Fome e Sede

Quebra-gelo: Aqueles que já passaram um nível maior de fome ou de sede sabem o quanto essa sensação é desesperadora. Não poder obter o que se deseja ou necessita, chega a nos fazer pensar em coisas impossíveis e nos faz desejar qualquer coisa que satisfaça a nossa necessidade.

Você sabia que, em geral, o tempo que uma pessoa pode sobreviver sem comida, sem água e sem sono é: Comida (1 a 2 meses), Água (3 a 7 dias) e Sono (no máximo 11 dias)?

Textos: João 4:5-15.

O que a Bíblia diz a respeito disso? A Bíblia nos conta a história de uma mulher samaritana que havia ido à fonte que ficava fora da cidade para buscar água. Era por volta de meio dia, sol muito forte, mas ela tinha uma necessidade. Porém, não imaginava que este seria o dia em que sua sede seria verdadeiramente saciada. Em todo o capítulo, podemos perceber que no coração daquela mulher havia muita sede e fome, mas ela não sabia como saciar. Ela procurou suprir sua necessidade em relacionamentos. Mas Jesus, encontrando aquela mulher, ofereceu o que ela realmente precisava e garantiu: você nunca mais terá sede. Imediatamente a mulher disse: Senhor, me dá dessa água! Todos nós temos sede e fome de coisas que muitas vezes não sabemos identificar. Na ânsia de nos satisfazer, buscamos em coisas que estão fora do padrão de Deus para nós. Talvez no seu interior você sinta falta de algo que não sabe bem o que é. Jesus mostrou para aquela mulher que na verdade a sua sede era por Deus. A nossa sede e fome sempre são por mais de Deus. Muitas vezes, mesmo conhecendo a Deus, mesmo frequentando a célula e os cultos, sentimos essa fome e sede dentro de nós. É hora de decidir buscar na verdadeira fonte o suprimento da nossa sede e da nossa fome. Aquela mulher teve a sua sede saciada e nós também podemos.

 I – Rompa com seus preconceitos. A princípio a mulher ficou desconfiada de Jesus. Ela era samaritana e Jesus judeu. Os judeus costumavam não se dar muito bem com os samaritanos. Eles não se relacionavam. Por isso aquela mulher a princípio ficou desconfiada do motivo pelo qual Jesus estava falando com ela. Mas ao permitir que Jesus expusesse suas intenções, ela percebeu que não passava de preconceito e que a transformação da vida dela estava diante dela naquele momento. Muitas vezes, por causa dos nossos preconceitos (aprendizado errado) sobre Deus, sobre igrejas, sobre cristãos e até mesmo sobre a forma como Deus age, nós O bloqueamos e acabamos perdendo de receber o que realmente precisamos. Hoje, decida romper com seus preconceitos e ouça o que Jesus tem a dizer a você. Essa, com certeza, pode ser a oportunidade de transformação da sua vida. Mesmo que por muitos anos você tenha recebido ensinamentos errados, dê uma chance para Jesus e beba da água que verdadeiramente trará saciedade para a sua vida.

II – Seja verdadeiro com Jesus. A mulher samaritana expôs a sua vida para Jesus. Eram coisas vergonhosas e que aos olhos de toda a sociedade, não havia como mudar. Mas, ao ser verdadeira com Jesus, ela abriu espaço para que Jesus tocasse seu íntimo e trouxesse cura para a sua vida. Muitas vezes nós até nos achegamos na presença de Jesus, mas não somos verdadeiros com Ele e acabamos não permitindo que Ele nos toque em áreas importantes da nossa vida. Dessa forma, podemos passar toda uma vida, mesmo conhecendo a Jesus, mas carregando em nós as sequelas de uma vida errada, marcas dolorosas. Essa não é a vida que Deus tem para nós. Ele tem uma vida abundante, tão plena que não somente seremos tocados e curados, mas a partir daí, também seremos canal de Deus para a cura de outros também.

 III – Decida beber da água de Jesus. Aquela mulher tomou uma decisão em sua vida que trouxe libertação, salvação e transformação. Quantas vezes, nós sabemos o que fazer, já ouvimos a direção de Deus para nós, mas não nos posicionamos. A decisão de beber da água que Jesus tem é somente nossa. A firme decisão pode mudar completamente a sua vida. Por isso, decida hoje beber da água que Jesus tem para você e coloque um ponto final na velha vida, que te separava de Deus. Decida buscar suprir suas necessidades somente em Jesus.

Desafio: Separe um tempo para orar. Entre em seu quarto, feche a porta e tenha um momento somente com Jesus. Neste lugar, desarme seu coração e peça ao Espírito Santo para te mostrar onde você tem procurado saciar a sua sede. Diga a Jesus que você deseja da água dele somente.

Conclusão: Chega de viver uma vida onde não somos saciados. Chega de buscar em coisas que não são de Deus. Jesus está diante de você neste momento e oferecendo a água que pode saciar a sua sede para sempre. Decida viver uma vida plena. Você gostaria disso? Orem por todos os presentes que querem ser saciados!