Usando a Nossa Boca Para Edificar

Quebra gelo: É fácil dominar nossa boca? Quem já levou tapa na boca?

Deus nosso Pai nos deu a fala como uma maneira incrível de expressarmos nossos pensamentos, sentimentos, vontades. Ele nos criou para abençoar, para gerar vida através da nossa boca, mas quantas vezes nossos lábios têm sido usados para ferir e destruir.                   

 A verdadeira conversão a Cristo transformará nossas palavras.

Texto base: Ef 4:25-32

Com relação à boca aprendemos nesse texto:

  1. A mentira deve ser totalmente abandonada. Agora falamos somente a verdade uns com os outros. v.25   Quem é o Pai de toda mentira?
  2.  Se nos irarmos não devemos pecar com nossa boca. v.26,27                                                 Dê sugestões de como controlar a ira…
  3. Não deve sair da nossa boca nenhuma palavra torpe (palavra indecente/infame), mas somente palavras que forem úteis e que edificam. v.29                                   Você concorda com a frase: “ É melhor ficar calado do que falar besteira”?
  4. Nossas palavras devem transmitir graça. v.29  O que seria isso?
  5. Quantas vezes nossas palavras entristecem o Espírito Santo! v. 30                         Que tipo de palavras alegram o Espírito Santo?
  6. Não podemos aceitar amargura, cólera (forte irritação que ofende o outro) no nosso coração pois logo isso sairá nas nossas palavras. v.31
  7. A gritaria e blasfêmias (insulto ao que deveria ser reverenciado) não podem sair da nossa boca! v.31                                                                                                                Tem diferença entre falar alto e gritar? Você gosta que as pessoas falem alto com você?
  8. A malícia  produzirá palavras de duplo sentido, inconvenientes, sujas e até palavrões. Ef 5:3,4
  9. Contendas, discussões inúteis e brigas não podem mais fazer parte da vida do filho de Deus.

 A palavra de Deus nos orienta a domar a língua. Tg 3:5-12

Dê sugestões de como domar a língua.

Como nossa boca pode ser útil a Deus? (Permita que todos participem)

Anunciar o evangelho de Jesus, Compartilhar bênçãos, Ensinar, Elogiar, Agradecer, Pedir perdão, Consolar, Orientar, aconselhar…

Decida hoje consagrar sua boca para edificar as pessoas ao seu redor e glorificar a Deus.

                                                                                                      Robin Renée Scates Dias