Aprendendo a ter um relacionamento saudável

Texto: Romanos 12:18Colossenses 4:5-6

Quebra-gelo: Em sua opinião, qual a nossa maior dificuldade para um relacionamento saudável com as pessoas?

Introdução: Os textos lidos, fala do cuidado que devemos ter com nosso relacionamento com as pessoas. O texto de Romanos 12:18 na versão NVI diz que devemos …fazer todo o possível para viver em paz com todos… ou seja, temos que buscar ter um bom relacionamento com todas as pessoas. Já o texto de Colossenses 4:5-6, diz que devemos aproveitar bem as oportunidade que temos de nos relacionar com as pessoas, para semear palavras ….sempre agradáveis, temperada com sal…:

QUATRO PASSOS PARA UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL

1º Passo: AMOR – Mateus 5:44-46

Um cristão verdadeiro não tem pessoas como inimigas, mas o texto nos ensina que devemos amar até aquela pessoa que por algum motivo nos considera inimigo dela. Sem dúvida, um relacionamento saudável começa regado com muito amor e carinho pelas pessoas. É importante lembrarmos que o amor não é apenas uma opção para o cristão e sim um mandamento que Cristo nos ordenou (João 13:34 – 1 João 3:16). Leia 1 João 4:20 e peça para o grupo comentar sobre o versículo.

2º Passo: RESPEITO – Romanos 12:101 Pedro 2:17

Honrar as pessoas é respeita-las. É ter disposição de se relacionar com as pessoas sem julgar (Tiago 4:11). É ter a capacidade de reconhecer a importância do outro, aprendendo a respeitar as diferenças das pessoas. Jesus aborrecia o pecado, mais amava e respeitava as pessoas, independente de quem elas eram. Pergunta: Qual a sua opinião sobre o respeito e tolerância entre as pessoas nos dia de hoje?

3º Passo: Aprender a RELEVAR (ser flexível, deixar passar, abrir mão de um direito.) – Romanos 15:1-2

É impossível ter um bom relacionamento com as pessoas, sendo uma pessoa inflexível. Uma pessoa que sempre quer ter razão, não consegue se relacionar bem com ninguém. O versículo que lemos fala da necessidade de não agradarmos a nós mesmo e sim o nosso próximo para edificação. Pergunta: Você já abriu mão de um direito seu, para conservar seu relacionamento com uma pessoa? Conte sua experiência para o grupo.

4º Passo: PERDOAR: Colossenses 3:13

Todos nós somos passivos aos erros, não existem boas amizades que nunca passaram pelos erros e falhas, por isso o versículo lido diz que assim como Cristo nos perdoou, devemos perdoar uns aos outros. É impossível agradar a Deus, falhando no perdão com um só homem. Pergunta: Em sua opinião, o que é perdoar realmente uma pessoa? Deixe o grupo compartilhar.

CONCLUSÃO: Que possamos tomar posse desta palavra, e darmos esses quatro importantes passos para um relacionamento saudável, pois só assim seremos mais felizes, e passaremos a nos relacionar melhor com as pessoas!!!