Tempo a sós com Deus

Você tem um tempo a sós com Deus? Se a resposta é não, quais seriam as razões?
Qual seria a sua justificativa? Tempo, disciplina, prioridade, valorização, importância?

Jesus ensina aos seus discípulos a importância deste tempo a sós com Deus (Mt 6.6). O Pai vê o filho em secreto e o recompensa. Que recompensa? A sua presença, o consolo, a força, a resposta, a alegria. Em Jo 16.24, vemos que Deus como pai tem o maior prazer em responder aos filhos que o buscam, para que tenham alegria completa.
Temos assistido casais com problemas em seus relacionamentos, jovens com problemas diversos, mas o que percebemos é que são pessoas que não investem no TSD; então orientamos que tenham, na esperança que seus problemas sejam solucionados e haja restauração. No entanto, voltam com os mesmos problemas e talvez mais graves ainda e quando perguntamos se investiram no TSD a resposta é sempre a mesma: NÃO!
Da mesma forma que agimos quando não tomamos os medicamentos receitados pelo médico para sermos curados, assim também acontece em nossa vida espiritual. Não atendemos aos conselhos que recebemos que seriam a solução para a maioria de nossas dificuldades.

Em nossa comunhão diária com Deus, somos nutridos espiritualmente. Como podemos ser nutridos em nossa vida espiritual se não temos essa comunhão diária com Deus mediante a oração, a leitura e meditação da Palavra e do louvor?

Separar TEMPO A SÓS COM DEUS é imprescindível para que sejamos nutridos e tenhamos crescimento espiritual. É nesse tempo que somos fortalecidos na fé, crescemos na intimidade com Deus e desenvolvemos nossa comunhão com o Espirito Santo. Jesus afirmou que “uma coisa é necessária”: Buscar estar com ele, ter seu tempo a sós com Jesus, buscar a intimidade e relacionamento com sua presença!

Quando priorizamos o TSD, priorizamos a presença de Deus. Maria priorizou a presença de Jesus em sua casa e Marta sua irmã priorizou o trabalho para Jesus em sua casa – (Lc 10. 38-42).

Sugerimos para o TSD, trinta minutos de oração, 15 para leitura e meditação da Bíblia e 15 para louvor. Hábito e disciplina são necessários para termos esse tempo, da mesma forma que acordamos cedo para irmos para o trabalho ou para a escola, mesmo sem querer em virtude de um hábito e disciplina. Da mesma maneira deve ser com a oração.
Mesmo contra a minha vontade devo orar, pois a carne, o nosso corpo não o deseja. Precisamos de disciplina e uma disciplina militar. Quando pessoas engajam no exército, elas são sujeitas a exercícios físicos por 40 dias para serem disciplinadas, até se acostumarem e adaptarem (1Tm 2.3-4). É preciso militar, lutar e se esforçar e quem sabe por 40 dias, até que nosso corpo seja disciplinado para tal fim.

De acordo com Gl 5.16-17 a nossa carne não quer tempo com Deus, mas o nosso espírito almeja. Por isso devemos fazer o que a carne não gosta de fazer, orar sem querer, ter nosso tempo com Deus sem querer, impondo a minha carne uma disciplina tal, que ela faça o que não quer fazer.
Níveis de oração e tempo com Deus: Lc 11:10

1º Pedir: Pedir para receber, e Deus como pai quer muito alegrar o filho e por seu amor, atender os filhos. Jesus disse: “Pai sendo mal sabe dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais Deus o pai sendo bom, dará coisas boas aos que lho pedirem” – (Lc 11.11).

2º Buscar: mais oração, mais tempo em oração, oração mais intensa. Jr 29.13 – “buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” Neste nível encontramos com Deus, temos experiências reais e marcantes com sua presença. Quantos não encontram Deus, não o tem achado, não tem tido experiências com ele, por quê? Porque não estão buscando de coração, ou estão apenas no nível do pedir, dá,dá, dá. Enquanto, o buscar envolve o desejo em conhecer a Deus, a sua presença, os seus caminhos.

3º Bater: envolve perseverar, interceder, suplicar. Oração intensa, constante e perseverante. Orar sempre sem nunca esmorecer. Este nível envolve disciplina, perseverança e constância. Você não cede as pressões, ao tempo, ao desânimo, às necessidades, à carne, mas você assume esta responsabilidade do “dever de orar sempre sem nunca esmorecer” – (Lc 18.1). A viúva que não tinha marido estava fragilizada, dependente de outros, importunou muito o juiz para que julgasse a sua causa, (5) e o juiz julgou a causa dela – E disse o Senhor: “E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que pareça tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça…”

É preciso se envolver nesses níveis de oração. Pode ser que hoje você esteja apenas no nível do pedir, ou de pedir e buscar, entretanto Jesus pelo Espírito quer te conduzir ao nível da responsabilidade, da perseverança, da constância, do “dever de orar sempre sem nunca esmorecer”.

Não justifique pela falta de tempo. John Piper comenta: “Uma das maiores utilidades do twitter e do facebook será provar no último dia que a falta de oração não era por falta de tempo.” Assuma a responsabilidade, o dever e a partir de hoje tenha o seu TSD.
Escolha a melhor parte, até que esse tempo se tornará em prazer e você tenha fome e sede de Cristo e da sua presença – (Sl 63.1).

Pra. Robin Dias
Pr. Sílvio Ferreira