Dom gratuito de Deus

Texto base: At 8:14-25

Quebra Gelo: Você sabe a definição de dom? Significa simplesmente um presente para ser usado.

Introdução: At:2:2-4 A chegada do Espírito Santo, após Jesus ser levado ao céu, se deu no dia de Pentecostes e se manifestou como um vento forte e barulhento, como línguas de fogo que pousou sobre cada um dos discípulos ali presentes e todos ficaram cheios do Espírito Santo.

At 4:29-31 A segunda manifestação do Espírito Santo sobre os discípulos encorajando-os a saírem anunciando a Palavra de Deus.

Eu e você temos buscado, através do Espírito Santo, coragem para levar o evangelho aos cativos e aos que choram?

Qual é a sua estratégia para ganhar vidas para o Senhor Jesus?

João 16:8 e 9:  Jesus diz que o Espírito Santo trabalharia para convencer as pessoas do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado de não crerem em Jesus. O que eu e você temos feito para ajudar?

Pedro e João foram enviados a Samaria para batizarem aquele povo com o Espírito Santo, pois já cria no Nome de Jesus Cristo. Essa foi a Terceira manifestação do Espírito Santo.

At 8:14-16 Quando recebemos a palavra de Deus em nosso coração, passamos a crer no Senhor Jesus Cristo. O batismo do Espírito Santo se manifesta depois de aceitarmos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Pedro e João foram até aquelas pessoas que tinham apenas sido batizadas em o Nome do Senhor Jesus e oraram para receberem o Espírito Santo.

At 8:17 Agora vimos a manifestação do Espírito Santo através de imposição de mãos.

At 8:18-24 A Bíblia diz que um certo Simão vendo que o Espírito era concedido por meio da imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro para ter esse poder. Pedro o repreendeu imediatamente – “Que o teu dinheiro siga contigo para tua perdição” – Pedro diz que o dom gratuito de Deus não aceita suborno e que precisamos de temor e um coração verdadeiro para as coisas de Deus.

Conclusão: Vimos que o Espírito Santo era concedido por meio da imposição das mãos dos apóstolos e que isso é um dom gratuito de Deus para testemunhar e proclamar a Palavra do Senhor.

O que estamos fazendo com esse dom gratuito de Deus?

Precisamos nos arrepender de tudo aquilo que não é honesto perante Deus, e orar, chorar e pedir perdão ao Senhor da maldade, da amargura do nosso coração. Que Deus nos livre dos atos que nos prendem ao pecado e nos encha do poder do Espírito Santo.

Iram Martins
Líder de Célula
Pr. Sérgio Silveira e Marites Léa