Por que é tão importante perdoar os outros?

Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e  calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e  compassivos uns para com os outros, perdoando-se  mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.  Ef 4.31-32

Perdão radical é o ponto central do Evangelho de Jesus Cristo.  É praticamente inexplicável que um Deus santo iria  enviar Seu  único Filho, sem pecado para morrer pelos pecados do mundo,  para que pudéssemos receber o perdão do pecado e termos uma  maneira de reconciliarmos  com  Deus.

O perdão que Deus  estendeu para o mundo através de Seu Filho, não com base no  mérito humano ou obras, mas apenas pela graça de Deus, é talvez  a coisa mais profunda que a mente humana pode ponderar. É  também  a base por que devemos perdoar as outras pessoas.  Devemos perdoar os outros como Deus, em Cristo, nos perdoou. O que Paulo escreve aos Efésios não é nada novo.

É  claramente uma amplificação de como Jesus ensinou seus  seguidores a orar. Incluído em Seu modelo de oração em Mateus 6  Ele faz a seguinte declaração: “Perdoa as nossas dívidas, assim  como perdoamos aos nossos devedores” (v.12).

Jesus nos ensina  a orar de tal maneira que, como pedimos a Deus para nos perdoar,  pedimos que Ele nos perdoe da mesma forma que perdoar os  outros. Simplificando, Jesus nos lembra  que o perdão que  estendemos aos outros precisa ser motivado pelo perdão que foi  estendido a nós. Perdoar os outros pode ser difícil, mas é importante que o  façamos.

Primeiro, ele magnifica Jesus.

Em segundo lugar, ele nos  ensina um estilo de vida de perdão (já  que o perdão não é  normalmente apenas um ato único, mas uma postura permanente  do  coração).

Terceiro, impede  que  nós mesmos nos auto  coloquemos em uma prisão, onde a amargura, a ira, a raiva, o  clamor, o falar maldoso, e a maldade são nossos companheiros de  cela. Encher-se do Evangelho de Jesus Cristo, isto  é sermos  verdadeiros  Cristãos,  é  a  nossa  única  esperança  para  entendermos a profundidade do perdão e estendê-lo aos outros.

Jeff & Mônica Fife, missionários, diretores executivos do  “Brazil River of Life Ministries”