Viver Profeticamente

Quebra Gelo: O que seria “profético”? No que se baseia o profético? Deixe as pessoas falarem sobre seu entendimento acerca do profético.

Texto Base: 1 Coríntios 2:9-10

Introdução: Para entender o profético, precisamos compreender qual é o nível de espiritualidade que tenho. Precisamos entender qual é a dimensão de fé que eu quero andar. Quero continuar olhando apenas para o que vejo ou vou levantar voos mais altos além do que os meus próprios olhos e imaginação conseguem ir.

OBSERVAÇÃO: O artigo abaixo é somente para o ministrador enriquecer seu entendimento do assunto. Não deverá ser lido na célula no momento da ministração.

Sugestão de leitura complementar: “A primeira característica, então, do profético é sua capacidade de ver numa outra dimensão, de enxergar no mundo espiritual aquilo que a grande maioria não consegue vislumbrar. No Velho Testamento, este era um privilégio de poucos escolhidos. Raramente, Deus tinha no meio do seu povo mais do que um ou dois servos, numa mesma época, que podiam ver e ouvir além do mundo visível e material. Por isto, eram muito requisitados e, se alguém queria saber o que Deus pensava ou diria sobre um determinado assunto, era necessário ir atrás destas pessoas.

Veja o que Balaão disse acerca de suas capacidades proféticas, nem sempre utilizadas a serviço de Deus: “Palavra do homem de olhos abertos; palavra daquele que ouve os ditos de Deus, o que tem a visão do Todo-poderoso…” (Nm 24:3-4).

No Novo Testamento, porém, esta visão espiritual potencialmente passaria a todos os cristãos. “Porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior” (Hb 8:11). “E vós possuis unção que vem do Santo, e todos tendes conhecimento” (1 Jo 2:20). “Derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão…  Até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito… e profetizarão” (At 2:17-18). “Porque todos podereis profetizar…” (1 Co 14:31).

Na prática, sabemos que a Nova Aliança e o derramamento do Espírito ainda não trouxeram este nível de conhecimento de Deus a todo o povo do Senhor. A grande maioria do povo de Deus e, infelizmente, até dos líderes, não tem estes olhos e ouvidos abertos para saber o que o Senhor está falando ou para onde está querendo nos conduzir dentro do seu plano. Assim, ainda dependemos, em grande parte, da promessa de que Deus não fará coisa alguma sem revelar seu segredo aos seus amigos, os profetas (Am 3:7). Ele também prometeu a Isaías que jamais retiraria da linhagem profética, no meio do seu povo, a unção de falar as suas palavras, para sempre. Até que se cumpra a promessa de fazer todo o seu povo andar cheio do Espírito e conhecer os tesouros do mundo invisível (1 Co 2:9-16), Deus prometeu que sempre encontrará alguém a quem possa revelar o seu conselho secreto.

Ter os olhos e os ouvidos abertos para o mundo espiritual não é só uma questão de ter algumas experiências deslumbrantes de forma isolada ou esporádica. A revelação, em todas as suas variadas manifestações, vem realmente através de uma “porta aberta no céu” (Ap 4:1), e isto depende não só da nossa disponibilidade, mas da vontade soberana de Deus. Ninguém tem estas experiências de forma ininterrupta. Porém, a característica profética, de ter o véu retirado para ver as coisas da perspectiva de Deus, vai muito além disto. É resultado de andar com Deus, de ter uma vida dedicada a conhecê-lo e de descobrir, progressivamente, o que ele realmente deseja falar e fazer com seu povo.

Portanto, a primeira prova para testar a qualidade profética de alguma mensagem, atividade ou ação é saber se provém de uma visão espiritual e de um genuíno contato com Deus, ou se é apenas cópia de algo que foi rotulado profético.”

Parte de artigo escrito por Christopher Walker

  1. Como você vê o profético na sua vida? (Permita que as pessoas participem) – Peça para alguém ler Isaías 64:4 e explicar o que entende desse versículo. Leia também 1 Coríntios 2:9-10. Então viver profeticamente é viver de maneira que tudo o que o Senhor planejou para nós se torne realidade por meio de nossas ações.
  2. O que é necessário para se viver profeticamente? (Peça para as pessoas responderem)

Vejamos algumas chaves para se viver profeticamente

PRIMEIRA CHAVE: OUSADIA – O que entendemos por ousadia? (Deixe as pessoas responderem) – Ousadia é uma característica da pessoa que é ousada. Significa que se trata de alguém com coragem, que é valente. A Palavra de Deus diz para que sejamos corajosos e fortes, pois o Senhor caminha conosco e nunca nos deixará. Essa é a esperança que devemos ter, pois Ele nunca nos deixará, nunca nos abandonará. então devemos ter ousadia para ouvir – assimilar e fazer. 2 Timóteo 1:7 Hb 10:19-24

SEGUNDA CHAVE: FÉ – O que entendemos por fé? (Deixe as pessoas responderem) – Precisamos crer que não estamos andando sozinhos e também não precisamos temer o que nos fará o homem.  Porque Deus disse: “Não o deixarei; não jamais o abandonarei”. Por isso, podemos dizer com toda a confiança: “O Senhor é meu ajudador, portanto não temerei; o que me podem fazer os simples mortais?”. Hebreus 13:5-6: que mesmo que não estejamos vendo existe algo acontecendo. A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos. Hebreus 11:1

TERCEIRA CHAVE: ARRISCAR – O que você entende por arriscar? (Deixe as pessoas responderem) – Para viver profeticamente preciso me arriscar, não é dar um salto no escuro, mas é ter a certeza que Aquele que me chamou também me sustentará nas minhas ações, para isso eu preciso saber quem sou e porque posso me arriscar sem medo. Agir em fé. Vemos isso na carta aos hebreus no cap. 11 pessoas que fazem parte da galeria da fé, porque se arriscaram. Abraão, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi e tantos outros. Peça para alguém ler Hebreus 10:19-20. Isso é preciso para que possamos ir adiante naquilo que Deus propôs a nós. Arriscar para concluir uma ação. Ação – fazer. Leia Hb 11:8-9

QUARTA CHAVE: NÃO SÓ ACREDITAR EM DEUS – mas que Ele mora em mim. somos a morada do Espirito Santo e para viver no profético, vou precisar dessa chave para me lembrar sempre que sou o templo do Espirito Santo e por isso posso todas as coisas por que Ele habita em mim. 1 Coríntios 6:19 e que por causa disso todas as coisas me são possíveis – Fp 4:13

QUINTA CHAVE: EXPECTATIVA. Qual é a sua expectativa para esses dias? Mas talvez a pergunta seja qual é a sua expectativa para mudar a sua vida? Será que você tem expectativa que você pode fazer a diferença? Que você pode ser uma benção para aqueles que te cercam?

CONCLUSÃO: Você pode cumprir aquilo para o qual foi chamado, se simplesmente permitir que o Espirito Santo mova através de você, que no momento chamado HOJE, você possa realmente viver o sobrenatural, o profético. Tenha expectativa na palavra de Deus. Ler essas passagens: Mateus 7:7-8; Dt 31:6; 1 Co 16:13-14; 2 Tm 1:6, 8 e 14. Esse é o momento de viver uma nova história, viver o profético.

Orientação: Ore para que todos possam experimentar algo sobrenatural em sua vida. Gancho evangelístico: o mais extraordinário que podemos viver é o nascer de novo.

SUGESTÃO DE MÚSICA: Uma nova história – Fernandinho.

Pra. Marilia Maruyama