O valor da dracma perdida

Texto chave: Lc 15.8-10 – Parábola da Dracma perdida

Quebra-gelo: Você já perdeu algo valioso?

Essa parábola conta a história de uma mulher que tinha 10 moedas de prata e perdeu uma. Naquela época as mulheres casadas costumavam ter moedas valiosas pregadas na grinalda do vestido, que representavam parte do dote ou as economias dessas mulheres. Cada moeda correspondia ao salário de um dia trabalhado.

Para as mulheres essas moedas não tinham só um valor financeiro, mas era uma vergonha perdê-las e por isso o motivo de tanta alegria ao encontrá-las.

Essa parábola representa uma repreensão contra as críticas dos fariseus em relação a Jesus. Jesus se importava com todos, inclusive com os esquecidos e excluídos da sociedade. Uma pessoa é importante para Jesus.

Há uma festa no céu quando um pecador se arrepende. Temos vivido dias difíceis, a ansiedade, o medo e desânimo tem assolado muitos. As circunstâncias têm trazido apatia e esfriamento. Mas Jesus já nos alertava:

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:12

Quantos de nós já nos sentimos temerosos com o amanhã, por não saber o que há de vir. As notícias nos mostram que estamos em direção à volta de Jesus. E hoje, como você se identifica com essa parábola? 

  1. Você se vê como a dracma (moeda) perdida, o irmão querido, valioso e precioso que se afastou? Como o soldado que foi ferido na batalha?

Hoje tenho boas notícias para você! Jesus é a resposta para nós!

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. João 16:33

 Jesus já venceu por nós, Ele nunca foi pego de surpresa, Ele nos conhece e conhece as nossas fraquezas. Se você está triste, abatido e com pouca fé entregue tudo nas mãos daquele que pode te ajudar. Confie em Jesus! Dê um passo de fé, sacode a poeira, volte a orar, volte a ler a bíblia e jejuar, nós já temos a vitória em Jesus Cristo.

  • Mas se você se sente como essa mulher que encontrou a dracma perdida está no caminho certo.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.  Mateus 28:19,20 ACF

Jesus não diz nesse versículo VENHA de todas as nações, mas disse IDE, isso é uma ordenança para nós, ir, fazer discípulos e batizá-los até que Ele venha, não é só para fazer isso nos dias bons, ou até só quando a pandemia chegar ou se você ficar desempregado não precisa se preocupar, precisamos perseverar até o fim!!!

A nossa oração hoje é: Jesus eu estou preparado(a) para a sua volta?  

Você já fez essa pergunta para Jesus? Eu estou como a dracma perdida e preciso ser encontrado(a) ou eu sou como essa mulher que não descansa até encontrar o que perdeu?

Oração: Eu quero Jesus estar no lugar certo e no momento certo para ser usado(a) por Deus, nos direcione Jesus para fazermos parte dessa festa no céu, queremos ir e levarmos convidados para essa festa eterna. Queremos ir para o lugar onde não haverá mais dor, choro e tristeza. Queremos viver a alegria eterna com o Senhor.

Pra. Patrícia de Oliveira