A Obra não pode parar

TEXTO BASE: Ne 6:3  “Por isso enviei-lhes mensageiros com esta resposta: Estou fazendo uma grande obra e não posso parar. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês? “

QUEBRA-GELO: Quando um construtor está empenhado em construir uma obra, ele não pode deixar nada tirar-lhe a atenção. A sua responsabilidade é terminar aquela construção que foi iniciada.

Ler Lc 14:28-30

– Neemias representa todos nós que estamos envolvidos na obra do Senhor. Deus nos deu uma missão, Ele nos comissionou, e nos deu a garantia que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28:20

– É importante o líder frisar bem que a missão de Deus para Neemias é a mesma dada a nós também.

(Obs.: Seria bom o líder ler o livro de Neemias antes de ministrar esta aula para ter uma visão panorâmica)

– O Líder deve lançar esta pergunta para reflexão em grupo: “Como deve ser nossa postura hoje em dia para realizar a obra do Senhor sem esmorecer no meio do caminho?”

Algumas atitudes que devemos ter para trabalhar na obra do Senhor

1ª  ATITUDE – FORTALECIMENTO – Ne 2:18 “Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito. Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra”

– É interessante notar neste versículo que Deus só fortalece as mãos de quem está com o coração na obra Dele.

– Deus quer fortalecer nossas mãos para o trabalhar na Sua obra

2ª ATITUDE – ÂNIMO – Ne 4:6 “Assim edificamos o muro; e todo o muro se completou até a metade da sua altura; porque o coração do povo tinha ânimo para trabalhar.”

– O líder deve definir o que é ânimo: Ânimo não é apenas entusiasmo, mas é perseverança e coragem diante das situações difíceis. (Dic Aurélio).

– O líder deve ressaltar que desânimo é a derrota antes da batalha começar.

– O líder deve fazer uma pergunta para que cada pessoa possa analisar o seu desempenho pessoal e refletir como está o seu trabalho na obra do Senhor –

PERGUNTA: Que altura está o seu muro? No início? Na metade? 

– O líder deve explicar aos participantes que os muros são: discipulados, tempo a sós com Deus (Oração, leitura, jejum), obediência à voz do Senhor, fidelidade nas contribuições, participação efetiva nos cultos e nas programações da igreja…

– Depois que todos tenham participado, o líder deve responder a pergunta anterior: Que altura está seu muro?  A altura do seu muro vai depender do seu ânimo, e da sua disposição em responder ao chamado do Senhor!

3ª  ATITUDE – FOCONe 4:16-18  (Pedir algumas pessoas para ler os versículos)

– Mostrar aos irmãos da célula que mesmo debaixo de pressão, e diante das lutas o povo se inclinava para trabalhar. Eles não desistiam de cumprir o IDE do Senhor.

CONCLUSÃO:

– Nós fomos chamados para ganhar vidas e consolidá-las. Não podemos parar, pois estamos no meio de uma  grande obra.

– Devemos tomar cuidado, pois tudo que Satanás quer é nos distrair na obra do Senhor com coisas vãs que não edificam, e nem trazem unidade no trabalho.

– O líder deve finalizar mostrando que vale a pena pagar o preço na edificação da obra do Senhor.       

Deus Abençoe!!!

Pr. Gil Ferreira