Treinamento para o Evangelismo

TEMA: TREINAMENTO PARA EVANGELISMO

Visto que os incrédulos não vão à igreja, então nós os cristãos devemos ir até eles.

TEXTO PRINCIPAL: Cl 4:2-6

  • Pv 24:11 Somos usados para livrar os que estão sendo levados para a morte (pecado)
  • Ez 3:18 Somos responsabilizados se não avisarmos os incrédulos do seu mal caminho

Pergunte: Você tem evangelizado alguém nos últimos tempos? Como foi a sua experiência?

  1. DEFINIÇÃO DE EVANGELISMO: É a arte de compartilhar a salvação que recebemos e também o seu autor Jesus Cristo, com outra pessoa através de comunicação direta e indireta. Evangelismo, vem da palavra evangelho, cujas raízes são: a palavra grega “evangelho”, que significa boas novas – Is 52:7
  2. TIPOS DE EVANGELISMO:
  3. Evangelismo Pessoal: (Ex. Jesus e a samaritana – quebrando as barreiras do preconceito racial; Filipe e Eunuco – sinônimo de obreiro preparado para explicar a palavra de DEUS aos necessitados).
  4. Evangelismo em massa: (Ex. Jesus no sermão do monte; Pedro no Pentecostes. Paulo no Areópago, ensinando que filosofia não traz paz à alma e que só devemos adorar a um DEUS.)
  5. MEIOS DE EVANGELISMO: mídia, rádio, tv, redes sociais, visita, mas lembre-se: Agendar o horário da visita é muito importante para que haja uma programação. Não devendo as visitas serem de improviso.
  6. COMO DEVE SER FEITO O EVANGELISMO? Com profundo amor, com paciência e persistência, ouvindo a pessoa evangelizada, usando linguagem que as pessoas compreendam, fazendo perguntas sábias sobre a salvação, evitando assuntos polêmicos e discussões, evitando ficar irritado, mostrando o plano da salvação de modo simples, procurando responder todas as perguntas com apoio bíblico ou do seu pastor/líder (se não sabe sobre o assunto, não queira responder sem ter certeza, é melhor agendar outro dia para tirar as dúvidas da pessoa).
  7. Algumas coisas a serem ditas numa abordagem:

Primeiro: O homem é pecador (Rm 3:23)

  • Se distanciou de Deus (Ef 2:3)
    • Se tornou inimigo de Deus (Rm 5:8)
  • Se tornou filho da desobediência (Ef 2:2)
  • Explicar que o homem por natureza não procura a Deus:
  • Por quê? Porque não quer agradar e obedecer a Deus. A maioria das pessoas não procuram a Deus, a não ser nos momentos de dificuldades, ou de enfermidades. Quando tudo está bem não querem saber de Deus.
  • Muitos são até religiosos, mas areligiosidade não salva – Ez 33:31
  • As obras não salvam – Ef 2:8-9 / Tt 3:5

Segundo: Caso tenha liberdade você pode falar sobre o destino da humanidade sem Deus – Um dia o homem será julgado e o que ele fez irá contar para toda a eternidade. Se não aceitou a Cristo irá para o infernoAp 20:15

  • Fale para a pessoa a gravidade desse fato. Peça que ela mesma leia os versículos – Jo 8:44; / 1 Jo 3:8-10.
  • Diga que a Bíblia mesma é quem está declarando. Diga que todas as pessoas não são filhos de Deus, e que isso é uma mentira de satanás.
  • Fale para pessoa que o inferno é um lugar literal, verdadeiro, e de muito sofrimento. Leia Lucas 16:20-31 e explique esta passagem para a pessoa.

Terceiro: Leia Jo 3:16 Fale que Deus amou a humanidade que enviou Jesus para resgatar o mundo do pecado – leia Jo 14:6 e fale que Jesus é o único caminho para nos levar para o céu. Não é Buda, não é Maomé, não é Allan Kardec, não é Mahatma Gandhi (hindus), não é a religião, não é filosofias ou qualquer outra coisa, mas sim JESUS – Diga que nada pode salvar o homem. Somente Jesus Cristo – At 4:12 / 1 Tm 2:5

Pela graça sois salvos (Ef 2.8). Graça é o amor de Deus para conosco ainda que não o mereçamos – Graça é o amor imerecido – Jesus morreu em nosso lugar – Ele riscou nossos pecados – Cl 2:14-15

Pergunte para a pessoa o que ela acha sobre isso?

Para concluir: Diga que para ser salvo é necessário confessar a Cristo como salvador – Rm 10:9-10. Explique esta passagem.

Logo após a explicação pergunte a pessoa se ela quer entregar a vida para Jesus, ou seja, faça o apelo. Caso ela diga sim, faça uma oração pedindo a ela que repita a sua oração de entrega, depois convide-a para frequentar a igreja, mostre a ela a importância de frequentar uma igreja (Shalom) – Hb 10:25

Caso a pessoa mesmo depois de tudo explicado acima ela não queira entregar a vida ao Senhor, deixe uma boa impressão para voltar novamente em outra oportunidade. Deus abençoe!!!

Pr. Gilberto Ferreira