Rompendo com meu passado

Texto Base: 2Cor 5.17

Quebra Gelo: Em sua opinião, porque muitas pessoas têm dificuldade de romper com as coisas ruins do passado?

INTRODUÇÃO: O texto lido diz que: “se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Ou seja, em Cristo, uma pessoa pode ter uma nova vida, independentemente de seu passado. Não importa quem ela foi, o que fez, ou, quem foi seus pais, mas infelizmente muitas pessoas que já confessaram a Cristo como Senhor continuam presas ao passado.

A Bíblia fala de um homem que decidiu romper radicalmente com o seu passado: Ezequias. Distribuir a leitura de 2 Reis 18. 1-7

03 DECISÕES IMPORTANTES PARA ROMPERMOS COM O NOSSO PASSADO, BASEADAS NO TEXTO LIDO E EXEMPLO DO REI EZEQUIAS.

1ª Decisão – Ezequias mudou suas atitudes. – 2 Reis 18:3ª – “E fez o que era reto aos olhos do Senhor”

Na versão NVI diz que Ezequias fez o que o Senhor aprova. Ezequias havia crescido num péssimo ambiente. Ele conviveu presenciando as péssimas obras e atitudes de seu pai, mas decidiu não ter as mesmas atitudes dele. Muitos recebem a Jesus, mas infelizmente não mudam suas obras e atitudes. PERGUNTA: Em sua opinião, quais são as atitudes que temos que ter para romper com o passado? Deixe que cada um cite pelo menos uma coisa ruim que ainda precisa deixar ou mudar.

2ª Decisão – Ezequias buscou alguém que pudesse ser uma boa referência para ele. 2 Reis 18.3b – “conforme tudo o que fizera Davi, seu pai”.

Ezequias não podia usar seu pai como exemplo, pois seu pai foi um péssimo exemplo, por isso Ezequias foi buscar nos seus antepassados um Rei que podia ser uma boa referência para ele. Precisamos fazer o mesmo, se nossos pais não foram bons exemplos, procure alguém que você possa imitar, mas não podemos usar as pessoas e nosso passado como desculpa para o fracasso. PERGUNTA: Com suas palavras, comente sobre a importância de ter uma pessoa como referência? Deixe as pessoas comentarem alguns referenciais que elas adotaram em suas vidas.

3ª Decisão – Ezequias rompeu com todas coisas ruins do passado. 2 Reis 18.4

O texto diz que Ezequias destruiu, quebrou, despedaçou, com todas as coisas ruins do passado. Como temos lidado com as coisas ruins do passado? Por exemplo: músicas, festas e eventos, vícios, amizades, costumes, maneira de falar, atitudes etc. Algumas dessas coisas será que ainda nos prendem ao passado? PERGUNTA: Você já teve a experiência de conseguir romper com algo ruim do passado? Como conseguiu?

CONCLUSÃO: Ezequias decidiu romper com o passado e confiar completamente em Deus, como resultado a Bíblia diz em 2 Reis 18:7 – “o Senhor era com ele; para onde quer que fosse prosperava”.

Motivar todos a lerem juntos, Filipenses 3:13,14>> Não, irmãos, não a alcancei, mas concentro todos os meus esforços nisto: esquecendo-me do passado e olhando para o que está adiante, prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus.

Será que queremos ter a benção do Senhor em nossas vidas? Queremos prosperar?