Simples como Jesus nas crises

Texto: Marcos 4.37-39 e Lucas 22.42-46

 Introdução: Não existe a possibilidade de não passarmos por crises, não é mesmo? Elas chegam para todos nós, mesmo que sejamos filhos e filhas do Senhor e fieis à Sua Palavra. A crise chegou também para o próprio Jesus, o Filho Unigênito de Deus! Nós não temos controle sobre nossa vida e sobre o dia da adversidade, porém, por meio da ajuda do Espírito Santo que habita em nós, temos o controle sobre a maneira como reagimos durante a crise. Isto significa que o Senhor nos dá a condição de decidirmos qual será a nossa reação enquanto passamos pelas lutas e problemas. Isto é poderoso!

1. Você acredita que tem reagido bem diante das crises? Reagir bem durante as crises significa enfrenta-las sem perder o foco, que é Jesus e Seus ensinamentos. A melhor maneira de simplificarmos nossa vida e reações durante uma crise é encontrando um lugar de descanso em Deus. A Bíblia nos fala em Hebreus 4.9 que resta para o povo de Deus um repouso, e este lugar está disponível a nós. Por isso, precisamos nos esforçar para entrarmos neste lugar e parar de usar as nossas forças tentando resolver os nossos problemas (v. 11). A Palavra de Deus ainda nos diz em Salmos 91.1 que aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sobra do Onipotente, descansará. Por isso, precisamos tomar a decisão de sair deste lugar de desespero, em que vemos tantas desgraças acontecendo, e entrar no lugar de descanso, preparado por Deus. Mesmo que o mundo esteja caindo à nossa volta, o Senhor nos promete um esconderijo, em que encontraremos Paz.

2. Qual é a sua opinião a respeito da maneira que Jesus reagiu durante as crises que enfrentou? Reagir bem durante as crises significa reagir como Jesus. Ele não permitia que a crise O dominasse e tivesse um lugar maior em sua vida do que o próprio Deus. Os textos que lemos inicialmente mostram Jesus passando por duas grandes crises. Eles nos contam como Jesus reagiu diante delas e nos ensinam a agir da mesma forma.

I – Entenda a origem da sua crise. Muitas vezes não conseguimos lidar com a crise porque não descobrimos da onde ela saiu. As crises podem ser geradas por nós mesmos, por Satanás ou pelo próprio Deus. Por isso, precisamos agir de formas diferentes conforme a origem da crise que estamos enfrentando. Se as crises são geradas por nós mesmos, então é necessário refazer o nosso caminho e consertar os nossos erros. Se as crises são geradas por Satanás, então devemos repreendê-lo, orando, jejuando e obedecendo às ordens de Jesus. Se foi o próprio Deus quem gerou a crise, então precisamos nos humilhar e aprender a lição que Ele deseja nos ensinar.

II – Saiba que as crises externas não têm o poder de nos destruir. Jesus foi capaz de dormir dentro de um barco durante uma tempestade! Ele sabia que nenhuma crise externa tem o poder de nos destruir. A verdade é que o que afunda um barco não é a água que está fora dele, mas a água que entra na embarcação. Isto significa que não podemos permitir que a crise entre em nosso coração, ao contrário disso, elas devem ficar do lado de fora da nossa vida!

III – Não saia da mesa. Jesus, numa das piores crises que enfrentou em sua vida, estava diante da mesa, com seus discípulos. Quando Ele foi traído por Judas, estavam todos ceando. Jesus, porém, permaneceu no lugar do banquete. Durante uma crise, não devemos nos afastar (assim como Judas), deixando de nos alimentar da Palavra de Deus e de ter a companhia dos irmãos. A crise sempre piora quando nos afastamos do Senhor e do relacionamento com os irmãos de fé.

IV – Lembre-se do seu propósito. Isto é algo que, com certeza, nos manterá em pé durante as crises. A nossa dor e a nossa crise se tornará insuportável se não reconhecermos as recompensas que elas trarão sobre nós. Jesus apenas suportou as crises porque tinha Seus olhos firmes na recompensa. Além de obtermos recompensas aqui nesta terra, a maior delas será o presente da Eternidade, em que Ele enxugará dos nossos olhos toda lágrima e viveremos ao Seu lado para sempre.

Conclusão: Jesus passou por crises, assim como todos nós. Porém Ele nos deixou grandes ensinamentos sobre como simplificar nossa vida e reações durante elas. Precisamos descobrir, em primeiro lugar, a origem da crise que estamos enfrentando e entender que nenhum problema, se ficar do lado de fora, poderá nos destruir. É necessário também tomar cuidado para não sairmos da mesa e de nos lembrarmos constantemente do nosso propósito e recompensa! Você deseja agir como Jesus? Se sim, vamos orar.

Desafio: Olhando para as posturas de Jesus diante das crises, quais posturas você ainda precisa tomar para ser simples na hora da crise? Anote-as em um caderno e ore por isso!

Fonte: https://www.cczoe.com.br/estudos-de-celula

Instale nosso aplicativo para melhor visualização e suporte offline. Shalom Comunidade Cristã