Estudo Célula Para o Dia dos Pais

Obs: – Convidar os pais para estarem presentes na célula neste sábado 8/8, para o Dia dos Pais. Terá uma palavra específica para os pais na célula.

  • O líder deve providenciar um lanche para um tempo de comunhão no final da célula, se possível uma caixa de bombom.
  • Os filhos providenciarem uma lembrança/presente que será entregue na célula.
  • Lembre-se: ao fazer as perguntas, abrir para participação, inclusive dos pais.

 

Importância do pai

Quebra gelo: Qual o valor de um pai na vida do filho(a)? ( abre para as pessoas falarem)

Vejamos o valor do pai:

1- Provedor: o pai tem como, uma de suas funções, a provisão emocional para os filhos.

Esta provisão envolve a própria presença do pai, pelo fato de ter um pai, isso já preenche uma lacuna emocional, o que podemos chamar de lacuna de orfandade.

Quantos filhos hoje que não conhece o pai e não tem o nome do pai na certidão de nascimento.

Sabemos que quem não teve um pai , seja por abandono ou morte, divórcio, sabe muito bem, na pele, o quanto gostaria de ter o pai, ali presente. Portanto, a presença de um pai, já é um presente. Hoje cada filho(a) quer expressar esta gratidão a Deus e a vocês por ter um pai.

Provedor envolve também a provisão material, no sentido que desde criança, o pai supre necessidades básicas para a criança : de alimentação, vestuário, etc.

2- Protetor: o filho com a presença do pai, sente se protegido. Você já ouviu o que as crianças dizem , quando estão no momento de discussão com os colegas? “Você vai ver, eu vou chamar meu pai”.

Exemplo a história em que o o pintor estava em uma escada ,pintando a parede e o menino estava mexendo na lata de tinta em baixo, ele então, fala firme com a criança, se não parar ele ia descer. A criança ficou emburrada e disse: “ Vou chamar meu pai e você vai ver”. Mais tarde a criança passa do outro lado da rua de mãos dadas com o pai magrinho ,franzino, enquanto o pintor era um homem forte e musculoso.

Mas,por que a criança falou assim? Por que sentia que o pai era seu protetor, seu herói.

3- Amigo: Esta amizade todo filho(a) espera ter com o pai. Querer o pai como amigo. Os filhos não vão ter tudo que querem ou desejam em termos de bens materiais, ou ir a algum lugar, mas quando tem a amizade do pai, isso vem suprir, no amor, na aceitação, na segurança que são necessidades básicas na vida de um filho(a).

Tem-se uma história de dois jovens, desta igreja que disseram, que o pai nunca tinha viajado ou saído de férias com eles por não ter condição financeira, enquanto outros amigos, os pais saiam de férias, mas, que o pai foi muito amigo deles, o que veio a suprir o que eles não tiveram. O pai os ouvia , brincava e saia com eles, estava presente e sempre mostrava que por mais que eles não tiveram condição financeira, eles podiam contar com um pai amigo.

Pode ser que uma destas áreas, seja a proteção, a provisão e a amizade você não tenha recebido. Não porque eles não quisessem , mas, porque não receberam para dar. Sabemos também que os pais não podem dar para os filhos, o que não receberam, mas, somente pelo fato de se ter pai, já é motivo de agradecimento.

E por mais que você não tenha recebido o que gostaria, podemos ter em Deus que é Pai, a amizade, proteção e provisão que vem dele.

Veja o que Jesus disse, que cada um de nós podemos ir até a Deus o Pai: Jo 14:6

Ele não disse, ninguém vai ao pai, ele disse ninguém vem ao pai, portanto, para ir a Deus o Pai, é necessário passar por Jesus, ele é o caminho, que nos conduz ao Pai, a verdade que nos liberta, a vida que todos nós ansiamos ter, para que possamos ser salvos e ter nossas necessidades supridas pela sua presença.

Um pai pode falhar em algumas áreas e mesmo querendo ser um bom pai, é humano e pode decepcionar os filhos, mas existe um Pai que nunca falha, o Pai Celestial é perfeito em amor e provou este amor nos enviando seu único filho Jesus para morrer em nosso lugar para que tenhamos a vida eterna e conheçamos de fato o Pai , Deus!

Conclusão : fazer uma oração de entrega, depois abrir um espaço em que cada filho(a) declare para o pai o seu valor e importância e , se possível, ter um lanche e entregar uma lembrança.

 

Versão para Download: [download id=”4835″]