O que é mais importante?

“Que é mais importante: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? Portanto, aquele que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele”
 
Texto Base: Mateus 23:19-20
 
Não vamos falar sobre ofertas! Quero usar estes versículos, pois aqui Jesus nos ensina um princípio maravilhoso. O Mestre nos chama a atenção pois podemos incorrer no risco de valorizar algo em detrimento do que realmente é importante. Podemos correr o risco de valorizar mais o que é secundário, do que aquilo que realmente tem valor diante de Deus.

Por outro lado, se não tivermos um equilíbrio, podemos valorizar de tal forma aquilo que realmente é importante, a ponto de nos esquecermos que os primeiros degraus também nos levaram ao topo. Para os fariseus, o mais importante era a oferta, mas para Jesus, o altar e a oferta tinham o seu devido valor.
O que é mais importante, o odre ou o vinho novo? O Espírito Santo ou a Palavra? O que é mais importante, a estrutura da visão GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR E ENVIAR, ou a unção para fazer a estrutura funcionar? Jesus nos ensina que cada um tem o seu devido valor!
Da mesma forma que o odre recebe o vinho e a palavra é vivificada pelo Espírito, a unção que move a estrutura da visão é a oração e o jejum.
Na estrutura da visão, precisamos transformar os frutos verdes em frutos maduros e isto não será feito sem oração e jejum por aqueles que estão em um processo de conquista e de transformação. Jesus nos ensinou que existem pessoas que somente serão libertadas por meio da oração e do jejum – Mateus 17.21 – “Mas esta casta de demônios não se expele senão à força de oração e de jejum”.
Cremos firmemente que a oração e o jejum para o qual estamos sendo convocados, libertará as multidões para que possam usufruir de toda a estrutura que o Senhor nos tem dado. A oração e o jejum podem libertar as multidões, mas se não tivermos a estrutura elas se perderão. Por outro lado, a estrutura não será completamente eficaz sem a prática da oração e do jejum para transformar as pessoas libertas de frutos verdes em líderes vencedores.

Pr. Uécio Gomide