Não Pare!

Textos: Números 13.32-33 e 14.7-8, Isaías 54.1

Introdução: O ano de 2020 foi um ano diferente e desafiador para todos nós, não é mesmo? Não há quem não esteja sofrendo as “sequelas” provocadas pelo ano de 2020, um tempo que nunca será esquecido por nós. Apesar de muitos terem passado mais tempo em suas casas, a sensação é realmente de muito cansaço, que foi gerado principalmente pelo desgaste emocional que vivemos. As lutas foram tantas que muitas pessoas acabaram desistindo das suas obrigações e, infelizmente, da própria vida.

1. Você se sentiu cansado esse ano e pensou em desistir?

A verdade é esta: quem está cansado, geralmente toma decisões erradas, baseadas somente em seu estado atual. Nossa mente parece ter um mecanismo que conduz o nosso corpo a fugir de tudo o que gera cansaço, por isso, as decisões que tomamos quando estamos cansados nos levam sempre ao conforto e a fazer menos para se ter o mínimo de desgaste emocional possível.

O grande problema que o cansaço gera em nossas vidas é a mudança do nosso ponto de vista, que muitas vezes é prejudicado. A Bíblia nos conta que doze espias foram enviados para conhecer a terra que Deus havia prometido ao Seu povo, porém, a maioria deles pensou mal daquele lugar, devido ao seu ponto de vista errado (Nm 13.32-33). Somente dois espias enxergaram exatamente o que deveriam e estes foram vitoriosos (Nm 14.7-8).

Precisamos tomar cuidado para não enxergar as coisas de um jeito errado, podendo perder inúmeras oportunidades e até acabar desistindo do que Deus sonhou para nós.

2. Você acha possível passar por lutas sem parar e desistir?

Sim, é possível. O que fez aqueles dois espias não desistirem da terra prometida, apesar de todas as lutas que enfrentariam para conquista-la, foi justamente o seu ponto de vista em relação aos outros dez homens. Escolha ter um ponto de vista correto, baseado no que Deus nos ensina e em Seu poder.

I – Mude sua visão e não pare. Josué estava entre os doze espias, porém, ele havia renovado a sua visão, ao contrário de seus colegas, que ainda tinham uma mente de escravidão e de derrota. Se você tem pensado em desistir, perceba se não está permitindo que a sua velha mente, carnal e guiada pelo mundo e pelo pecado, determine seu ponto de vista e suas decisões.

II – Olhe para o que você já gerou e não pare. No texto de Isaías 54.1, Deus pede para que cantemos alegremente, mesmo que ainda não tenhamos alcançado o que desejamos e estejamos em sofrimento. Isto só será possível se mudarmos o nosso ponto de vista. Devemos, portanto, olhar para as coisas que já conquistamos e sermos gratos por elas. É necessário olhar para as circunstâncias de forma espiritual, como quem já gerou grandes coisas em tempos de dificuldades.

III – Entenda que as lutas fazem parte da vida e não pare. Todos nós queremos ter uma boa colheita, mas ninguém deseja semear com lágrimas sobre a mesma. A Bíblia nos fala sobre Jó, um homem que foi testado em todos os seus limites, pois perdeu tudo o que tinha e ainda ficou muito doente. Apesar de tudo isso, não parou. Suas declarações em relação à Deus não mudaram.

Conclusão: Apesar de passarmos por lutas grandes, longas e intensas, não devemos desistir. Jesus não desistiu nem mesmo diante da morte! Nossas opções devem ser: mudar a nossa visão e o nosso ponto de vista, olhar para o que já geramos e não para o que ainda não conquistamos e entender que as lutas fazem parte da vida. Você deseja permanecer? Vamos orar. 

Desafio: Pense e ore a respeito de coisas (motivos) que te fazem pensar em desistir. Escreva-as num papel e aplique os três pontinhos da célula em cada motivo. Finalmente, ore rejeitando o desejo de desistir, pois nós não somos daqueles que retrocedem (Hb 10.39).

Fonte: https://www.cczoe.com.br/estudos-de-celula