Sendo Como Gideão

Texto Base: Jz 6:1-17

Introdução: É interessante notar como Deus usa pessoas comuns para realizar feitos incríveis em seu nome. No livro de Juízes, no capítulo 6, vemos um homem que foi chamado para lutar por Israel em um período que não havia rei que o governasse. Israel andava como queria e, por causa do seu pecado, Deus permitiu que o povo midianita prevalecesse sobre Israel. Tornou-se então, uma época de clamor.

No entanto, havia alguém com características de homem comum, mas com algo excelente que chamou a atenção de Deus: Gideão. E assim como ele, Deus nos chama para defender um povo que clama, um mundo que está sem esperança, sendo consumido pelas forças das trevas. É por meio das nossas vidas que o mundo é alcançado, quando tomamos uma posição de “Gideão”.

Algumas perguntas que deverão ser feitas aos presentes (Deixe uma ou duas pessoas responderem cada pergunta sugerida)

  1. Sabia que você foi chamado para ser sal e luz deste mundo? Mt 5:13-14
  2. Leiam 1 Tm 2:1-2. Será que cada um de nós temos entendido este texto e crido nos resultados?
  3. Quais aspectos da vida de Gideão poderão ser observados em sua vida?
  4. Há em você alguma qualidade que atrairia a atenção de Deus, para que Deus o designasse para alguma tarefa?
  5. Você consegue ver alguma semelhança no Brasil atual, comparando-o com a realidade de Israel da época de Gideão? Cite algumas delas.
  6. Caso você fosse Gideão, quais estratégias usaria para fazer diferença e melhorar a situação do Brasil?
  7. Quando Deus quer agir, ele precisa de multidão de pessoas? Em sua opinião, precisaria de quantos?
  8. Você entende que Deus já o chamou para algo especifico, para propósitos definidos?
  9. Você tem conseguido analisar e pensar em quais são os problemas que o Brasil enfrenta para não ser umas das grandes potencias mundiais? O presidente Jair Bolsonaro afirmou que Israel é um “pequeno grande país” e uma inspiração. Ele ainda comparou os dois países e afirmou que, perto do Brasil, Israel “nada tem”

Complementação: Etapas seguidas por Gideão

  1. Santificação: derrubou altares de Baal
  2. Revestimento do alto: Oração, tomar a armadura, acreditar que já temos o Espírito.
  3. Afinar nossos ouvidos para ouvir de Deus: buscar sinais, confirmação daquilo que é vontade de Deus para nós.
  4. Partir para a luta e vencer: Não fique se achando incapaz de cumprir algo que o próprio Deus determinou. Faça tudo conforme as suas forças e limitações humanas. Não é necessário ser um super-ultra-mega homem ou mulher.

Conclusão: Vamos ser um cidadão ativo, que ama a pátria, que se posiciona, que coopera para que o pais prospere, cresça e vença. Orar para que todos sejam santificados e consagrados. Revestidos do alto e capacitados. Tenham ouvidos para ouvir e discernir a voz de Deus e sejam corajosos e lutem para aquilo que foram chamados.

Deus abençoe. Pr. Hiloki Maruyama