Profetizando Vida

Introdução: Você sabia que o corpo humano é composto por 206 ossos? Mas esse número pode variar conforme a idade. Crianças tem mais ossos, um recém-nascido, por exemplo, tem mais de 300 ossos, e a maioria das mudanças acontece no crânio do bebê, que é composto por muitas cartilagens, para facilitar no nascimento. O esqueleto humano, que é o conjunto dos nossos ossos, tem como uma de suas principais funções sustentar todo o nosso corpo, além de proteger órgãos vitais, dentre outras funções. Em outras palavras, tem a ver com a nossa estrutura, é o que nos mantém de pé. Hoje em dia há muita gente que tem passado por dificuldades quanto à estrutura de suas vidas. Muitos estão vivendo preocupados com suas famílias, preocupados com o casamento, com o futuro dos filhos. Para muitos, as preocupações tem a ver com o trabalho, as finanças, os estudos etc. Há muitos detalhes e situações relacionados à nossa estrutura básica de vida que podem realmente nos consumir de preocupações e, ao olharmos ao redor e enxergamos situações difíceis ou até mesmo impossíveis de serem transformadas por nós, deixamos que a incredulidade nos domine e nos leve a duvidarmos do futuro bom e cheio de esperança que o Senhor nos prometeu. Porém, a Bíblia ensina um caminho sobrenatural, uma maneira de vivermos e experimentarmos aquilo que o nosso Deus preparou para aqueles que o amam.

Texto bíblico: Ezequiel 37:1-10

O que a Bíblia diz a respeito disso?

No texto de Ezequiel 37 vemos o Senhor levando o profeta em uma visão de um vale de ossos secos. Aquele lugar era, provavelmente, o local onde uma grande batalha havia acontecido e muitos haviam sidos mortos, um exército, inclusive. Vales eram locais perfeitos para batalhas, porém o que havia sobrado ali eram apenas lembranças da derrota, do terror e do medo. Aquele era um lugar pra lembrar a vergonha de quem havia perdido a batalha e a vergonha de quem havia perdido a própria vida ali. Os ossos expostos, que não haviam sidos enterrados, eram uma prova e a exposição dessa vergonha que muitos carregariam por longos anos.

Mas, no fim do texto, vemos como Deus realizou o sobrenatural ali, colocando um fim à dor, à vergonha e ao sofrimento. O nosso Deus é um Deus de milagres! Ele pode mudar toda e qualquer história. Ele se preocupa com a nossa vida e pode trazer uma grande virada em nossa vida. Se você deseja experimentar isso, veja que este texto ensina:

1. Ajuste sua visão: Aprenda a enxergar a vida e as circunstâncias pela ótica do céu. Ao se deparar com o vale de ossos secos, Ezequiel via naturalmente muitos sinais de morte e desesperança. É provável que você já tenha enxergado a vida assim, ou talvez esteja cercado de gente pessimista, gente que espera apenas o pior e que tudo dê errado. O que os olhos de Ezequiel viam era realmente desanimador, tudo estava seco, sem vida, e fora do lugar. Ezequiel viu o que naturalmente qualquer um poderia ver. Mas como povo de Deus, precisamos aprender a enxergar como Deus vê. A Bíblia diz que Ele vê um futuro bom, cheio de esperança e paz para nós (Jr 29:11). O que você está vendo nestes dias? Qual a sua visão de vida e de futuro? Qual a sua perspectiva? Algumas pessoas conseguem enxergar apenas os problemas, as dificuldades, coisas ruins, diante das dificuldades acabaram perdendo a esperança e a fé. Creem apenas no que estão vendo. Mas precisamos nos lembrar que nossa visão pode determinar nosso futuro. Nossa visão é exatamente onde vamos chegar. Por isso, precisamos ajustar nossa visão, ou seja, aprender a enxergar nossa vida pela fé. Em 2 Coríntios 5:7 a Palavra de Deus diz que nós vivemos por fé, e não por aquilo que vemos. O que você tem esperado em Deus? Pra viver uma vida abundante, precisamos ajustar nossa visão.

2. Ajuste sua linguagem: Aprenda a se expressar por meio da fé, e não pela dúvida. Cuidado com o discurso da dúvida e incredulidade. O Senhor havia perguntado a Ezequiel se aqueles ossos secos poderiam voltar a viver. A resposta do profeta não é clara. Ele não nega, mas não também não crê. Como ele havia visto primeiro o vale e todas as impossibilidades que aquele lugar tinha, quase que ele se deixa ser tomado por uma perspectiva errada. Primeiro: ajuste sua visão; depois, ajuste sua linguagem. Aprenda a viver por fé, a andar por fé, e também a “responder” por fé. Nossas respostas diante das situações e circunstâncias do dia a dia precisam ser uma resposta de fé, uma resposta fundamentada naquilo que cremos. Nossas atitudes e ações precisam considerar a Palavra de Deus, Suas promessas para nós. Não aja apenas por aquilo que você “acha”. Aprenda a agir pela Palavra. Ajuste suas respostas à vida.

3. Ajuste o seu coração: Aprenda a viver por obediência, e não por conveniência. A ordem de Deus ao profeta foi: “Profetiza!”. Um profeta precisa viver e andar por aquilo que Deus diz, não por aquilo que ele vê. Ajuste sua visão, ajuste sua linguagem e suas respostas à vida, e também ajuste o seu coração. Quando for desafiado a mudar situações naturalmente impossíveis, como Ezequiel foi, ajuste o seu coração diante de Deus. Lembre-se que Deus estava mostrando o que Ele poderia fazer com toda a nação de Israel, o seu povo. Deus também deseja mudar a nossa vida neste nível. Ele deseja transformar toda maldição em benção, todo choro em riso, toda tristeza em alegria. Mas Ele precisa primeiro ajustar o nosso coração. Nosso coração precisa ser inteiramente dele. Precisamos confiar no que o Senhor nos diz de todo o nosso coração. Se você deseja viver uma vida abundante diante do Senhor, ajuste seu coração.

Desafio:  Durante essa semana, faça uma avaliação de como está sua visão em relação ao futuro. Você continua crendo nas promessas do Senhor? Ajuste o seu coração, não duvide. Ajuste sua linguagem, responda com fé. Se reposicione e experimente o melhor de Deus.

Conclusão: Nosso Senhor continua desejando derramar uma vida abundante, uma vida plena e que nos satisfaça. Se nós nos reposicionarmos, Ele irá soprar o seu espírito sobre nós, trazendo de volta a vida, não uma vida qualquer, mas a vida que vale a pena. Assim como Ele fez com aquele grande exército que havia sido colocado de pé novamente, é o que Ele deseja fazer com aqueles que creem e agem baseados na Palavra do Senhor. isso é o que você deseja? Se sim, levante as mãos, vamos orar.