Estações da vida – O inverno

Texto Base: Ct 2. 11-13 – “Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem.”

Quebra Gelo: As estações do ano também podem ser aplicadas à nossa vida cristã. Na vida todos nós passamos por fases, ciclos e estações. Você diria que está vivendo em qual estação em sua realidade hoje? Deixe cada um expressar o momento de sua vida

Introdução: Claro que em nosso país, temos as estações (verão, outono, inverno e primavera), mas as mudanças não são tão visíveis como em alguns países. Mas por definição ou observação, o inverno é a estação mais fria do ano, úmida e triste. Nesta estação, associado ao ciclo biológico, alguns animais entram em hibernação e se recolhem durante o período de frio intenso, também os dias são mais curtos e por isso escurece mais cedo.

Roteiro para conduzir o estudo de hoje:

  1. Todos concordam que passamos por fases, ciclos ou estações durante nossa existência? Ou alguém tem uma visão diferente disso? Deixe 1 ou 2 pessoas expressarem
  2.  Peça para alguém ler em alta voz: “Vivemos dias escuros, sombrios, com perdas, indecisões, medos, isolamentos e muita dor. Mas a boa notícia é que o inverno não é permanente. Mesmo que pareça não ter fim, a cada hora estamos mais próximos de superá-lo. Salomão disse: “Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi; Aparecem às flores na terra, o tempo de cantar chega”. O inverno vai passar, é tudo um ciclo que começa e termina. E quando terminar o inverno, as flores irão se abrir e entraremos no tempo de “cantar”.
  3. Peça para pessoas que estão passando pelo “Inverno”, expressarem como estão se sentindo e lidando com esta estação em suas vidas.
  4. Ler Salmos 30:5b – “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.” Peça pelo menos uma pessoa dar testemunho desta experiência em sua vida.
  5. 1 Coríntios 10:13>> “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” Baseado no texto lido, será que o Senhor permitirá que o inverno seja tão rigoroso que vai nos destruir? Deixar 2-3 pessoas responderem.
  6. Peça que alguém leia: O Espírito Santo é o fogo que aquece nossos corações. Quando sentimos a pressão externa do inverno que nos cerca, devemos nos aquecer por dentro com o fogo que abrasa a nossa alma. O apóstolo Paulo viveu momentos de provas, isolamentos, de frieza externa, porém você nunca o vê desanimado, porque ele mantinha a chama do avivamento acesa em seu interior. Aqueça seu espírito com a presença do Espírito Santo e você vai ter forças para atravessar o tenebroso inverno. Por mais intenso que esteja o frio para você, insista em dizer como Paulo em 2Co 4.8-9 – “ATRIBULADO sim, mas ANGUSTIADO não! PERPLEXO sim, mas DESANIMADO não! PERSEGUIDO sim, mas DESAMPARADO não! ABATIDO sim, mas DESTRUÍDO não! Tudo passa! O seu inverno vai passar.

Conclusão – Vivemos dias escuros, sombrios, com perdas, medos, isolamentos e muita dor. Mas a boa notícia é que o inverno vai passar. O inverno sempre passa. Como está o inverno da sua vida? Está difícil? Não deixe o frio petrificar seu coração, aqueça-se na chama do Espírito Santo e fortaleça-se para manter-se aquecido na vida espiritual. A eternidade é permanente, mas as lutas, as provas, as crises e os males desta vida vão passar. Tudo passa! O inverno vai passar!

Tiago 1:17>> Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

Hebreus 13:8>> Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.

Pr. Hiloki Maruyama