Nova Vida (ESTUDO A SER MINISTRADO NO QUARTO E ÚLTIMO ENCONTRO COM O “FILHO DA PAZ”)

NOVA VIDA

Quebra Gelo: Você já ouviu falar em “Setembro Amarelo”. Poderia explicar do que se trata? Acha importante essa ação? Por que você acha que pessoas tiram suas próprias vidas?

Texto-chave: Lc 19:1-10 – Ler

Hebreus 11:6 – Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. O maior de todos os milagres é o novo nascimento. O melhor que pode acontecer com uma pessoa, não é uma cura ou qualquer outro benefício, mas a oportunidade de começar uma nova vida com Jesus e livre da condenação eterna.

João 3:3,4 – Jesus respondeu: “Eu lhe digo a verdade: quem não nascer de novo, não verá o reino de Deus”. “Como pode um homem velho nascer de novo?”, perguntou Nicodemos. “Acaso ele pode voltar ao ventre da mãe e nascer uma segunda vez?” Você está seguro de que já tem esta nova vida? Vamos ver a história de como um homem recebeu esta nova vida e o que ele enfrentou.

1- Este homem procurou ver quem era Jesus – Lc 19:3 Zaqueu, um homem que tinha bens materiais, chefe dos cobradores de impostos, mas, apesar da sua posição e do que ele tinha, com certeza lhe faltava algo. O que você acha que lhe faltava? O que despertou nele o desejo de ver quem era Jesus?

2- Ele teve atitude: correu e subiu em cima de uma árvore – v.4. Ele não ficou apenas no desejo. O querer deve nos levar a uma atitude que nos leve a buscar e conhecer Jesus.

3- Jesus faz o convite para entrar na sua casa – v.5. Por causa desta atitude, Zaqueu atraiu o olhar de Jesus. E o convite que Ele faz é para todos nós “deixe-me entrar em sua casa (vida).

4- Prontamente, Zaqueu o recebeu com alegria – v.6 – Ele desceu depressa e o recebeu com alegria”. Zaqueu entendeu que era o seu momento e o seu privilégio receber a Jesus em sua vida. Esta é a decisão mais importante que alguém pode tomar e esta decisão ninguém pode tomar por você. Nem Deus o fará! Por isso, é absolutamente necessário que cada um escolha receber a Cristo como Senhor, para que possa usufruir da salvação e de uma nova vida abençoada.

5- Zaqueu revela a Jesus o seu arrependimento – v.8. Sendo ele um pecador, ele se arrepende e demonstra com atitudes a decisão de mudança de vida.

6- A salvação entra em sua casa v.9. Quando O recebemos em nossa casa, em nossa vida, recebemos o perdão, a salvação e uma nova vida, pois o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido V.10. O maior benefício da nova vida é que nossos pecados são perdoados e estamos livres da condenação. Nós, que éramos perdidos e pecadores, passamos a ser filhos de Deus por meio de Jesus.

ORAÇÃO DE ENTREGA: Senhor Jesus, entrego a ti a minha vida e te recebo como meu Senhor e Salvador. Perdoe os meus pecados e me ajude a viver o resto de minha vida como filho e amigo de Deus recebendo essa oferta de uma “Nova Vida”. Em nome de Jesus, Amém!

ORIENTAÇÕES FINAIS: Motivar a pessoa a ir na célula e ir nas reuniões de celebração da igreja.

Pr. Hiloki Maruyama