Tempo de buscar a Deus

TEXTO BÍBLICO: Oséias 10:12 – “Então eu disse: ‘Semeiem a justiça e colham a misericórdia. Lavrem o campo não cultivado, porque é tempo de buscar o Senhor, até que ele venha, e chova a justiça sobre vocês.’”

INTRODUÇÃO: A natureza nos ensina que tudo acontece em seu devido tempo: as estações do ano, o dia e a noite, a frutificação das árvores, o nascimento e desenvolvimento dos seres vivos (de crianças a adultos, de filhotes a adultos, de mudas a árvores, etc.). Da mesma forma, os propósitos que temos em nossas vidas também têm um tempo certo para se cumprirem: casamento, ter filhos, ter uma profissão ou fazer uma faculdade. Podemos até tentar apressar as coisas, mas perderemos com esta atitude. Podemos também até colher um fruto verde para comer, mas ele não será tão saboroso. A Bíblia nos ensina que existe um tempo para buscar a Deus. Isso não tem a ver com anos ou meses, também não tem a ver com circunstâncias externas; o tempo certo para buscarmos a Deus tem a ver conosco e com a nossa disposição.

ROTEIRO: Lancem as perguntas e deixem as pessoas responderem.

  1. Como tem sido a sua busca por Deus?
  2. Como está seu relacionamento com ele?
  3. Você se relaciona com Deus como um amigo?

a. Este é o desejo de Deus em relação a você. (Jo 15.15)

b. Para sermos amigos de Deus, precisamos ser inimigos do mundo. Nosso coração precisa estar completamente voltado para Deus e para os seus propósitos (Tg 4.4). É importante entendermos que, para sermos inimigos do mundo, não será necessário que nos isolemos em uma ilha e deixemos de ter contato com qualquer ser humano que não conhece a Deus. A verdade é que o Senhor nos colocou neste mundo com um propósito, então precisamos e devemos nos relacionar com ele, porém, não devemos amá-lo.

c. As coisas deste mundo (o poder, as riquezas, os desejos da carne, o pecado, a fama, etc.) podem tirar de nós o desejo pela busca do Senhor. Precisamos ficar atentos.

  • O que te atrapalha de buscar a Deus?

A incredulidade, a correria do dia a dia, os problemas e até mesmo a prosperidade pode nos afastar de Deus. Precisamos cuidar do nosso coração para que ele esteja sempre voltado para o Pai. Por isso, devemos sempre buscar ao Senhor:

CONCLUSÃO: Hoje pode ser o tempo de buscarmos a Deus e isso só dependerá de nós. O que Deus precisava fazer para que pudéssemos busca-Lo, Ele já fez. Precisamos abandonar os nossos pecados, ter em nós o desejo de conhecer mais a Deus, permitir que o Seu temor inunde o nosso coração e reconhecer que não somos nada sem o Senhor. Se há em você um desejo de buscar a Deus, levante a mão e vamos orar.

Pr. Hiloki Maruyama