Corações Retos

CORAÇÕES RETOS

Você sabia que temas que envolvem o sobrenatural sempre chamaram a atenção das pessoas? Não é de hoje que o cinema produz filmes voltados a essa temática. Se você rapidamente olhar para os filmes produzidos nos últimos anos, vai perceber que todos os grandes sucessos estão ligados a isso, inclusive filmes infantis. Quantos super heróis já foram produzidos, quanta coisa já foi vendida por isso, quanto dinheiro essa indústria já produziu simplesmente investindo na curiosidade humana. O sobrenatural mexe com a imaginação, cria expectativas etc. Porém, também é verdade que há um lado ruim e complicado, no sobrenatural. Quando falamos sobre o sobrenatural, falamos sobre coisas que nem sempre tem explicação, nem sempre seguem a lógica e razão e, por isso, acabam fugindo do nosso controle.

TEXTOS: Atos 8:9-21

O que a Bíblia diz a respeito disso? No texto que lemos vimos a história de um homem que ganhava a vida com magia. Seu nome era Simão, um mágico que há muito tempo vinha chamando a atenção por realizar coisas fantásticas, sem explicação. Muitos estavam encantados os sinais que eram demonstrados. Apenas Simão sabia de onde vinha tudo o que ele realizava. Ele era envolvido com o sobrenatural, porém sua fonte não era o Senhor e, por isso, aquilo era muito ruim e muito mal, trazendo muitos prejuízos e dores para os envolvidos. Mas depois de um tempo, outro homem chamado Filipe surgiu em Samaria pregando o evangelho do Reino e falando sobre o nome de Jesus (v.12). Muitos creram em sua mensagem e foram batizados. O evangelho pregado por Filipe chamava muito a atenção, pois era acompanhado de muitos sinais (v.6-7). Por isso, havia grande alegria naquela cidade (v.8). O verdadeiro poder de Deus, manifesto em meio ao povo, havia mudado a atenção das pessoas para algo verdadeiro e extraordinário. O próprio Simão, um mágico, alguém envolvido com bruxaria, ocultismo e toda espécie de coisas que não agradavam a Deus, havia ouvido a Filipe e foi batizado (v.13). A mensagem pregada por Filipe, acompanhada dos sinais, mexeu demais com aquele homem, acostumado com uma vida de aparências, de ilusões, de engano e dissimulações. Em resumo, Simão era um enganador que estava perplexo em conhecer a verdade por meio da pregação de Filipe. Uma verdade que para ele era inquestionável, pois era uma testemunha ocular, e ainda era inexplicável, pois não havia compreendido todos os detalhes que iam acontecendo enquanto ele mesmo acompanha Filipe (v.13). Porém, lemos no mesmo texto que o fim da história de Simão não é bom. Simão havia caído no erro de achar que poderia “comprar” o poder de Deus, pois o que ele desejava eram os benefícios que tudo isso traria para sua vida. Em outras palavras, seu coração não era reto diante de Deus, pois não havia nenhuma disposição em usar o dom para glorificar a Deus. Antes, sua intenção era continuar lucrando, mesmo que o lucro fosse apenas aplausos e reconhecimento pessoal. Se quisermos viver uma vida abençoada e um ministério que glorifique a Deus precisaremos cuidar para que o nosso coração seja sempre reto diante de Deus. Para isso:

  1. SEJA COMPROMETIDO COM A VERDADE. A mensagem pregada por Filipe era a Palavra de Deus, pura e simples. O evangelho do Reino é um evangelho que confronta nos pecados e nos leva à um firme posicionamento diante de Deus e da vida. Muitos haviam deixado seus pecados e decidido andar por um novo e vivo caminho, por isso experimentaram tantas maravilhas. Você tem andado na verdade? A Bíblia é a Palavra de Deus que rege a sua vida? Qual o nível do seu compromisso com a Palavra? Precisamos amar a verdade, amar o Senhor, amar a Sua Palavra. E não há maneira mais simples e poderosa do que colocando em prática cada nova verdade revelada em ação!
  2. SEJA SIMPLES E CONSAGRADO. Filipe, assim como os demais evangelistas, apóstolos, mestres etc., era um homem consagrado ao Senhor. O objetivo de sua vida era anunciar o evangelho de Jesus Cristo a todos que o Senhor o enviasse. Eu e você também fomos chamados para anunciar as boas notícias de salvação. Comprometa-se em ser “boca de Deus” em sua geração. Seja alguém que anuncia boas notícias! Fomos chamados pelo próprio Jesus para pregarmos o evangelho a todos (Mc 16:15). Aproveite as oportunidades. aproveite cada chance, simples assim.
  3. DÊ TODA A GLÓRIA AO SENHOR. A igreja primitiva tinha um só coração e pensamento: viviam juntos, o Senhor acrescentava dia após dia novos convertidos e, juntos, glorificavam a Deus em tudo. Todos os sinais, maravilhas, prodígios, conversões, tudo de bom que acontecia era sempre motivo para adorar e engradecer o nome de Jesus. Você tem dado glória a Deus em tudo o que faz e em todas as bençãos que recebe? Lembre-se: o coração de Simão foi rejeitado, não seu exterior. Seu “homem interior”, ou seja, suas intenções mais íntimas foram vistas pelo Senhor e foram rejeitadas.

DESAFIO: Esse é um tempo oportuno para alinharmos nosso coração com o coração do Senhor. É tempo de deixar que Ele coloque cada coisa em seu lugar. Sonde seu coração, veja se há alguma intenção que precise de alinhamento. Apresente tudo isso em oração ao Senhor.

CONCLUSÃO: Um coração alinhado irá nos levar a viver de maneira intensa, poderosa e profunda com o Senhor. Não deixe pra depois o que você já deveria ter colocado em Deus. Comprometa-se em viver as verdades contidas na Palavra de Deus todos os dias; viva uma vida consagrada ao Senhor, experimentando a dinâmica e o fluir do Espírito; e sempre dê toda a glória ao Senhor. Ele é um Deus bom demais. Se é isso que você deseja, vamos orar.