderiam ser apresentados. Um deles é o que ocorre entre os leões e as zebras. O predatismo é de grande valia para o ambiente, pois ajuda a controlar a população de determinados animais.

Qual tipo de relação é pior? Será que elas descrevem algum estilo praticado por algum de nós?
Será que, na igreja, no corpo de Cristo, temos vivido relações como algumas dessas que foram descritas? Estamos vivendo algum desequilíbrio? Será que sabemos qual o meu lugar no corpo de Cristo e meus papeis?
No contexto igreja, o que Deus espera de nós é
Efésios 4:15,16>> Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Você gostaria de ser uma peça ou objeto esquecido em uma gaveta? Ou gostaria de saber o seu lugar no corpo e estar funcionando corretamente?

Alguns lugares que podemos estar atuando no contexto da Shalom Comunidade Cristã. Um lugar e um chamado onde todos deveriam estar (Mt 28. 19-20 O Ide). Estarmos encaixados em célula. Participando e fazendo discipulado um a um. Fazendo parte de um dos ministérios. Orando. Sendo fiel nos dízimos e ofertas. Assumindo liderança células ou ministério.

Encerrar cantando a canção abaixo:

Música para o final>> Corpo e Família

Pr. Hiloki Maruyama

Recebi um novo coração do Pai Coração regenerado, coração transformado, Coração que é inspirado por Jesus Como fruto deste novo coração Eu declaro a paz de Cristo, Te abençoo, meu irmão, Preciosa é a nossa comunhão
Somos corpo, e assim bem ajustado Totalmente ligado, unido, vivendo em amor Uma família sem qualquer falsidade Vivendo a verdade, expressando a glória do Senhor Uma família, vivendo o compromisso Do grande amor de Cristo
Eu preciso de ti, querido irmão, Precioso és para mim, querido irmão. Eu preciso de ti, querido irmão, Precioso és para mim, querido irmão.