Maturidade Espiritual

Quebra-gelo: pergunte a duas ou três pessoas: “O que você entende por maturidade?

Maturidade – “Estado ou condição de uma pessoa que atingiu ou desenvolveu o seu potencial ao máximo.”Então, a palavra “Maturidade” faz referência a uma plenitude, a um desenvolvimento completo, e como seres humanos somos chamados a atingir a plenitude, onde alcançamos o desenvolvimento máximo de nossas faculdades, é estar pronto para enfrentar as fases que a vida nos proporciona de maneira sábia e equilibrada.

Cite exemplos de uma pessoa imatura.

1º Samuel 10:17 a 24, narra o momento clássico na história em que Samuel estava reunindo o povo para apresentar-lhes aquele que seria o futuro rei. O profeta já havia convocado o povo e só faltava Saul para a cerimônia. No momento em que o a coroa iria ser colocada sobre Saul diante de todos, algo inusitado acontece – Saul havia se escondido no meio da bagagem.

Como você julga a atitude de Saul?

1 Samuel 10:17-24 (ler o texto) Saul tinha tudo pra ser um dos melhores reis da história de Israel. Ele era um dos homens mais altos, vinha de uma família de expressão entre as tribos, tinha habilidades de soldado, contudo, porém não tinha maturidade para tal.

Você acha que exercer funções ministeriais é sinal de amadurecimento?

             Quando nós lemos a palavra de Deus somos inspirados a amadurecer. Em Ef 4:11-14, o apóstolo Paulo faz menção sobre os dons ministeriais nos lembrando que Deus tem uma função para cada um de nós dentro do corpo de Cristo. Ele enfatiza que somos chamados para sermos aperfeiçoados e então chegarmos ao nível de maturidade que Deus espera de nós, onde assumiremos compromissos, relacionaremos com pessoas e com equipes de trabalho.

Quando falamos de maturidade o exemplo maior é Jesus. Ainda sendo Deus ele viveu aqui na terra como um ser humano. Experimentou todas as fases da vida. Ainda com 12 anos de idade ele já ensinava os mestres da lei sobre o Reino de Deus, e isso demonstra que a maturidade de Jesus era excepcional mesmo tão pequeno. Lc 2:42-50

             Maturidade embora a própria palavra expressa idade-madura, nem sempre tem a ver com a questão da idade. Há pessoas adultas que embora já avançadas em idade ainda continua com um comportamento infantil, enquanto que há pessoas novas, na fase da adolescência que expressa comportamentos amadurecidos.

             Olhando para a palavra, há um momento em que temos que abandonar um comportamento de criança e agir como adultos responsáveis.  1 Coríntios 13:11

Você conhece algum adulto que ainda mama leite na mamadeira?

             Hb 5:12-13, Nesse texto o autor está tratando sobre os crentes imaturos. Eles são caracterizados pela necessidade de se repetir o ensino várias e várias vezes para que haja aprendizado. O alimento recebido por esses é comparado a leite, ou seja, o conteúdo ensinado é o básico, quando já deveriam receber ensino avançado, comparado ao alimento sólido.

Baseado na carta aos coríntios Paulo escreve alguns comportamentos de criança: – 1º Coríntios 3:1-3

1ª – O CRENTE IMATURO AGE COMO CRIANÇA. “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo”.

2ª – O CRENTE IMATURO AGE DE CONFORMIDADE COM A CARNE. “Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais”.

3ª – O CRENTE IMATURO COPIA O MODO DE VIVER DOS INCRÉDULOS. “Porquanto havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?”

Paulo afirma em 2Co 3:18 que, independente da realidade que você se encontra, hoje você precisa acreditar que estando no Senhor pode haver uma transformação em sua vida.

Perfil da imaturidade:

  • Individualista;
  • A instabilidade emocional;
  • hábito de fugir de tarefas difíceis;
  • acessos de ira quando se frustra;
  • dependência doentia;
  • Desistência;
  • Desrespeito;
  • Emburramento;

Perfil da maturidade.

  • A firmeza;
  • Equilíbrio entre o pensar, o sentir, o querer e agir;
  • Perseverança;
  • Humildade; 
  • submisso;
  •  Sabe ser independente;
  • responsabilidade;
  •  flexível;

             Avaliando os dois perfis, de que lado você se encontra?

             Algumas dicas de como me tornar uma pessoa madura na fé? (2 Pe 3:18; Cl 1:9-10;)

1 – Viva inteiramente com Deus; ofereça o melhor do seu tempo para ele.

2 – Procure sempre ser livre e nunca se permita prender pelo pecado;

3 – Obedeça a palavra de Deus e sua liderança;

4 – Seja útil na obra. Não fique esperando alguém de chamar. Se ofereça.

5 – Comece a aprender com os erros.

6 – Procure conter a irá. Conte até 5 antes de agir.

7 – Não abra mão de ter um discipulador ao seu lado para lhe aconselhar.

8 – Invista em conhecimento e seja participativo em toda programação de sua igreja. 

Desfecho: Ore por todos para que haja um processo de amadurecimento natural. Termine com a oração do apelo.

Pr. Marcos Pereira