Onde Está o Nosso Coração

Texto chave: Mateus 21:28-32

Quebra Gelo: Você já sentiu meio perdido diante de uma palavra dada a você que requeria uma resposta de imediato? Se lembra de alguma situação que tenha dado uma resposta apenas para se livrar da situação? (Permita que as pessoas respondam)

Introdução: Pense na importância que temos dado nesses dias sobre o cuidado que precisamos ter quanto a “onde está o nosso coração?”. Quando pensamos na nossa posição como cristão e a nas nossas atitudes, de fato nosso coração está nas coisas do Reino de Deus?

Para reflexão, vamos fazer a leitura de Mt 21:28-32 (distribuir o texto entre os presentes)

  1. Qual foi a resposta dada pelos filhos que nos mostra que ele teve uma atitude correta e fez a vontade do pai? Certamente aquele filho que inicialmente deu uma resposta negativa. Mateus 21.30. Qual foi o diferencial desse filho?
  2. O que Jesus quer nos ensinar com essa história? (Deixe algumas pessoas responderem). Existe um caminho para agradar a Deus, que certamente não passa pela religiosidade, mas pelo arrependimento genuíno. Esse foi o diferencial entre os dois filhos. Ler vs. 30 – No tempo de Jesus, os religiosos da época não entenderam isso, veja a declaração de Jesus no vs. 31 – “Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no Reino de Deus.”
  3. Por que vocês acham que Jesus disse isso? (V.32) – Vemos claramente Jesus condenado a atitude dos religiosos da sua época.
  4. Quem eram esses religiosos citados por Jesus? (Peça para algumas pessoas responderem). (fariseus: grupo de judeus religiosos, que se dedicavam a obedecer a toda a Lei de Deus e a interpretar corretamente as Escrituras. saduceus: elite religiosa de sacerdotes responsáveis por tudo no Templo com grande influência política, mas apesar de serem pessoas religiosas e respeitadas na época, não tiveram um olhar correto para Jesus Cristo e optaram em se unirem contra Ele.

Fazer leitura de Mt 23:27

  1. Será que nossas atitudes e nosso comportamento hoje têm se diferido do agir dos Fariseus e Saduceus?
  2. O que devemos aprender com os fariseus e saduceus para evitar seus erros?
  3. Esses dois grupos se afastaram de Deus e tinham prioridades erradas. Não tinham a humildade para aceitarem que podiam estar errados. Quando Jesus os repreendeu, em vez de se arrependerem, os dois grupos se uniram para o matar! (Mateus 21:45-46)
  4. As escolhas que fazemos tem total influência sobre como nossa vida será conduzida. Somos os escolhidos para trazer o avivamento para a igreja e pregar a palavra de Deus com amor a todos as pessoas da terra. E para isso precisamos estar conectados com Cristo.
  5. Na frutificação, os frutos da árvore são o produto do crescimento e amadurecimento da planta. Os frutos mostram se a árvore é boa ou ruim. Assim também é a nossa vida. Ela é refletida nos frutos que damos e colhemos. Uma vida de comunhão e crescimento com Deus nos leva a colher bênçãos espirituais.

Conclusão: Nosso tema para o esse ano: Tempo de Frutificação. E para isso acontecer precisamos estar com os nossos olhos voltados para Cristo e atentos ao que Ele tem para cada um de nós. Não podemos deixar com que as nossas vontades sejam maiores do que a VONTADE de Deus. Precisamos ter a humildade de entender que podemos estar errados com o foco no problema em vez na Solução, que é Jesus Cristo.

Orientação ao ministrante: Convide todos a renovarem a aliança ou mesmo fazer pela primeira vez com Jesus e fazer parte dessa frutificação.

Pablo Maruyama – Líder de Célula