Paternidade Espiritual

ESTUDO DE CÉLULA BASEADO NA PALAVRA ESPECIAL COMUM MINISTRADO DOMINGO 13/03/2022

Quebra-gelo: Pergunte a duas ou três pessoas: Quem já viveu a experiência de cuidar de uma vida na Igreja do início da conversão até o batismo?

Embora o texto que vamos ler fale de nascimento biológico, vamos focar nos filhos espirituais que Deus que nos dar.

Texto base: Lc 1:5-25

Enquanto que muitos não podem ou não querem cuidar de vidas, esse texto conta a história de um casal que não podia ter filhos, mas que nunca havia aberto mão de seus sonhos. Abaixo veremos algumas características que se destacavam na vida de Zacarias e Izabel.

  1. Ser discípulo – Só pode cuidar de alguém quem está sendo cuidado. Tudo leva a entender que Zacarias andava debaixo de Cobertura espiritual de alguém para exercer suas funções. V5“um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abias…”  Zacarias era do grupo de Abias, e isso nos leva a entender que alguém tinha autoridade sobre a vida dele.
  2. Ter uma vida de testemunho verdadeiro. V. 6“Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor”. Esse casal vivia a vida que para Deus é correta, obedecendo fielmente a todas as leis e mandamentos do Senhor. Eram modelo perfeito de um crente naquele tempo.
  3. Servir a Deus nos ministérios – Exercia funções no templo. V8“Ora, estando ele a exercer as funções sacerdotais perante Deus, na ordem da sua turma”. Isso significa que ele trabalhava no templo.
  4. Vida de oração. V13 – “Mas o anjo lhe disse: Não temais, Zacarias; porque a tua oração foi ouvida”. Era pessoa de oração. Tinha a marca da perseverança.

Aparentemente, tinham tudo para serem as pessoas mais felizes da terra, só faltava uma coisa para completar suas vidas: Serem Pais. Um cristão só pode alcançar uma vida de vitória aqui na terra depois de passar pela experiência de ser Pai (discipulador). Você já conseguiu gerar um filho espiritual? Conseguiu levá-lo ao batismo? O que essa pessoa se tornou dentro da Igreja?

Não tinha filhos V. 7 – “Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos avançados em idade”. Zacarias e Izabel estavam muito envolvidos em ministérios específicos (teatro, música, diaconia etc.), mas tinham consciência que o mais importante do que fazer coisas práticas, era viver com plenitude o papel de ganhar e cuidar de pelo menos uma vida. Zacarias e Izabel, embora possuíssem um problema patológico que os impediam de gerar filhos, nunca haviam desistidos dessa possibilidade.

     Na cultura judaica, não gerar filhos significava não ter a benção de Deus, e para completar, eles já eram idosos.

O prejuízo da queda do ser humano, afetou tanto a paternidade vertical, como também a paternidade horizontal.

  • Paternidade Vertical: Fala do nosso relacionamento direto com Deus. Com a queda iniciou-se um processo de distanciamento entre Deus Pai e os Homens por causa do pecado. No início, Deus descia do céu todos os dias na virada do dia para se relacionar com Adão – Is 59:2. Um dos primeiros ensinos de Jesus aqui na terra, foi trazer a visão Deus, como um pai amoroso. Mt 6:9
  • Paternidade Horizontal: Deus sempre se preocupou em colocar do lado do homem alguém com mais maturidade para lhe auxiliar diante dos grandes desafios da vida (o papel do discipulador). Adão e Eva foram os mais privilegiados, pois foram discipulados pelo próprio Deus. Outros exemplos: Moisés x Josué; Samuel x Davi; Noemi x Rute; Elias x Eliseu; Barnabé x Paulo; Paulo x Timóteo etc.

Qual é o papel do discipulador (pai espiritual)?  Entre muitos papeis, discipular é transmitir vida, testemunho, ensino, ser exemplo na fé e na conduta, guiar os discípulos até o Senhor, aconselhando-os, intercedendo por ele, desenvolvendo amizade etc.

A maior alegria de um cristão deve ser levar uma pessoa até Cristo. Nenhum prazer desta terra se aproxima dessa experiência. Quando ganhamos uma vida provocamos festa nos céus. 

Em um belo dia um anjo aparece para Zacarias no templo e lhe traz a notícia – V.13. Eles receberam da parte de Deus a oportunidade de cuidarem de um filho (discípulos). Um bebê que necessitaria de cuidados específicos.

Na Bíblia quando o apóstolo Paulo falava de seus discípulos, ele se referia a eles como bebês na fé.   

Quais são as necessidades básicas de um recém-convertido?

1ª – PROTEÇÃO – Gl 4:19 – Paulo continuava a sentir dores de parto por seus filhos na fé, até Cristo ser neles formados, e orava, suplicando para que os crentes de corinto não se desviassem na vida cristã. ll Co 13:7

2º – AMIZADES – O novo convertido ganhou uma nova família e precisa de amizades de seus irmãos em Cristo. O novo convertido será procurado ocasionalmente para sair com seus velhos amigos. Mas os novos amigos precisam se agarrar ao novo convertido, como a casa da laranja.

3º – ALIMENTO – Os bebês precisam ser alimentados regularmente, assim como os recém-nascidos espiritualmente – l Pe 2:2,3.  O alimento é a palavra de Deus.

4º – TREINAMENTO – l Ts 2:11 – Mas os primeiros ensinamentos são os pais que transmitem. Na medida em que o filho vai crescendo, outras pessoas começam a cooperar para o crescimento do filho, mas o pai continua cooperando como processo.

Desfecho – Deus tem nos chamados nesses dias para sermos pais de uma geração de conquistadores. Precisamos assumir a paternidade daqueles que estão chegando na Igreja. Jovens que serão grandes influencias na política, na educação, na saúde e principalmente ganhadores de vidas para o Reino de Deus. Quantos aqui querem ser pais espirituais?

Pr. Marcos Pereira