Tempo de despertar

Texto-chave: Pv 29:2 

Introdução: Todos sabemos que o nosso país vive momentos difíceis e tensos. Existe uma luta entre pessoas de bem e pessoas do mal. Pessoas honestas e pessoas nitidamente desonestas. Podemos dizer também que é uma luta espiritual para se implantar o reino de Deus ou o reino das trevas.

Hoje, no Brasil, como nunca visto em nossa história, políticos e pessoas em instâncias superiores estão criando uma insegurança institucional na nação. Ladrões, corruptos e bandidos são soltos e pessoas de bem são presas. “Poderá um trono corrupto estar em aliança contigo? Um trono que faz injustiças em nome da lei? Eles planejam contra a vida dos justos e condenam os inocentes à morte. Mas o Senhor é a minha torre segura; o meu Deus é a rocha em que encontro refúgio. Deus fará cair sobre eles os seus crimes, e os destruirá por causa dos seus pecados; o Senhor, o nosso Deus, os destruirá! ”  Sl 94:20-23

A justiça está enferma bem como muitos que são responsáveis por aplicá-la. Sem justiça, estamos à mercê de um grande colapso moral e social. “A justiça engrandece a nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo.  Pv 14:34. A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar. Martin Luther King Jr.

Nosso país tem sido assolado por governantes nas últimas décadas que assaltaram os cofres públicos de maneira assustadora, aparelhando o estado para sua perpetuação no poder. Este desvio consciente de verbas públicas tem causado o desemprego e a morte de uma infinidade de pessoas inocentes. O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína. Pv 29:4

Diante deste quadro assustador, como nos portar? O que devemos fazer? Qual a nossa responsabilidade como filhos de Deus? Deixe 2 ou 3 pessoas falarem

  1. Orar pelos que estão em posição de autoridade – Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. I Tm 2:1-2.
  2.  Entender a diferença da monarquia com a democracia – Nos tempos bíblicos o governo era exercido em sua grande maioria por reis e seus descendentes eram seus sucessores. Em nosso país e em muitos outros países, adotou-se o sistema de governo chamado de “Democracia”. A democracia (todo poder emana do povo) pressupõe que o povo, em sua maioria, é quem deve governar, ditar as leis e estabelecer a constituição de seu país. Isto acontece por meio de representantes eleitos pelo povo de uma nação.
  3. Manifestar-se. No sistema democrático, o povo (cristãos e não cristãos) tem a obrigação de votar em seus representantes. Também tem o direito e o dever de se manifestar, indo às ruas protestar, quando a injustiça e o autoritarismo estão sendo praticados pelos que tem posições de autoridade. “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”. Pv 31:8-9.

Precisamos entender o mundo espiritual para entender o que está acontecendo no mundo natural. Qual o seu discernimento espiritual com relação ao que está acontecendo no Brasil e em vários lugares do mundo? Deixe 2 pessoas falarem.

A Palavra de Deus nos alerta que nos últimos dias haveria uma conspiração mundial articulada para se colocar o poder na mão de uma “Trindade Satânica” (A Besta, o falso Profeta e o Anticristo) comandada politicamente por um único homem: o Anticristo. O sistema de governo para fazer isto acontecer é o Socialismo (também chamado de marxismo e progressismo) e o comunismo que é a sua forma mais violenta, assassina e cruel.

Os cristãos ao lutarem por seus direitos e pelos de seu povo através da oração e da manifestação pública, de maneira pacifica, estão se alinhando à vontade de Deus para, no mínimo, protelar a tomada do poder mundial por esta “Trindade Satânica” e assim termos mais tempo para ganhar vidas para Cristo, pregando o evangelho.

O que fazer se as leis do nosso país ferem a Palavra de Deus? Deixe alguns se expressarem.

Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens! At 5:29

Jamais nos esqueçamos que não lutamos por poder neste mundo, mas por justiça, pois a nossa pátria está nos céus.

“A nossa pátria, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Fp 3:20

Dia 7 de setembro, dia da independência do Brasil, manifeste-se contra os abusos de poder, autoritarismos e toda forma de corrupção. Expresse-se favorável ao voto impresso e auditável, pelo impeachment de todo juiz corrupto e pela restauração da ordem institucional em nosso país. Se possível vá a Brasília ou São Paulo manifestar.

Leia estas frases e comente rapidamente:

  • Fale de política hoje sem se corromper, para não ter que deixar de falar de Jesus amanhã!
  • O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. Martin Luther King
  • Nossas vidas começam a acabar no dia em que nos calamos sobre as coisas que importam. Martin Luther King