Zaqueu, uma urgência para todos nós

Quebra-gelo: Pergunte a duas ou mais pessoas – “Você já se perdeu alguma vez e precisou de alguém para te ajudar a encontrar o caminho de volta para casa? “

            Hoje vamos falar sobre o Perdido e o Salvador. Versículo chave: Lc 19:10

O PERDIDO – Quem era Zaqueu? – um judeu que mesmo vivendo no meu de seus conterrâneos não se sentia parte deles devido as suas escolhas.Ele decidiu ser um publicano (cobrador de impostos).

Dentre muitas outras coisas o pecado nos leva a:

  1. Afastar-se de Deus – As escolhas e decisões de Zaqueu trouxeram muitos danos em sua vida. sendo um judeu, decidiu trabalhar para os Romanos que naquela época havia submetido os judeus a um regime de escravidão por causa dos pesados impostos que lhes eram cobrados. Os judeus consideravam Zaqueu um traidor por ter negado a sua própria pátria e por se enriquecer à custa de seus conterrâneos. 

            Decidir ser um publicano já foi um grande erro, mas o enriquecer de forma ilícita o levou a afastar-se de Deus, Is 59:2.

            Existem várias coisas que podem potencialmente afastar alguém de uma conexão pessoal com Jesus Cristo. Aqui estão algumas possibilidades comuns, embora isso possa variar de acordo com as perspectivas individuais: Dúvidas e questionamentos, Feridas e decepções, Influências culturais e sociais, Pecado e desvio moral, Falta de prática espiritual:

  • Afastar-se das pessoas – Escolhas e comportamentos o levaram a afastar-se dos seus irmãos judeus. O que pode nos afastar das pessoas? Ser ciumento por natureza – Querer ser o centro das atenções – Não saber lidar com as críticas construtivas – Ser vitimista e negativo – Usar o excesso de sinceridade como desculpa – Ser emocionalmente instável – Ser dominador.

A falta de compaixão, perdão e amor nos leva a afastar do pecador. V.7

            Deus odeia o pecado, mas Ele ama o pecador. A religião que deveria fazer um papel de reconectar o homem com Deus, naquele tempo, fazia completamente o contrário, excluía e marginalizavam pessoas e grupos que não faziam parte da sociedade Judaica. A profissão de Zaqueu fazia dele uma pessoa desprezada, evitada por todos, pois o colocava em um desses grupos. Aqui estão alguns exemplos de pessoas excluídas naquela época: Publicanos, Pecadores, Samaritanos, Doentes e leprosos, Mulheres.

Será que como Igreja, como cristãos, não precisamos reavaliar a maneira como temos relacionado com as pessoas?

O SALVADOR – No grego, o termo “Salvador” é traduzido como salvar, curar e libertar.  

            Qual o papel de Jesus nessa história? – “Jesus veio para SALVAR, CURAR E LIBERTAR”. Lucas 19:10; João 3:16-17;1 Timóteo 1:15.

            Embora essas pessoas fossem excluídas ou marginalizadas pela sociedade, Jesus frequentemente se envolvia com elas, demonstrando compaixão, perdão e amor, e desafiando as normas sociais da época. Ele mostrava que todos eram dignos de receber a mensagem de salvação e oferecia a oportunidade de restauração e inclusão.  Essa é a missão central de Jesus como o Salvador enviado por Deus para buscar e salvar aqueles que estão perdidos espiritualmente. O amor e a compaixão de Jesus quebram qualquer barreira gerada, seja pelo pecado ou por nós mesmos.  Rm 3:23, mas Jesus veio para resgatar e reconciliar aqueles que creem Nele.

            Vs.5 “Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. Mesmo sabendo quem Zaqueu era, sua reputação, Jesus foi atrás dele e propôs em fazer-lhe uma visita. Entrar na casa de Zaqueu para Jesus era muito importante. Ele não queria um contato superficial. Ele queria entrar na intimidade de Zaqueu, conhecer a sua verdadeira realidade. Só podemos de fato ajudar uma pessoa quando passamos conhecê-la, e quando entramos na intimidade dela. Por isso é tão importante as vistas. Como igreja temos uma missão que chamamos de CONSOLIDAÇÃO (ajudar uma pessoa a solidificar em Deus). Visitar todas as pessoas que vem pela primeira vez na Igreja é a nossa meta. Você tem participado? 

            A maioria dos nossos relacionamentos são casuais ou superficiais. Para salvar uma vida eu preciso de fato conhecer qual é a sua condição, necessidade, realidade.

O que acontece quando uma pessoa tem um encontro verdadeiro com Jesus?

             As ações de Zaqueu provaram que ele tinha sido salvo. Lucas 19:8. Quando uma pessoa tem um encontro verdadeiro com Jesus, isso geralmente é descrito como uma experiência espiritual significativa e transformadora.

            Aqui estão alguns aspectos comuns que muitas pessoas relatam após terem um encontro verdadeiro com Jesus: Arrependimento e perdãoIs 43:25, Transformação interior2 Co 3:18, Paz e esperança – Jo 14:27, Relacionamento pessoal com Deus – Sl 42:1-2.

            Zaqueu estava acostumado a tomar das pessoas. Agora, ele promete dar metade dos seus bens para os pobres.  De acordo com Lv 6:5, era necessário somente devolver o que havia pegado, com vinte por cento de juros. Zaqueu impõe sobre si a pena por roubo (Êxodo 22:1), ou seja, ele admitiu que era um ladrão, mas que a partir de então, nunca mais voltaria a roubar.

Desfecho – Só um encontro com Jesus pode transformar uma pessoa assim. Seja lá qual a sua condição, hoje Jesus está aqui para Salvar, curar e libertar…

Obs. Terminar orando e impondo as mãos sobre todos.