Aprofundando as Raízes

Você sabia que: a composição do solo interfere diretamente na qualidade das plantações? O solo ideal para boas plantações é aquele que possui quantidades ideais de nutriente, os quais são dissolvidos na água e são absorvidos pelas raízes das plantas. Mas solos que são deficientes desses nutrientes precisam ser trabalhados pelos agricultores para se tornarem ideais para o plantio. Nesse caso, utilizam da adubação e da drenagem do solo. É evidente que bons frutos só surgem de plantas geradas em solo fértil, o qual permite que as raízes se aprofundem nela e absorvam tudo o que é necessário para seu crescimento.

TEXTOS: Lucas 8:5-8

O que a Bíblia diz a respeito disso? O texto de Lucas 8 descreve Jesus ensinando os discípulos sobre os “tipos de solo” do nosso coração. Ele apresenta quatro tipos de solo em que as sementes foram lançadas. O primeiro solo é a terra dura e impermeável da beira da estrada (é o coração que rejeita a Palavra e a direção de Deus). O segundo, é o solo pedregoso que contém pouca terra e, como consequência, poucos nutrientes e quase nenhuma água (é o coração que recebe a Palavra com alegria, mas que não aprofunda suas raízes e abandona a Deus na hora da provação). O terceiro, é o solo onde foi permitido que ervas daninhas crescessem e disputassem a água e os nutrientes da terra com a semente plantada, fazendo com que elas fossem sufocadas após um tempo (é o coração que permite que as preocupações, as riquezas e os prazeres dessa vida tomem o lugar de Deus). Por fim, o quarto solo é a boa terra, que permite a semente germinar e criar raízes profundas, oferecendo tudo o que ela precisa para se desenvolver e frutificar.

Somos instados a aprofundarmos nossas raízes no Senhor e a crescermos em fé, dependência e ousadia de modo extraordinário. Mas para isso acontecer é necessário mudarmos alguns hábitos:

1 – CONHECER MAIS A DEUS – Nós vivemos na época de maior abundância e maior facilidade na história da humanidade. Temos riquezas, recursos, instrumentos, tecnologia e fácil acesso à informação. Além disso, possuímos diversas traduções da Bíblia, cursos, seminários, congressos e tantas outras coisas que edificam nossas vidas. Mas curiosamente essa é a época onde menos se sabe sobre a Bíblia e onde as pessoas menos gastam tempo em oração. Não faça parte dessa estatística! Decida priorizar seu relacionamento com Deus (oração), seu conhecimento sobre sua Palavra (Bíblia) e sua consagração (jejum). Defina sua busca pela presença Deus como prioridade e não permita que as distrações o afastem da Sua presença.

2 – NÃO SE DISTRAIA – Vivemos tempos confusos e intensos que nos inclinam a perdermos o foco. Não deixe com que as preocupações com a política, com a economia, com seu trabalho, com sua família e até mesmo conversas tolas e maldizentes (fofoca, murmuração, etc.) o distraia, pois elas podem abalar sua fé e sufocar sua esperança. Tenha o firme propósito de andar com Jesus e não vacile para a dúvida, para o medo ou para qualquer sentimento – ou problema – que o faça parar. Não importa o quão difícil sua vida esteja, não negligencie sua vida com Deus.

3 – CONTINUE PERSEVERANTE – Uma semente não germina e se desenvolve do dia para a noite. É preciso tempo para que ela cresça de modo saudável. Por isso, persevere no seu relacionamento com Deus e busque com perseverança conhecer mais a Ele. Tiago 5:7 diz: “… sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.” Desenvolva suas raízes com perseverança e permita que Deus transforme profundamente seu coração.

DESAFIO: Durante essa semana, tenha um tempo de oração diante do Senhor e peça para que Ele lhe revele qual tipo de solo você tem sido e quais as distrações que tem impedido de você se aprofundar mais nEle. Anote o que o Espírito Santo revelar e converse com seu líder sobre isso.

CONCLUSÃO: Criar raízes fortes e saudáveis exige profundidade, bons nutrientes e perseverança. Estabeleça (dentro do possível) um horário fixo para orar e uma rotina de leitura bíblica. Deus deseja encontrar um bom solo para depositar as riquezas da sua Palavra e dos seus sonhos para cada um de nós. Você gostaria de ser um solo fértil